-
Gabarito dado pela banca D. Questão chata, porque foge dos conceitos doutrinário de Estoque de Segurança.
-
III - Estoque Sazonal ou Antecipado
Estoque determinado com antecedência para cobrir uma demanda que foi prevista para o futuro, um pico ou quando a demanda e a capacidade de produção estiverem em desequilíbrio.
Estoque de proteção
O estoque de proteção, também conhecido como estoque isolador, tem como objetivo compensar as incertezas envolvidas na demanda e no fornecimento. Exemplo, um supermercado não consegue prever com precisão o que, o quanto e quando seus consumidores pedirão. O supermercado pode ter uma ideia da demanda provável, mas dificilmente terá noção exata dessa demanda. Para lhe dar com essa incerteza, ele sempre irá fazer pedidos a seus fornecedores de modo que sempre haja um volume mínimo de itens no estoque. Esse estoque mínimo (estoque de proteção) existe para compensar possíveis altas na demanda acima do esperado e maior que o tempo de ressuprimento, também conhecido como tempo de reabastecimento. Além disso, ele compensa incertezas no fornecimento. Por exemplo, caso um fornecedor atrase a entrega, as operações continuam, visto que o estoque é utilizado enquanto as mercadorias não chegam.
Estoque de ciclo
O estoque de ciclo ocorre principalmente nas empresas que operam com vários produtos, ou porque as operações possuem múltiplos estágios. Considere que uma empresa fabrique os produtos A, B, C e D. Ela não pode fabricar os quatro simultaneamente, mas comercializa os quatro simultaneamente. Portanto, deve programar sua produção de maneira a produzir os quatro tipos de produtos numa quantidade tal que supra completamente a demanda. Ela fabrica 100 unidades de cada produto em 1 hora, mas não pode fabricar todos eles ao mesmo tempo, é necessário fabricar um de cada vez. Entretanto, ela vende 25 unidades de cada produto por hora.
-
Estoque de antecipação
Estoque de antecipação é aquele que a empresa forma quando antecipa sua produção para atender a uma demanda futura esperada. Isso ocorre principalmente em situação de demanda sazonal. Por exemplo, antes do inverno as empresas produzem mais agasalhos (formam estoques de antecipação) para atender a maior demanda futura. Antes da Páscoa, as fábricas de chocolate aumentam as contratações de funcionários e a produção de chocolate, gerando um elevado estoque de antecipação, para atender a demanda futura de chocolates. O estoque de antecipação também pode ser usado em situações em que o fornecimento é inconstante, como no setor alimentício.
Estoque de canal
Estoque de canal é aquele que se encontra no canal de distribuição. Em outras palavras, é o estoque em trânsito. Os estoques de materiais não podem ser transportados instantaneamente de um ponto a outro. Exemplo, um fabricante de autopeças envia seus produtos para o distribuidor regional, que por sua vez, envia os materiais ao distribuidor local, que por vez, envia os materiais para a concessionária. Esse estoque que ficou no distribuidor regional, depois no distribuidor local é chamado de estoque de canal. Simplificadamente, podemos dizer que o estoque que está entre o fornecedor (fabricante) e varejista é o estoque de canal. O estoque de canal é aquele que está nos caminhões de transporte, nos correios, nas locomotivas, nos aviões, etc. antes de estar disponível para o cliente.
-
Opção I e II corretas, gabarito letra "D" : há apenas duas afirmativas corretas.
-
Estoque de proteção
O estoque de proteção, também conhecido como estoque isolador, tem como objetivo compensar as incertezas envolvidas na demanda e no fornecimento. Exemplo, um supermercado não consegue prever com precisão o que, o quanto e quando seus consumidores pedirão. O supermercado pode ter uma ideia da demanda provável, mas dificilmente terá noção exata dessa demanda. Para lhe dar com essa incerteza, ele sempre irá fazer pedidos a seus fornecedores de modo que sempre haja um volume mínimo de itens no estoque. Esse estoque mínimo (estoque de proteção) existe para compensar possíveis altas na demanda acima do esperado e maior que o tempo de ressuprimento, também conhecido como tempo de reabastecimento. Além disso, ele compensa incertezas no fornecimento. Por exemplo, caso um fornecedor atrase a entrega, as operações continuam, visto que o estoque é utilizado enquanto as mercadorias não chegam.
https://www.portaleducacao.com.br/cotidiano/artigos/53270/tipos-de-estoqueplanejamento-e-controle-de-estoques
alternativas corretas: I e II
-
Gab D.
I- Estoque de Proteção
II- Estoque de Proteção
III- Estoque de Antecipação
Achei esse resumo onde se encontra sete tipos de Estoques:
- Estoque Consignado: estoques em posse de clientes, distribuidores, entre outros, cuja propriedade continua sendo do fabricante por acordo entre eles;
- Estoque de Antecipação: O estoque de antecipação ocorre quando as organizações se programam para aumentar a produção antes de um período em que as vendas tendem a aumentar. Nos meses antecedentes a Páscoa, por exemplo, os fabricantes de chocolate contratam mais mão de obra e fabricam muito mais mercadoria do que no restante do ano. Esse produto estocado para uma época específica é o que chamamos de estoque de antecipação.
- Estoque de Contingência: É o estoque mantido para cobrir potenciais situações de falha extraordinária no sistema.
- Estoque de Proteção: O estoque de proteção, também conhecido como estoque isolador, tem como objetivo compensar as incertezas envolvidas na demanda e no fornecimento. Exemplo, um supermercado não consegue prever com precisão o que, o quanto e quando seus consumidores pedirão. O supermercado pode ter uma ideia da demanda provável, mas dificilmente terá noção exata dessa demanda. Para lhe dar com essa incerteza, ele sempre irá fazer pedidos a seus fornecedores de modo que sempre haja um volume mínimo de itens no estoque. Esse estoque mínimo (estoque de proteção) existe para compensar possíveis altas na demanda acima do esperado e maior que o tempo de ressuprimento, também conhecido como tempo de reabastecimento. Além disso, ele compensa incertezas no fornecimento. Por exemplo, caso um fornecedor atrase a entrega, as operações continuam, visto que o estoque é utilizado enquanto as mercadorias não chegam.
- Estoque de Segurança: Este estoque tem o objetivo de garantir a entrega e o suprimento em casos inesperados de grande demanda ou por precaução, caso um determinado lote seja reprovado em um controle de qualidade, por exemplo.
- Estoque em Trânsito: refere-se aos produtos que estão no caminho, em vias de entrega pelas transportadoras. Diz respeito ao tempo em que as mercadorias permanecem nos veículos de transporte.
-Estoque Regulador: é normalmente utilizado em empresas com várias unidades/filiais, onde uma das unidades tem um estoque maior para suprir possíveis faltas em outras unidades;
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=bMclfKVVk-M
Obs.: Ainda ficaram faltando o Estoque de ciclo e o estoque de canal. Podem ser encontrados neste artigo: https://www.portaleducacao.com.br/cotidiano/artigos/53270/tipos-de-estoqueplanejamento-e-controle-de-estoques
-
esse estoque de PROTEÇÃO seria estoque de SEGURANÇA????????????
-
Estoque de proteção
O estoque de proteção é o mais conhecido nas empresas. O principal objetivo desse estoque é prevenir problemas relacionados à falta de um determinado item que deve ser disponibilizado para venda aos consumidores.
Estoque de ciclo
Se o estoque de proteção é muito comum em estabelecimentos comerciais que lidam diretamente com o consumidor final, como lojas de artigos diversos e supermercados, o estoque de ciclo é mais comum em indústrias que fabricam produtos.
Isso acontece porque o estoque de ciclo é aquele em que os itens estocados circulam dentro da própria empresa.
Estoque de antecipação
Esse tipo de estoque é aquele em que uma empresa se antecipa a uma grande demanda. É muito comum que o estoque de antecipação seja colocado em prática em épocas que antecedem datas comemorativas como o Natal, a Páscoa, o Dia das Mães, entre outros.
Estoque de canal
Também conhecido por alguns como estoque de trânsito, esse tipo de estoque é aquele em que os produtos estão no percurso entre o fabricante e o revendedor.
-
Gabarito Letra d) há apenas duas afirmativas corretas
Estoque de proteção - O estoque de proteção, também conhecido como estoque isolador, tem como objetivo compensar as incertezas envolvidas na demanda e no fornecimento. (item I) Exemplo, um supermercado não consegue prever com precisão o que, o quanto e quando seus consumidores pedirão. O supermercado pode ter uma idéia da demanda provável, mas dificilmente terá noção exata dessa demanda. Para lhe dar com essa incerteza, ele sempre irá fazer pedidos aos seus fornecedores de modo que sempre haja um volume mínimo de itens no estoque. Esse estoque mínimo (estoque de proteção) existe para compensar possíveis altas na demanda acima do esperado e maior que o tempo de ressuprimento, também conhecido como tempo de reabastecimento. (item II) Além disso, ele compensa incertezas no fornecimento. Por exemplo, caso um fornecedor atrase a entrega, as operações continuam, visto que o estoque é utilizado enquanto as mercadorias não chegam.
Estoque de Antecipação - Estoque de antecipação é aquele que a empresa forma quando antecipa sua produção para atender a uma demanda futura esperada. Isso ocorre principalmente em situação de demanda sazonal. (item III) Por exemplo, antes do inverno as empresas produzem mais agasalhos (formam estoques de antecipação) para atender a maior demanda futura. Antes da Páscoa, as fábricas de chocolate aumentam as contratações de funcionários e a produção de chocolate, gerando um elevado estoque de antecipação, para atender a demanda futura de chocolates. O estoque de antecipação também pode ser usado em situações em que o fornecimento é inconstante, como no setor alimentício.
Fonte: https://www.portalestudandologistica.com/tipos-de-estoques
-
GAB: D
I ) CORRETO. Estoque de proteção: O estoque de proteção é o mais conhecido nas empresas. O principal objetivo desse estoque é prevenir problemas relacionados à falta de um determinado item que deve ser disponibilizado para venda aos consumidores.
II) CORRETO. O estoque de proteção serve para evitar que a organização seja pega de surpresa, como por exemplo: Atrasos dos fornecedores, aumento repentino da demanda e etc....
Tempo de ressuprimento: Tempo de Ressuprimento é uma expressão logística que diz respeito à somatória do Tempo de Compra, mais o Tempo de Processamento e Embarque pelo fornecedor, mais o Tempo de Transporte, mais o Tempo de Recebimento (conferência, testes, etc.) até o material ficar disponível para utilização.
III) ERRADO. Estoque de antecipação: É aquele que a instituição forma quando antecipa sua produção para atender a uma demanda futura esperada. Isso ocorre principalmente em situação de demanda sazonal. Também pode ser usado em situações em que o fornecimento é inconstante.
Ex: A Nestlé, Lacta, Garoto e etc são empresas que produzem e comercializam ovos de páscoa. Quando chega a época de páscoa, elas já têm um estoque grande para fornecer, porquê se anteciparam......Como já conhecem a demanda do período, antecipam a produção para atender os seus clientes diretos e indiretos.
FONTE: https://www.checklistfacil.com/blog/4-tipos-de-estoque-que-voce-precisa-conhecer/; https://portogente.com.br/portopedia/74858-tempo-de-ressuprimento
-
Os itens I e II da questão estão certos e referem-se ao estoque de segurança/proteção. Já o item III refere-se ao estoque de antecipação.
Tipos de estoque:
1. Estoque de segurança/proteção/isolador: destina-se a cobrir flutuações aleatórias e imprevisíveis da demanda, bem como tempos de entrega maiores do que o esperado ( "lead time" ); ( itens I e II )
2. Estoque de transporte ou estoque em trânsito;
3. Estoque de tamanho de lote;
4. Estoque de antecipação: se o estoque de segurança busca atender a demandas imprevisíveis, o estoque de antecipação se presta ao atendimento de uma demanda futura conhecida, ou ao menos previsível do ponto de vista da empresa; ( item III )
5. Estoque compensatório.
--
Gabarito: d
Fonte: Prof. Ronaldo Fonseca
-
D
As bancas cada vez mais inventando alternativas para retirar a responsabilidade delas.