Manuais de enfermagem
Os manuais, instrumentos integrantes do sistema de informação da organização, transmitem, por escrito, orientações aos elementos da equipe de enfermagem para o desenvolvimento das atividades.
A burocratização nas organizações de saúde é justificada pela complexidade nelas existentes.
As organizações pelo modelo burocrático determinam e impõem um conjunto de leis ou regras, definidas para todos, as quais têm o por objetivo o funcionamento organizacional com racionalidade e eficiência.
O manual, ou parte dele, torna-se necessário quando os membros da equipe de enfermagem começam a perder visão do conjunto, a desconhecer as atividades e finalidades do serviço de enfermagem e de outros setores, a ter dúvidas sobre procedimentos específicos, sobre a autoridade dos elementos e sobre a responsabilidade de cada um.
Conceito e importância dos manuais
Manual de enfermagem é o instrumento que reúne, de forma sistematizada, normas, rotinas, procedimentos e outras informações necessárias para a execução das ações de enfermagem.
Manual de normas, rotinas e procedimentos; manual de educação em serviço; manual do funcionário; manual de formulários etc.
Características dos manuais
O manual tem por finalidade esclarecer dúvidas e orientar a execução das ações de enfermagem, constituindo um instrumento de consulta.
Deve ser constantemente submetido à análise crítica, ser atualizado sempre que necessário.
Deve espelhar as diretrizes e normas da organização, e não determiná-las. Deve ser, portanto um elemento facilitador, e não bloqueador das...