SóProvas


ID
203239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGM - RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Com relação ao direito civil, julgue os itens que se seguem.

Segundo a jurisprudência sumulada do Supremo Tribunal Federal (STF), a empresa locadora de veículo não responde, nem civil nem solidariamente com o locatário, pelos danos por este causados a terceiro, no uso do carro locado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Eis a jurisprudência do STF a que a questão se refere:

    Súmula 492: A empresa locadora de veículos responde, civil e solidariamente com o locatário, pelos danos por este causados a terceiros, no uso do carro locado.

  • STJ - RECURSO ESPECIAL REsp 284536 PR 2000/0109693-1 (STJ)

    Data de publicação: 22/10/2001

    Ementa: RESPONSABILIDADE CIVIL. LOCADORA DE VEÍCULO. ACIDENTE DE TRÂNSITO. VERBETE N.492 DA SÚMULA/STF. PRECEDENTES. "A empresalocadora de veículos responde civil e solidariamente com o locatário, pelos danos por este causados a terceiro, no uso do carro locado." Recurso especial conhecido e provido.

  • Como pontuado por Fernanda, o fundamento da questão se encontra na Súmula 492: A empresa locadora de veículos responde, civil e solidariamente com o locatário, pelos danos por este causados a terceiros, no uso do carro locado.

     

    Segundo o professor Marcio Cavalcante, "Apesar de ter sido editado em 1969, o enunciado se encontra de acordo com a teoria do risco adotada no parágrafo único do art. 927 CC." Confira o artigo:

     

    Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

     

    Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

     

    L u m u s

  • Gabarito:"Errado"

    STF,Súmula 492: A empresa locadora de veículos responde, civil e solidariamente com o locatário, pelos danos por este causados a terceiros, no uso do carro locado.