SóProvas


ID
2031727
Banca
IBFC
Órgão
COMLURB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A ergonomia pode ser classificada em três aspectos distintos, de acordo com a ocasião em que a intervenção ergonômica ocorre, sendo classificada em: ergonomia de concepção, correção e conscientização. Dessa forma, analise as afirmativas listadas abaixo e assinale a alternativa que relaciona corretamente as classificações ergonômicas aos seus significados.

A. Ergonomia de concepção.

B. Ergonomia de conscientização.

C. Ergonomia de correção.

I. Ocorre em situações reais existentes, efetuando ajustes para a melhoria dos postos de trabalho, procurando resolver problemas que se refletem na segurança, na fadiga excessiva, em doenças de caráter ocupacional, dentre outros.

II. Procura incentivar e capacitar os trabalhadores em relação às técnicas de ergonomia.

III. Ocorre na fase da construção do projeto de trabalho baseada nas normas de ergonomia.

Alternativas
Comentários
  • Ergonomia Fisica: diz respeito às caracteristicas Humanas anatómicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas que se relacionam com a actividade fisica.

    Ergonomia Cognitiva: diz respeito aos processos mentais, como a percepção, memória, que afectam as interacções entre Humanos e outros elementos de um sistema.  

    Ergonomia Organizacional, ou macroergonomia, relacionado com a optimização dos sistemas socio-técnicos, estrutura organizacional, politicas e processos.

     - Ergonomia de correção: atua de maneira restrita e parcial, modificando elementos como iluminação, ruídos, dimensões e temperatura;

    Ergonomia de concepção: interfere no projeto do ambiente, promovendo uma melhor organização do trabalho, dos sistemas de produção, uso correto dos equipamentos e melhor postura dos funcionários;

    Ergonomia de conscientização: envolve a realização de palestras, treinamentos e cursos responsáveis por educar colaboradores sobre os hábitos e métodos de trabalho que podem ser prejudiciais à saúde — como má postura, uso inadequado de equipamentos e trabalho em excesso;

    Ergonomia participativa: visa a criação de um Comitê Interno de Ergonomia (CIE), que trabalha em prol da conscientização e viabilização de um projeto ergonomicamente correto e saudável.