-
ERRADO.
Administração Pública (de forma lenta, gradual e contínua).
No meio público o conceito de “foco no cidadão” é mais apropriado do que “foco no cliente”, visto que, na Administração Pública, os princípios constitucionais como a eficiência devem primeiro atender aos valores democráticos (normas legais, lealdade, imparcialidade, equidade, justiça) – além disso, a atuação do ente público não se restringe aos seus clientes, mas abrange todos os cidadãos da comunidade. O sentido democrático apregoa maior participação do cidadão no meio público; orienta a atuação do Estado para o atendimento dos usuários; e proporciona mais transparência nas decisões, ações e relações do Estado com o cidadão e com a sociedade.
Para Geoff Dinsdale e Brian Marson (2000), cidadão é o “membro de uma comunidade (em âmbito nacional, estadual e local), possui certos direitos e está limitado por certos deveres e obrigações”. Já o termo usuário (cliente) é diferente, pois “um usuário não precisa ser um cidadão, mas, por necessidade, é um receptor direto de um serviço”.
De acordo com Marcelo Coutinho (2000), as principais críticas para o termo “cliente” são distância entre governo e cliente: o termo cliente tira o cidadão da posição de titular da coisa pública; o Governo torna-se um instrumento de consumo e perde-se o sentido de comunidade que a coisa pública propicia; a relação Governo e sociedade fica atenuada: os clientes têm diferentes opiniões; lutam pelo atendimento de demandas específicas; têm papéis diferentes – e o Governo, seus órgãos e entidades têm muitos clientes (não é possível atender adequadamente aos muitos clientes com interesses mutantes). O termo cidadão pressupõe, no mínimo, equidade de tratamento; clientes podem escolher: na atividade privada os clientes escolhem os serviços entre diversos prestadores, e quando não estão satisfeitos escolhem outro prestador – o que não é possível no meio público. Acrecente-se que o cliente deseja sempre níveis mais altos de serviço aliados a custos menores, enquanto o cidadão pode aceitar que recursos para melhoria de serviços sejam utilizados em questões mais urgentes/necessárias. Além disso, clientes se limitam a procurar novos prestadores/fornecedores para suas necessidades, enquanto que o cidadão tem, geralmente, poder de voto, e com ele pode influir no futuro da nação
-
GABARITO: ERRADO
"A visão de qualidade do MEGP é voltada para a excelência em critérios estabelecidos com base nos mais importantes prêmios internacionais de qualidade. Não se trata, portanto, da comparação do desempenho em relação ao mercado e busca de oportunidades de aprimoramento desta forma.
GABARITO: Errado."
Fonte: (Estratégia concursos - Prof. Carlos Xavier) https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-tcepa-cargo-3-administracao/
-
A compreensão de que um dos maiores desafios do setor público brasileiro é de natureza gerencial fez com que se buscasse um modelo de excelência em gestão focado em resultados e orientado para o cidadão para guiar as organizações públicas em busca de transformação gerencial rumo à excelência e, ao mesmo tempo, permitir avaliações comparativas de desempenho entre organizações públicas brasileiras e estrangeiras e mesmo com empresas e demais organizações do setor privado.
http://www.planejamento.gov.br/servicos/faq/gestao-publica/gestao-publica-referenciais-de-excelencia-modelos/o-que-e-o-modelo-de-excelencia-em-gestao-publica
É muito mais amplo do que "avaliar o seu desempenho em relação ao mercado".
O foco é nos resultados e orientado para o cidadão. E a avaliação da gestão é feita com organizações estrangeiras, com empresas, e organizações privadas.
-
Cara, me de medo as explicações dos professores Rodrigo Rennó e Carlos Xavier...vazias e vai conforme a música..ou seja: Dê-me o gabarito que lhe darei a explicação!
-
ERRADO!
A gestão da Qualidade nas organizações não dá destaque ao SEU DESEMPENHO EM RELAÇÃO AO MERCADO e sim em atender ás necessidades dos clientes primordialmente.
Gestão da Qualidade=FOCO NOS CLIENTES
-
Fabio Solto, achei que apenas eu tinha essa impressao, vc tem que ver as explicações em gestão de pessoas, totalmente vagas.
-
Os critérios de excelência do prêmio nacional da qualidade utilizados para avaliação e premiação dos entes públicos são: liderança; estratégias e planos, cidadãos; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos; e resultados.
Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo.
-
Ao adotar a MEG, a organização alinha seus recursos, identifica os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, a primora a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações, além de se preparar para que os seus objetivos estrategicos sejam atingidos.
A MEG é um modelo de referência e aprendizado e pode ser utilizadapor qualquer tipo e porte de empresa.
> Sistêmico
> Não é prescritivo
> Adaptável a qualquer oganização.
-
GABARITO: ERRADO
De acordo com o modelo de excelência em gestão pública, a avaliação da gestão de uma organização dá destaque ao seu desempenho em relação ao mercado e visa identificar oportunidades de aprimoramento dos processos considerados excelentes.
O referido modelo (Modelo de Excelência em Gestão Pública) é representado por um sistema gerencial composto por oito partes integradas que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão, objetivando levar às organizações públicas brasileiras padrões elevados de desempenho e de excelência em gestão, além de permitir avaliações comparativas de desempenho entre organizações públicas brasileiras e estrangeiras e demais organizações do setor privado.
(Estratégia concursos - Prof. Carlos Xavier)
-
Resumindo : O MEG é focado em resultados e voltado para o cidadão.
-
-
Rumo à excelencia, e não modificar o processo com excelencia
-
"visa identificar oportunidades de aprimoramento dos processos excelentes."
Se já é excelente não vai ser o foco de melhoria.
O foco vai ser a busca de transformação rumo à excelência, ou seja, irá aprimorar o que ainda não está excelente.
-
Boa explicação professora!
-
Questão ->
"De acordo com o modelo de excelência em gestão pública, a avaliação da gestão de uma organização dá destaque ao seu desempenho em relação ao mercado e visa identificar oportunidades de aprimoramento dos processos considerados excelentes.
Gabarito: Errado.
Fonte: Modelo de Excelência em Gestão Pública - 2014 (GESPública) - 2. O Modelo de Excelência em Gestão Pública - PG 10:
"A administração pública tem como destinatários de suas ações cidadãos, sociedade e partes
interessadas, demandantes da produção do bem comum e do desenvolvimento sustentável.
A iniciativa privada tem como destinatários de suas ações os “clientes” atuais e os potenciais.
O conceito de partes interessadas no âmbito da administração pública é ampliado em
relação ao utilizado pela iniciativa privada, pois as decisões públicas devem considerar não
apenas os interesses dos grupos mais diretamente afetados, mas, também, o valor final
agregado para a sociedade.
Portanto, na Gespública, se dá destaque ao valor final agregado para a sociedade, e não apenas ao desempenho de mercado.
-
O MODELO DE GESTÃO PÚBLICA ESTÁ VOLTADO PARA A SOCIEDADE E PARA A COMPETITIVIDADE DO PAÍS, E NÃO PARA O AMBIENTE COMPETITIVO DO MERCADO.
OBJETIVOS:
- MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS (Finalidade ligada ao interesse público, da sociedade).
- AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DO PAÍS (Poder concorrer com outros países oferecendo e melhorando a imagem a nível internacional).
GABARITO ERRADO
-
Prezado professor, ajudaria mais se colocasse o gabarito ao invés de colocar um link de aula de outro professor que não explica nada!
-
De acordo com o modelo de excelência em gestão pública, a avaliação da gestão de uma organização dá destaque ao seu desempenho em relação ao mercado¹ e visa identificar oportunidades de aprimoramento dos processos considerados excelentes.²
________________________________________
¹ Sim ! Está correto! A avaliação da gestão dá destaque ao desempenho em relação ao mercado,significando aqui competitividade.O examinador não disse que é o foco, mas que 'acontece'.Afirma Custódio (2008) , que o modelo de excelência ''tem tido uma alta aceitação de empresas e governos na busca de melhoria da competitividade e da produtividade.''
² Segundo a GESPÚBLICA,'' [...] quando a avaliação da gestão é sistematizada [...] ,a avaliação permite identificar os pontos fortes (pontos de destaque no mercado)*e os aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação ao referencial comparativo e que devem ser melhorados.''
Logo, é o aprimoramento dos aspectos menos desenvolvidos, não dos processos excelentes.
*Grifo meu
Fontes: Modelo de excelência em gestão pública no governo brasileiro: importância e aplicação, André Ribeiro Ferreira (2009).
-
ERRADO
Existem dois erros na sentença, e trago ambas as respostas baseadas na obra do aqui criticado professor Rennó
De acordo com o modelo de excelência em gestão pública, a avaliação da gestão de uma organização dá destaque ao seu desempenho em relação ao mercado (ERRO 1) e visa identificar oportunidades de aprimoramento dos processos considerados excelentes (ERRO 2)
1) Segundo o professor Rennó (2013), são critérios do MEG: "a liderança, as estratégias e os planos, os clientes, a sociedade, as informações e o conhecimento, as pessoas, os processos e os resultados". Percebam que não há "mercado" nesse rol. A moderna gestão estratégica entende que existem fatores mais diretamente ligados ao desempenho da organização que fatores financeiros mercadológicos
2) Segundo a mesma fonte, o MEG "está baseado em um conjunto de princípios e elenca diversos critérios e requisitos necessários à excelência". Perceba que o modelo foca o alcance à excelência, e não os processos excelentes. Claro: processos excelentes são justamente aqueles que não carecem de ser aprimorados
-
De acordo com o modelo de excelência em gestão pública, a avaliação da gestão de uma organização dá destaque ao seu desempenho em relação ao indicadores de eficiencia, eficácia, efetividade,execução, excelencia e economicidade e visa identificar oportunidades de aprimoramento dos processos considerados finalísticos.
-
O MODELO DE GESTÃO PÚBLICA ESTÁ VOLTADO PARA A SOCIEDADE E PARA A COMPETITIVIDADE DO PAÍS, E NÃO PARA O AMBIENTE COMPETITIVO DO MERCADO.
OBJETIVOS:
- MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS (Finalidade ligada ao interesse público, da sociedade).
- AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DO PAÍS (Poder concorrer com outros países oferecendo e melhorando a imagem a nível internacional).
O MEG "está baseado em um conjunto de princípios e elenca diversos critérios e requisitos necessários à excelência". Perceba que o modelo foca o alcance à excelência, e não os processos excelentes. Claro: processos excelentes são justamente aqueles que não carecem de ser aprimorados
-
Desempenho em relação ao mercado? SÓ QUE NÃO!
-
MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA 2014
Fundamentos Constitucionais
Legalidade
Princípio da Separação entre os Poderes
.Orientação fundamental à consecução dos objetivos da República - CONGA não ERRA na PROVA
Princípio da centralidade dos direitos individuais e sociais
Princípio da descentralização federativa
Princípio da participação social na governança das instituições
Funcionamento em rede. Parceria com a sociedade civil
Os princípios da administração pública - LIMPE
Fundamentos da Gestão Pública Contemporânea
Pensamento Sistêmico
Aprendizado Organizacional
Cultura da Inovação
Liderança e Constância de Propósitos
Orientação por processos e informações
Visão de Futuro
Geração de Valor
Comprometimento com as pessoas
Foco no Cidadão e na Sociedade
Desenvolvimento de Parcerias
Gestão Participativa
BLOCO 1 - GOVERNANÇA, ESTRATÉGIA E PLANOS, PÚBLICO-ALVO, INTERESSE PÚBLICO E CIDADANIA
BLOCO 2 - PESSOAS e PROCESSOS
BLOCO 3 - RESULTADOS
BLOCO 4 - INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Atributos – são as necessidades dos cidadãos-usuários traduzidas em um conjunto de características a serem agregadas ao produto ou serviço em cada processo interno da organização de forma a garantir a satisfação total dos mesmos.
Eficiência – envolve a comparação das necessidades de atuação com as diretrizes e os objetivos propostos e com o instrumental disponibilizado. É alcançada por meio de procedimentos adotados no desenvolvimento de uma ação ou na resolução de um problema e tem em perspectiva o objeto focalizado e os objetivos e finalidades a serem atingidos
Governança – é a capacidade e as condições internas ao governo, para exercício de suas competências e alcance de seus objetivos. Diz respeito aos recursos técnicos, tecnológicos, de infraestrutura, de pessoal, dentre outros de que dispõe as estruturas governamentais para formular, planejar e implantar as políticas públicas, assim como acompanhar, avaliar e fiscalizar a sua execução e resultados objetivos
-
comentando para salvar a questão. desculpe-me os colegas.
força, foco e fé na Luz, pois ela iluminará nossos caminhos e nos mostrará a vitória.
-
O desafio da melhoria da gestão pública é um assunto que compete a todas as partes interessadas, principalmente seu principal cliente: o cidadão.
-
"Avaliar a gestão de uma organização significa, portanto, verificar o grau de aderência das suas práticas de gestão em relação ao referencial de excelência preconizado pelo GESPÚBLICA( Os 8 critérios de excelencia são- liderança, estratégias, cliente, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados). A avaliação permite identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, que podem ser consideradas como aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação ao modelo e que, portanto, devem ser objeto das ações de aperfeiçoamento. O processo de avaliação é complementado por um plano de melhorias da gestão, formulado a partir das oportunidades de melhorias identificadas."
http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/gagp-250_pontos_novo.pdf
-
cansei, queria que um trovão caísse em mim e eu virasse o einstein.
Primeira coisa que eu iria criar seria uma banca para acabar com o reinado da cespelandia e cortar o mal dela pela raiz.
-
buhahahahahaha
buhaahahahah
...
entao, de volta para a realidade...
-
MEGP - MODELO DE EXCELENCIA DA GESTÃO PUBLICA (GESPUBLICA) - Foco no cidadão e na sociedade
FNQ (FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE) - Conhecimento sobre cliente e o marcado
-
O MEGP é um modelo de excelência em gestão focado em resultados e orientado para o cidadão.
Além disso, busca-se a excelência na gestão, e não o aprimoramento dos processos considerados excelentes.
-
Gab: Errado
De acordo com o modelo de excelência em gestão pública, a avaliação da gestão de uma organização dá destaque ao seu desempenho em relação ao mercado e visa identificar oportunidades de aprimoramento dos processos considerados excelentes.
Corrigindo:
O modelo de excelência em gestão pública é orientada para o cidadão e guia as organizações públicas em busca de transformação gerencial rumo à excelência e, ao mesmo tempo, permitir avaliações comparativas de desempenho entre organizações públicas brasileiras e estrangeiras e mesmo com empresas e demais organizações do setor privado.
-
Se estamos a tratar de gestão pública, porque iríamos evidenciar o desempenho em relação ao mercado? Quando tratamos da excelência gerencial na Administração Pública, significa dizer que a qualidade tem que estar orientada para o cidadão, e desenvolver-se dentro do espaço constitucional demarcado pelos princípios da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência. Ou seja, nada de "desempenho em relação ao mercado".
Enquanto as organizações do mercado são conduzidas pela autonomia da vontade privada, as organizações públicas são regidas pela supremacia do interesse público e pela obrigação da continuidade da prestação do serviço público.
-
A meu ver, o erro da questão, na verdade, está em dois pontos:
I - enquanto a FNQ e MEG foram criados pensando no setor privado e realmente têm como foco o mercado e o desempenho das empresas em relação a esse mercado, o MEGP tem foco o atendimento das necessidades dos cidadãos;
II - Claro que deve haver melhoria constante em processos que estejam funcionando de forma excelente, porém esse não deve ser o foco, e sim os processos que estão realmente precisando de melhorias e provavelmente estão comprometendo e atrapalhando o atingimento dessas necessidades citadas no item I
-
De acordo com o modelo de excelência em gestão pública, a avaliação da gestão de uma organização dá destaque ao seu desempenho em relação ao mercado e visa identificar oportunidades de aprimoramento dos processos considerados excelentes.
O serviço excelente deve ser mantido, sofrer manutenção enão aprimoramento.
Paludo.