Gabarito: Letra E.
O controle dos níveis glicêmicos é muito importante para a prevenção de complicações imediatas do diabetes, como a hiperglicemia (nível de glicose no sangue alto) ou a hipoglicemia (nível de glicose no sangue baixo).Por isso, o uso correto da medicação, uma dieta bem estruturada e a prática de exercícios físicos são tão importantes.
Complementando
De acordo com o CAB nº 16 Diabetes Mellitus_Brasília - DF 2006.
Principais sintomas de diabetes
Os sintomas clássicos de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso (os “4 Ps”).
Poliúria- pode ser definida por débito urinário maior que 3L /dia em adultos e 2L /m2 em crianças.
Polidipsia-sede excessiva.
Polifagia-apetite acentuado.
Outros sintomas que levantam a suspeita clínica são: fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar, balanopostite e infecções de repetição.
Algumas vezes o diagnóstico é feito a partir de complicações crônicas como neuropatia, retinopatia ou doença cardiovascular aterosclerótica. Entretanto, como já mencionado, o diabetes é assintomático em proporção significativa dos casos, a suspeita clínica ocorrendo então a partir de fatores de risco para o diabetes.
Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos – com ou sem sintomas – para valores abaixo de 60 a 70 mg/dL. Geralmente essa queda leva a sintomas neuroglicopênicos (fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma, convulsão) e a manifestações de liberação do sistema simpático (sudorese, taquicardia, apreensão, tremor).
Cadernos de Atenção Básica, n. 16 Série A. Normas e Manuais Técnicos