SóProvas


ID
2033212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, relativos a fundamentos de organização e cultura organizacional.

Os valores sociais considerados importantes para os integrantes de uma organização constituem valores compartilhados que compõem uma cultura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Prof. Carlos Xavier:

     

    Os valores sociais aceitos e compartilhados na organização realmente compõem a cultura organizacional, junto com os artefatos e as pressuposições básicas.

  • O conceito de cultura organizacional é uma parte importante das ciências sociais, muito arraigada aos seus aspectos tradicionais, porém ela vem demonstrando um ótimo desenvolvimento ao longo dos últimos anos.

     

    http://www.portal-administracao.com/2014/10/cultura-organizacional-conceito-aspectos.html

  • O conceito de cultura organizacional diferente do próprio termo "cultura" em si, possui um sentido mais antropológico, explorando o lado humano de uma organização, a qual possui práticas, símbolos, valores, comportamentos, hábitos, políticas, crenças e princípios interagindo como um todo. A cultura organizacional tem como principal finalidade orientar os membros de uma organização, como se fosse um tipo especial de diretriz ou preceito que irá direcionar o comportamento das pessoas e suas atividades.

     

    A cultura organizacional de uma empresa possui três níveis / elementos distintos, eles são os artefatos, os valores compartilhados e os pressupostos.

     

    Fonte: http://www.portal-administracao.com/2014/10/cultura-organizacional-conceito-aspectos.html

  • Galera, vamos colocar o gabarito pra ajudar quem não tem assinatura.

    GAB: C

  • Jon Snow, é só vc clicar no link: estátisticas...

  • Complementando...

     

    Conceito

     

    Cultura organizacional é um sistema compartilhado de significados dentro de uma organização, o qual determina, em grande parte, como os funcionários agem. É o conjuntos de hábitos e crenças, estabelecido através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Representa  o universo simbolico da organização e proporciona um referencial de padrões  de desempenho entre os funcionários, demonstrando a identidade organizacional.

     

    Para Nassar(2000), "(...) cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano metas e objetivos. 

    [...]

    Para Edgard Schein, referência no assunto, a cultura passar a existir quando não é mais necessário pensar sobre um problema racionalmente, pois formou-se um padrão de aspectos básicos compartilhados. [...]

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. pg367

     

    bons estudos

  •  GAB: C

     

    A CULTURA ORGANIZACIONAL Trata-se de um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos, visíveis ou não, mensuráveis ou não, que são partilhados pelo grupo ou pela organização. Caracteriza-se como um fenômeno organizacional profundo e, por esse motivo, apresenta maior estabilidade e dificuldade para ser mudada. A CULTURA ORGANIZACIONAL representa um conjunto de costumes organizacionais que orientam e ditam o comportamento dos funcionários; ela tem a capacidade de controlar e influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. A cultura tem caráter descritivo, uma vez que pode ser descrita, constatada (seu formato, força, conteúdos ou flexibilidade, entre outros), mas não avaliada, com aspectos positivos ou negativos.

     

    Fonte: GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSOS - Andréia Ribas e Cassiano Salim

     

  • PARA INTERNALIZAR......

    CAPITAL HUMANO - QUANDO O COLABORADOR POSSUI COMPETÊNCIA (CHA);

    CAPITAL SOCIAL - É A INTERAÇÃO ENTRE OS CAPITAIS HUMANOS.

  • cultura organizacional  significa o conjunto de valorescrençasrituais normas adotadas por uma determinada organização.

    O conceito de cultura organizacional faz parte das Ciências Sociais e tem evoluído bastante com o passar dos anos. Edgar Schein é um dos maiores responsáveis pela divulgação e desenvolvimento deste conceito, sendo que o autor descreve a cultura organizacional como um modelo de crenças e valores criados por um determinado grupo.

    Schein afirmou que o fenômeno complexo da cultura organizacional é formado por três níveis de conhecimento: os pressupostos básicos (as crenças que são consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana), os valores (princípios, normas e modelos importantes) e os artefatos (resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores).

     

    Gab. C

  • A questão cobrou a idéia dos níveis dos componentes da cultura organizacional,que são 3: ARTEFATOS, VALORES COMPARTILHADOS E PRESSUPOSIÇOES BASICAS.

     

    Valores compartilhados: Eles não são visíveis,pois estão enraizados nas pessoas. Constituem o segundo nível da cultura organizacional e funcionam como justificativas para o seu comportamento.

    Gab. C
     

  • Gabarito: Correto.

     

    A cultura organizacional é composta de três elementos: artefatos ( simbolos), pressupostos básicos e os valores compartilhados pelos integrantes da organização. 

  • CULTURA ORGANIZACIONAL É UMA REDE DE CONCEPÇÕES, NORMAS E VALORES, QUE SÃO TOMADAS POR CERTAS E QUE PERMANECEM SUBMERSAS À VIDA DA ORGANIZACIONAL E, PARA CRIAR E MANTER A CULTURA, ESTAS PERCEPÇÕES, NORMAS E VALORES DEVEM SER FIRMADOS E COMUNICADOS AOS MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO DE UMA FORMA TANGÍVEL.

     

    CARACTERÍSTICAS: 

         - A CULTURA ORGANIZACIONAL NASCE ATRAVÉS DOS SEUS FUNDADORES E DIRIGENTES;

         - DEVE SER TRANSMITIDA AOS MEMBROS;

         - VISÃO COMPARTILHADA AOS MEMBROS E PELOS MEMBROS;

         - ORIENTA SEUS FUNCIONÁRIOS;

         - APONTA A MANEIRA DE FAZER AS COISAS;

         - RESOLVE PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO EXTERNA E INTEGRAÇÃO INTERNA;

         - ENVOLVE VALORES, CRENÇAS E PADRÕES DE COMPORTAMENTO COMPARTILHADOS;

         - MUITAS VEZES GUIADO POR NORMAS INFORMAIS;

         - SENTIDO COLETIVO DE IDENTIDADE.

     

     

     

    GABARITO CERTO

     

     

  • Os valores compartilhados são aqueles os quais estão enraizados nas pessoas.

  • QUESTÃO CORRETA.

     

    A CULTURA ORGANIZACIONAL possui camadas (níveis), alguns são mais visíveis e outros mais profundos, obscuros. Schein descreveu esses níveis culturais da seguinte forma:

     

    ARTEFATOS: são as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar. Incluem produtos, serviços, prédios e instalações, tecnologia e os padrões de comportamento dos membros de uma organização. São todas as coisas ou eventos que se pode indicar visualmente ou auditivamente.

     

    VALORES COMPARTILHADOS (item comentado na questão): são valores que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais fazerm o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros e são, em muitas organizações, originalente criados pelos fundadores. Esses valores e crenças incluem o que as pessoas dizem ou fazem cotidianamente, filosofias, estratégias e objetivos.

     

    PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS (ou pressupostos básicos): são as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. A cultura prescreve "a maneira certa de fazer as coisas" adotada na organização muitas vezes por meio de pressuposições que não estão escritas e nem sequer são verbalizadas na organização. São crenças incoscientes, percepções e sentimentos, concepção da natureza humana e pressupoções dominantes.

  • CORRETO

     

    Vantagens da cultura:
    • fornece uma visão compartilhada aos membros da organização;
    • ajuda a estabelecer um sentimento coletivo de identidade;
    • influencia o tipo de comprometimento estabelecido entre os indivíduos e a organização;
    • permite maior controle (propaga valores e normas desejados) e estabilidade (muda no médio e longo prazo).

     

    GIOVANNA CARRANZA

  • CERTO

     

    Valores compartilhados podem ser encontrados nas crenças compartilhadas pelas pessoas que trabalham na organização.

     

    ► COMENTÁRIO
    Certo. Assim como mencionado na questão anterior, os valores compartilhados são o segundo nível da cultura, referentes a crenças e justificativas aceitas pelas pessoas.

     

     

    FONTE: Giovanna Carranza - Lista de questões comentadas

  • Valores – Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

     

    Gab.: CERTO

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  •  

    CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL

     

    Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos

    sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que são compartilhadas por todos os membros da organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais. Cada organização tem a sua própria cultura corporativa. Existem culturas conservadoras que se caracterizam por sua rigidez e conservantismo e culturas adaptativas que são flexíveis e maleáveis. As organizações devem adotar culturas adaptativas e flexíveis para obter maior eficiência e eficácia de seus membros participantes e alcançar a inovação necessária  para navegar pelas mudanças e transformações do mundo atual.

     

    EXEMPLO

     

    A cultura organizacional é o conjunto de suposições, crenças, valores e normas compartilhados pelos membros de uma organização e pode ter sido criada conscientemente pelos seus membros ou ter simplesmente evoluído ao longo do tempo.

     

    >> CERTO

     

    O conceito de cultura organizacional é uma parte importante das ciências sociais, muito arraigada aos seus aspectos tradicionais, porém ela vem demonstrando um ótimo desenvolvimento ao longo dos últimos anos. De uma maneira geral, ela é vista dentro da empresa como uma série de normas e atitudes comuns aos indivíduos que trabalham nela, pois além de direcionar esses indivíduos, a cultura organizacional também serve para orientá-los sobre como devem interagir entre si, com os clientes e stakeholders do negócio em geral.

     

    EXEMPLOS CESPE

     

    Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

     

    Prova: CESPE - 2008 - FUB - Administrador Disciplina: Administração Geral Texto associado à questão

     

    A cultura organizacional é constituída, entre outros aspectos, por normas informais e não-escritas existentes na organização. 

     

    >> NOTE QUE PARA FAZER PARTE DA CULTURA ORGANIZACIONAL NÃO PRECISA ESTAR ESCRITAS

     

    1. Artefatos – 1° níveis da cultura o mais superficial, visível e perceptível.

     São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não lhe é familiar. 

    Os símbolos,slogans , as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são também exemplos de artefatos.

     

     

     

    2. Valores compartilhados – constituem o 2° nível da cultura são os valores relevantes que se tornam importantes

     para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. 

     

     

     

    3. Pressuposições básicas – constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. 

    São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. 


  • O conceito de cultura organizacional apresentado é o mais cobrado em concurso público.


    Segundo Chiavenato (2014, p. 364) a cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores, tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que é compartilhada por todos os membros da organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

    De acordo com Edgar Schein, a cultura organizacional é um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas. 

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • Resposta da questão acima: Certo.

    Segue mais uma para fixar:

    QUESTÃO CERTA: Em uma cultura organizacional forte, os valores essenciais da organização são intensamente acatados e amplamente compartilhados pelos colaboradores. 

    Fonte: QConcursos.

  • C

  • Tá vendo o quanto esse assunto é explorado pelo CESPE?! Mais uma vez a banca cobrou sobre os níveis da cultura organizacional. Temos, nessa assertiva, o conceito do 2º nível da cultura.

    Então, mais uma vez, os valores compartilhados são aqueles relevantes para os membros da organização. Definem por que as pessoas fazem o que fazem. De acordo com Srour, são justificativas aceitas por todos.

    Gabarito: C

  • CESPE/CEBRASPE - 2018 - EBSERH - Psicólogo: A cultura organizacional engloba o sistema de normas e valores que origina as políticas organizacionais que moldam o clima organizacional, o qual, por sua vez, revela como o contexto de trabalho afeta os comportamentos dos trabalhadores, sua qualidade de vida e o desempenho das organizações. C.