Resposta letra "D".
Acertei a assertiva, mas discordando com o que foi proposto como alternativa. Aqui mora o perigo. Busquei a fonte cujo embasamento feito pelo examinador, vide na íntegra, o que afirma Yazbek, 2009: a institucionalização e legitimação do Serviço Social como profissão, no Brasil, têm como fundamento processos de reprodução social da vida, e nestes, particularmente, as diversas manifestações da questão social, como a pobreza, a subalternidade e a exclusão social. A profissão resulta de circunstâncias históricas definidas e se consolida na medida em que se constituem no país as Políticas Sociais e seus (precários e insuficientes) padrões de Proteção Social.
Todo cuidado é pouco, enquanto não tivermos um parâmetro que regularize os concursos públicos, continuaremos fadados às mazelas das bancas examinadoras. A não indicação das referências bibliografias é uma delas. Usemos do bom-SENSO e de muita interpretação.
GABARITO LETRA D
A institucionalização da profissão de Serviço Social está atrelada ao desenvolvimento capitalista e ao processo de urbanização. No capitalismo monopolista, o Estado assume novas funções para além das respostas coercitivas as expressões da questão social, passando também a intervir nestas a partir das políticas sociais. Assim, pode-se afirmar que o Serviço Social se legitima enquanto profissão ao intervir diretamente nas expressões da questão social garantindo a reprodução social e a manutenção da ordem vigente. No Brasil, a profissão segue o caminho da profissionalização juntamente com a expansão do processo de urbanização e tem seu mercado de trabalho consolidado quando ocorre a efetivação das políticas sociais e o reconhecimento da proteção social. Sendo assim:
1- esta alternativa está correta, haja vista as políticas sociais são lócus por excelência de inserção do Serviço Social e contribuem para sua legitimação e justificação na ordem vigente.
2- esta alternativa está incorreta, haja vista as políticas empresariais não foram decisivas para a consolidação da profissão.
3- esta alternativa está incorreta, pois as políticas econômicas não se destacam na consolidação da profissão de Serviço Social.
4- esta alternativa está incorreta, pois na literatura referente a gênese e legitimação da profissão os padrões institucionais não são caracterizado como essenciais na consolidação do Serviço Social.
5- esta alternativa está correta, visto que os padrões de proteção social e seu reconhecimento no país garantem e expandem espaços ocupacionais para os assistentes sociais assim como possibilitam sua consolidação enquanto profissão inserida divisão social e técnica do trabalho. Afirma-se que a partir da Constituição Federal de 1988 tem-se um boom no mercado de trabalho para os assistentes sociais em virtude, por exemplo, da efetivação da seguridade social, da criação de serviços e benefícios sociais, etc. Portanto, o reconhecimento da proteção social no país possibilita o avanço da profissão e sua inserção, principalmente, na esfera estatal.
Comentário da professora do QConcursos.