SóProvas


ID
202132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) estão entre os fármacos mais utilizados no mundo. Seus efeitos terapêuticos incluem
as ações anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas. A respeito desse grupo de medicamentos, julgue os itens a seguir.

Os efeitos indesejáveis provenientes do uso dos AINEs são devidos à inibição seletiva da COX-2.

Alternativas
Comentários
  • Os efeitos indesejáveis provenientes do uso dos AINEs são devidos à não seletividade de inibição da COX. Assim, quando inibem a COX-1, diminuem a produção e liberação efetiva de muco gastroprotetor, resultando nos efeitos adversos gástricos conhecidos.

  • Só para complementar o que o coelga acima disse, as prostaglandinas também inibem a liberação desenfreada de suco gástrico, diminuindo a concentração de prostaglandinas fará com que o organimso libere mais HCl no estômago causando úlceras e gastrites.
  • CONCLUSÃO

    Tendo em vista o crescente consumo de anti-inflamatórios, é válido salientar que a inibição seletiva da COX-2 surgiu a fim de se eliminarem os efeitos indesejáveis da inibição não seletiva da COX, como os eventos adversos gastrintestinais. Em contrapartida, a redução (e não a eliminação) dos efeitos colaterais gastrintestinais culminou com o aparecimento de eventos cardiovasculares. Considerando-se os prós e os contras de ambas as classes de inibidores da COX, as duas são opções válidas como fármacos anti-inflamatórios. No entanto, deve-se analisar cada caso, bem como a particularidade e a necessidade de cada paciente, almejando a correta indicação de cada classe dos inibidores da COX.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042012000500011