SóProvas


ID
202135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) estão entre os fármacos mais utilizados no mundo. Seus efeitos terapêuticos incluem
as ações anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas. A respeito desse grupo de medicamentos, julgue os itens a seguir.

Os ensaios de toxicidade auxiliam na identificação dos efeitos adversos dos AINES. Os efeitos agudos devem ser avaliados após poucas horas, quando for administrada uma única dose, ou após 24 h da última dose, quando forem administradas múltiplas doses.

Alternativas
Comentários
  • Efeitos Imediatos ou agudos são aqueles que aparecem imediatamente após uma exposição aguda, ou seja, exposição única ou que ocorre, no máximo, em 24 horas. Em geral são efeitos intensamente graves. Efeitos crônicos são aqueles resultantes de uma exposição crônica, ou seja, exposição a pequenas doses, durante vários meses ou anos. O efeito crônico pode advir de dois mecanismos: (a) Somatória ou Acúmulo do Agente Tóxico no Organismo: a velocidade de eliminação é menor que a de absorção, assim ao longo da exposição o AT vai sendo somado no organismo, até alcançar um nível tóxico.
    (b) Somatória de Efeitos:ocorre quando o dano causado é irreversível e, portanto, vai sendo aumentado a cada exposição, até atingir um nível detectável; ou, então, quando o dano é reversível, mas o tempo entre cada exposição é insuficiente para que o organismo se recupere totalmente.
    Efeitos retardadossão aqueles que só ocorrem após um período de latência, mesmo quando já não mais existe a exposição. Exemplo: efeitos carcinogênicos que têm uma latência a 20-30 anos.

    Fonte: www.farmacia.ufmg.br/lato/APTOXG2006.doc

     

  • Só complementando o citado acima vale ressaltar que, a questão está correta pois cita: "os ensaios de toxicidade AUXILIAM na identificação dos efeitos adversos".

    Estudos Toxicológicos sozinhos não definem a totalidade de efeitos adversos possíveis. Onde são avaliados, nos testes agudos, os potenciais e níveis de toxicidade (auxiliando na precaução de riscos, como por exemplo, de superdosagens ou envenenamentos) e, nos testes sub-crônicos e crônicos, os eventos cumulativos e potenciais de mutagenicidade. Outros efeitos adversos, como por exemplo as interações medicamentosas, ou eventos raros, na maioria das vezes não conseguem ser descobertos por testes toxicológicos, daí a importância dos estudos clínicos pré-aprovação do produto (fases I, II e III) e também do fase IV, intimamente ligado à Farmacovigilância.
  • Ainda estou em dúvida quanto ao gabarito, pois o enunciado fala em 24horas após a última dose, no caso de múltiplas doses.

    Sendo assim, o tempo de estudo não ultrapassaria 24 horas? Não seria o caso de efeito sub-agudo?
  • Toxicidade aguda: decorre de uma única dose ou doses múltiplas num curto período de tempo, 24 horas, objetivando verificar os efeitos adversos em um curto tempo, seguido de observação dos animais por 14 dias.

    A toxicidade pode ser manifestar de forma imediata após administração do xenobiótico com um única dose, mas pode se manifestar depois de várias doses em um período de 24 horas (curto tempo) e seguida de uma observação por 14 dias.

    Fonte: Fundamentos de Toxicologia 4 edição. Seizi Oga.