SóProvas


ID
2030605
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No processo de complexificação da sociedade capitalista, um novo campo se coloca no horizonte da ciência: o homem e suas relações sociais. Isto porque o processo de consolidação do modo de produção capitalista, impulsionado pelo crescimento da industrialização, é acompanhado pelo aumento da miséria e de várias manifestações que abalam a ordem social necessária à hegemonia burguesa. Assim, um pensamento próprio à hegemonia burguesa, de cunho formal e abstrato, infiltra-se nas relações sociais entre indivíduos, instituições e organizações sociais, funcionando como mecanismo de produção e reprodução ideológica. No século XX, as bases desse pensamento formal se repõem em várias teorias sociais particulares (especialmente as disciplinas especializadas ligadas às ciências sociais), bem como nas diversas especializações profissionais, voltadas à intervenção social. Instala-se um paradigma de explicação e ordenação da realidade social, que toma os fenômenos sociais com um padrão de objetividade semelhante àquele empregado para os fenômenos naturais. Assinale, entre as alternativas a seguir, a que descreve de forma correta o pensamento destacado no contexto anterior.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra “D”.

     

    Artimanha do examinador, um textão para leitura como óbice, a fim de titubear o candidato desatento. Observe que no decorrer do texto, há uma sinalização, a seguir: “Assim, um pensamento próprio à hegemonia burguesa...”, do que se espera como a resposta correta.

    Trindade apud Santos (2016), o racionalismo próprio à hegemonia burguesa, de cunho formal e abstrato, infiltra-se nas relações sociais entre indivíduos, instituições e organizações sociais, funcionando como mecanismo de produção e reprodução ideológica”,

    Por sua vez, Santos analisa que o pensamento racionalista-moralizador, que vinha do desenvolvimento das Ciências Sociais, em especial a Sociologia, crescia no pensamento científico, direcionando a ação profissional e as atitudes sociais desse período; esse pensamento insere a razão técnica nas práticas de assistência, no conhecimento e na ação relativas as questões sobre relação social, buscando o que se podia chamar nesse contexto de “garantir eficiência à consecução de seus objetivos”, focalizando toda intervenção no indivíduo. As primeiras iniciativas de assistência no pioneirismo do Serviço Social utilizaram procedimentos (Campagnoli 1993) como o estudo das necessidades individuais, familiares e de localidades carentes; avaliação das solicitações de ajuda; triagem dos problemas constatados; concessão de ajuda material; aconselhamentos; utilização dos recursos institucionais para encaminhamentos e incentivo à inserção no mercado de trabalho.

     

  • O texto é longo, mas compensa ler. 

    Fragmentar a leitura pode prejudicar a comprensão do contexto, onde o examinador pode mudar o rumo do questionamento no fim do enunciado.