SóProvas


ID
2030548
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Miraí - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“O advogado Marcello Lavenère participou em fevereiro de 2016 do programa Espaço Público, da TV Brasil onde afirmou que, apesar de o instituto ser o mesmo, as condições e circunstâncias do pedido de impeachment do mandato da presidente Dilma Rousseff é ‘absolutamente diferente’ daquele feito em 1992 contra Fernando Collor de Mello. Segundo ele, no processo desencadeado contra Collor não houve a participação de partidos políticos e, na época, não havia oposição ao governo. Em 1992, Lavenère era presidente do(a) ___________________________ e assinou o pedido junto com o então presidente do(a) ____________________________, Barbosa Lima Sobrinho.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Em 1992, Lavenère era presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e assinou o pedido junto com o então presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Barbosa Lima Sobrinho. O advogado participou ontem (16) do programa Espaço Público, da TV Brasil.

    Para ele, o processo de impeachment em tramitação na Câmara dos Deputados não deve impedir que a presidenta Dilma conclua o mandato. “Não vejo a menor possibilidade desse pedido prosperar. E é opinião recorrente no Senado, na Câmara e até mesmo daqueles que fizeram o pedido que ele não seja julgado. É preferível para eles que esse pedido fique lá sem ter solução, porque é uma espada pendurada sobre a cabeça da presidente”, disse.

    Já sobre as ações que tramitam na Justiça Eleitoral, que acusam a chapa de Dilma e do vice-presidente Michel Temer de abuso de poder econômico e de autoridade, Lavenère diz que elas também são inconsistentes para caçar os mandatos. “A opinião da maior parte dos advogados também é no sentido de que essas ações servirão muito para desgastar a presidente e para gerar um clima de insegurança”, disse.

    A atuação da imprensa brasileira também foi alvo de críticas pelo advogado. Segundo ele, em 1992, as primeiras notícias sobre o impeachment eram dadas com cautela e isso só mudou quando as pessoas começaram a ir para as ruas. Para Lavenère, o comportamento da mídia agora é “absolutamente partidarizado”. “Me preocupa muito o caminho que segue a democracia no Brasil tendo em vista essa exacerbação e esse julgamento sumário que a imprensa faz. E, dada a hegemonia, desses veículos, com propriedade cruzada e outras formas de concentração de mídia, nós estamos vivendo momentos muitos difíceis para democracia”, disse.

     

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-02/jurista-diz-que-processos-de-impeachment-de-collor-e-dilma-sao-diferentes

  • Nas estatiticas, muita gente respondeu letra A.

    vejam que o enunciado afirma "...no processo desencadeado contra Collor não houve a participação de partidos políticos e, na época, ..."

    só com essa afirmção já se elimina a alternativa a.

    gabarito correto D