-
Profº Carlos Xavier: "A administração por objetivos é voltada para o objetivo da organização ligados aos objetivos de cada indivíduo. Assim, é possível entender que os objetivos são interligados (em torno dos objetivos da organização), ou independentes (aplicados a cada indivíduo). Assim, é cabível a proposição de recurso com esse argumento, solicitando anulação da questão."GABARITO: Errado.
-
interdependente
-
A APO preza pela sinergia entre as atividade e as partes.
-
A administração por objetivo estabelece o conjunto de objetivos PARA CADA DEPARTAMENTO , determinando assim os resultados que o gerente e o subordinado deverão alcançar. Não se trata então de estabelecer os objetivos independentes para cada atividade ou processo dentro do departamento.
-
Marquei errado pela contradição da questão:
"Os elementos comuns à administração por objetivos incluem a formulação de objetivos independentes para cada atividade ou processo dentro de um departamento."
Concluo: se são comuns o correto seria a dependência/conexão.
Questão interpretativa!
-
A administração por objetivos é voltada para o objetivo da organização ligados aos objetivos de cada indivíduo. Assim, é possível entender que os objetivos são interligados (em torno dos objetivos da organização), ou independentes (aplicados a cada indivíduo). Assim, é cabível a proposição de recurso com esse argumento, solicitando anulação da questão.
-
A Administração por Objetivos pode ser definida como um estilo ou sitema de administração que realciona as metas organizacionais com o desempenho e o desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os níveis administrativos.
-
CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
- Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior.
- Estabelecimento conjunto de objetivos para cada departamento ou posição.
- Interligação dos objetivos departamentais.
- Elaboração de planos estratégicos, táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle.
- Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
- Ênfase ao controle dos resultados.
- Participação atuante de chefia.
- Apoio intenso do staff durante os primeiros períodos.
- Motivação dos trabalhadores de sua empresa
FASES
- Especificação dos objetivos
nessa fase cada órgão determina, de modo participativo, os objetivos e metas de seu setor.
- Desenvolvimento de planos de ação
detalhamento dos planos de ação que indicam como os objetivos serão alcançados.
- Monitoramento do progresso
saber se os objetivos estão sendo atingidos e se serão necessárias correções de rumo.
- Avaliação dos resultados
resultados são comparados com o planejamento e servem de subsídio ao processo de planejamento futuro.
-
Gabarito E
Segundo Chiavenato:
Uma das caracteristicas da APO é a Interligação entre os vários objetivos departamentais. Os objetivos dos vários departamentos ou gerentes envolvidos devem ser estreitamente correlacionados.Essa ligação deve envolver objetivos comerciais com objetivos de produção, ou objetivos de um nível com os objetivos dos níveis superiores e inferiores.
-
CHIAVENATO
A APO apresenta as seguintes características:
1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior.
2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição.
3. Interligação entre os vários objetivos departamentais.
4. Ênfase na mensuração e no controle de resultados.
5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
6. Participação atuante das gerências e dos subordinados.
7. Apoio intensivo do staff.
-
Interligação entre os vários objetivos departamentais
Os objetivos dos vários departamentos ou gerentes envolvidos devem ser estreitamente correlacionados. Essa ligação deve envolver objetivos comerciais com objetivos de produção, ou objetivos de um nível com os objetivos dos níveis superiores e inferiores.
pag 51
Chiavenato, Idalberto Administração geral e pública! Idalberto Chiavenato. - 2.ed. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2008.
-
"Esta nova abordagem permite uma visão de conjunto, interligando os vários objetivos, desde os organizacionais até os individuais, devidamente alinhados."
(Administração Geral e Pública - Elisabete Moreira)
-
-
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS = CONJUNTO DE OBJETIVOS DO GERENTE COM O DIRETOR. APO. INTERLIGAÇÃO.
-
A administração por objetivos, ou APO, é um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.
A APO avalia o desempenho da organização a partir dos números que esta apresenta, o que gera comunhão entre funcionários e superiores para que atinjam e/ou superem seus objetivos, além de auxiliar no processo de previsão organizacional.
Os objetivos podem ser divididos em:
Estratégicos: São os objetivos amplos que atingem toda a organização e de longo prazo
Táticos: objetivos departamentais possui ligação com cada departamento e é de médio prazo.
Operacionais: objetivos referentes de cada atividade ou tarefa, são detalhados e de curto prazo
A APO tem como principais benefícios, dar clareza nos objetivos da empresa, melhorar o planejamento e controle, aumentar a motivação dos colaboradores, fornecer uma avaliação mais objetiva.
-
Os elementos comuns à administração por objetivos incluem a formulação de objetivos independentes (interligados) para cada atividade ou processo dentro de um departamento.
-
De acordor com Sobral, a Administração por Objetivos é um processo composto de quatro fases;
|> Especificação dos objetivos - Nessa fase, cada órgão determinaria, de modo participativo, os objetivos e metas de seu setor.
|> Desenvolvimento de planos de ação - após a definição por objetivos, seriam detalhados os plnaos de ação que indicariam como os objetivos seriam alcançados
|> Monitoramento do progresso - Naturalmente, todo o desempenho deve ser monitorado para que saibamos se os objetivos estão sendo atingidos e se serão necessárias algumas correções de rumo
|> Avaliação de resultados - Nessa fase, os resultados são comparados com o planejamento e servem de subsídio ao processo de planejamento futuro.
Administração para concursos; Rodrigo Rennó (3.16)
-
Gab: ERRADO
Peter Drucker propôs um modelo – a Administração por Objetivos. De acordo com ele, a ideia é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição dos objetivos. Na Administração por Objetivos – ou APO – o planejamento não teria um caráter de “cima para baixo”, com os diretores de cúpula impondo metas e objetivos aos subordinados, mas sim um processo de “baixo para cima”. O conceito parte da premissa de que, se os subordinados "comprarem" a ideia e negociarem os objetivos, estarão mais comprometidos a realizá-los.
E ainda...
De acordo com Sobral, a Administração por Objetivos é um processo composto de quatro fases:
- Especificação dos Objetivos – cada órgão determinaria, de modo participativo, seus objetivos e metas;
- Desenvolvimento de Planos de Ação – indicariam como os objetivos são alcançados;
- Monitoramento do Progresso – o desempenho deve ser monitorado (os objetivos estão sendo atingidos?);
- Avaliação dos Resultados – compara-se resultados com planejamento e servem de subsídio ao futuro.
RENNÓ - 2014.
Erros, mandem mensagem :)
-
ERRADO
-
Na APO, existe a liberdade de cada departamento escolher os seus objetivos; no entanto, essa liberdade não significa dizer que os objetivos devem ser soltos, ou seja, devem estar alinhados com os objetivos estratégicos - objetivos da organização. Com base nisso, o erro da questão está na seguinte expressão: " formulação de objetivos INDEPENDENTES para cada unidade". Assim, os objetivos não devem ser independentes um dos outros e, sim, interdependentes - devem complementar um ao outro.
-
A Administração por Objetivos [...] Está nova abordagem permite uma visão de conjunto, interligando os vários objetivos, desde os organizacionais até os individuais, devidamente alinhados. (Elisabete de Abreu e Lima Moreira - ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA)