SóProvas


ID
2031205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das funções arquivísticas de criação, aquisição, difusão e preservação de documentos, julgue o item que se segue.

A eliminação de documentos de arquivo ocorre na fase de difusão de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • Acho que nem a Vanessa entendeu o que ela quis passar.

  • GAB.: ERRADO

     

     

    A eliminação de documentos de arquivo ocorre na fase de DESTINAÇÃO de arquivos.

     

    P.U.D

     

    PRODUÇÃO

     

    UTILIZAÇÃO

     

    DESTINAÇÃO -> (ELIMINAÇÃO OU GUARDA PERMANENTE)

  • Acredito que quando a questão traz o termo DIFUSÁO, refere-se à fase PERMANENTE, onde os arquivos são abertos ao público, isto é, não há restrições quanto à possibilidade de pesquisa por terceiros. Sendo assim, sabemos que deverão ser arquivados definitivamente e que, portanto, não podem ser eliminados jamais.

     

    Gab.:ERRADO

     

    P.s.: Se houver erros, comuniquem-me.

  • Gab: Errado

     

    Pessoal quando a questão fala de difusão ela está se referindo aos arquivos permanentes.

    Esses arqvs são de acesso livre, possuem caráter informacional (entre outros), por isso fala-se em difusão, pois busca difundir a informação para a sociedade interessada.

     

    Vejam essa outra questão:

     

    Q602840

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: DPU

    Prova: Arquivista

     

    Ações culturais, educativas e de difusão são, originariamente, desenvolvidas nos arquivos correntes. (ERRADO) é no arqv permanente.

  • Errado 

    Resumo 

    O estudo trata da difusão em arquivos, abordando a característica de difusão como um ponto de ligação interdisciplinar entre os estudos de informação. Apresenta o conceito de difusão, sua aplicabilidade e a perspectiva no paradigma custodial, patrimonialista, historicista e tecnicista e no paradigma pós-custodial, informacional e científico. Tendo em conta como objeto de estudo a informação orgânica no contexto dos arquivos, lançamos a seguinte problemática: como pode ser ampliada à difusão da informação orgânica contida nos arquivos, levando em consideração as transformações na sociedade da informação e, consequentemente, do profissional da informação? Tem como objetivo contribuir para o estudo da difusão da informação orgânica contida nos arquivos a partir de uma abordagem interdisciplinar. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica na temática de difusão e sua relação com diversas disciplinas, principalmente com a Arquivologia e a Ciência da Informação. Conclui com um conjunto de estratégias que abrange a acessibilidade, transparência, marketing aplicado a unidades de informação, mediação, literacia informacional, estudo de usuários e comportamento informacional.

     

    http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/95

  • Organizando o que os colegas já falaram, dá pra perceber que essa questão possui erro em 2 caminhos. Não sei qual foi o que o examinador adotou exatamente.

    1) A gestão de documentos possui 3 fases: produção, utilização e avaliação.

    Não há que se falar em fase de difusão aqui.

    A eliminação ocorre na terceira fase, conforme ressalta Marilena Leite Paes:

    "Avaliação e destinação de documentos: talvez a mais complexa das três fases da gestão de documentos, se desenvolve mediante a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objetos de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição."

    2) A difusão cultural ocorre na fase permanente. Nessa fase, não há que se falar em eliminação.

    Segundo Bellotto, a difusão basicamente é a atividade relacionada aos arquivos que "melhor pode desenhar seus contornos sociais, dando-lhes projeção na comunidade, trazendo-lhe a necessária dimensão popular e cultural."

  • Gab: ERRADO

    A eliminação de documentos de arquivo ocorre na fase de DESTINAÇÃO de arquivos.

    Destinação: destino que deve ser dado ao documento após cessarem todos os seus prazos de guarda. Somente pode ser dois: recolhimento (para o arquivo permanente) ou eliminação.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Resolução: a eliminação de documentos ocorre na fase de avaliação das funções e na fase de destinação do programa de gestão de documentos.

    Resposta: errada

  • a eliminação de documentos ocorre na fase de avaliação das funções e na fase de destinação do programa de gestão de documentos.

    Questão Errada

  • Gab: ERRADO

    Segundo Rousseau e Couture (1998), as sete funções arquivísticas são: Produção, Avaliação, Aquisição, Conservação, Classificação, Descrição e Difusão.

    Então, pensando por esse lado e pelo conceito estrito de "difusão" (estado que se espalha por múltiplas direções), notamos que quem possui essa função, de fornecer informação, é o nível secundário, isto é, o permanente. Logo, se se refere à fase PERMANENTE, NÃO há que se falar em eliminação. Portanto, gabarito errado.

    • Permanente = valor secundário = informativo = cultural = probatório = histórico = DIFUSO.

    --------

    OBS: vendo meu resumo de arquivologia. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!

  • GABARITO ERRADO.

    A eliminação de documentos de arquivo ocorre na fase de avaliação de arquivos.

    A eliminação só pode ser feita após a avaliação de documentos, com a tabela de temporalidade.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.