SóProvas


ID
2033227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação e controle, julgue o próximo item.

No âmbito do processo de motivação, a teoria do reforço estabelece que as estratégias de extinção e punição contribuem para que a vontade de repetir o comportamento seja reduzida.

Alternativas
Comentários
  • Prof. Carlos Xavier:

     

    Extinção e punição são possibilidades previstas pela Teoria de Skinner (ou Teoria do Reforço) para reforçar um comportamento, apesar de não serem a melhor forma – de acordo com a teoria e sua evolução.

     

    --> Figurinha com um resumo da Teoria: http://images.slideplayer.com.br/11/3041471/slides/slide_14.jpg

  • A punição é a apresentação de um castigo e consequente diminuição da possibilidade de o comportamento ocorrer novamente. 

    Fonte: Gestão de pessoas para concursos - Andreia Ribas.

  • Teoria do Reforço:  essa teoria afirma que o reforço condiciona o comportamento. Ou seja, os indivíduos podem ser manipulados a se comportarem de certa maneira, de acordo com os estímulos aplicados a eles. Essa teoria não toma conhecimento do que se passa no interior das pessoas (como as emoções), apenas do que acontece com o indivíduo quando ele age. Ex: Se queremos que o funcionário chegue mais cedo, devemos instituir um prêmio de assiduidade. Estímulos positivos tedem a reforçar o comportamento, ao passo que nos negativos buscam anular o comportamento indesejado. As estratégias seriam 04:

    Reforço Positivo: dar recompensa em  um comportamento desejado

    Reforço Negativo: retirar consequência negativa quando ocorre um comportamento desejado.

    Punição: aplicar medida negativa em um comportamento indesejado

    Extinção: retirar recompensa positiva quando ocorre um comportamento indesejado.

    Espero te ajudado a todos.

    Fonte: Livro Adm. Geral para Concursos - Rodrigo Rennó - pg. 154

  • T. Reforço - Skinner - os indivíduos são manipulados para se comportarem de acordo com os estímulos.

     

    Imagina que você tem um cachorrinho que se chama SKINNER e você usa a TEORIA DO REFORÇO para adestrá-lo!

     

    REFORÇO POSITIVO = Skinner deu a patinha, você dá um osso pra ele!  (Vc dá um  REFORÇO POSITIVO quando ele se comporta como vc deseja.)

     

    REFORÇO NEGATIVO = sempre que vc pedia: "Skinner, dá a patinha!" e ele não dava, você gritava com ele. Mas quando você pede a patinha e ele dá, você retira o reforço negativo, que é parar de gritar com ele quando ele atende seu desejo, dando a patinha. (RETIRAR UM REFORÇO NEGATIVO quando ele faz algo desejado)

     

    PUNIÇÃO = Skinner não deu a patinha quando você pediu, vc grita com ele! (PUNIÇÃO/MEDIDA NEGATIVA a um comportamento indesejado)

     

    EXTINÇÃO = .Você pediu a patinha e Skinner não deu, asim, vc não dá o osso pra ele! (Vc EXTINGUE a recompensa porque ele não adotou o comportamento desejado)

     

    Acho que assim facilita a memorização!

     

    Vamo que vamo!

  • Complementando os ótimos comentários dos colegas, a questão está correta.

  • Existe um erro nos conceitos apresentados pelas iris medeiros e Aline V.

    Veja bem

    O comportamento do indivíduo pode apresentar 3 consequências - Ele pode ser reforçado, pode ser punido ou pode não apresentar nenhuma consequência.

    A extinção do comportamento ocorre quando o comportamento não gera resultado.

    O que foi descrito pelas colegas em questão com relação à punição e extinção referem-se, respectivamente, a punição positiva e punição negativa.

    A extinção ocorre quando o comportamento não recebe nem punição nem reforço, ou seja, é ignorado.

  • De acordo com a teoria, as ferramentas que um gestor de pessoas poderia utilizar iriam desde um estímulo positivo (um prêmio, por exemplo)
    até um estímulo negativo (uma punição).Estímulos positivos tenderiam a reforçar o comportamento, ao passo que os estímulos negativos buscariam anular um comportamento indesejado. As estratégias seriam quatro: reforço positivo, reforço negativo, punição e extinção.

     

    Reforço negativo -->  Retirar conseqüência negativa quando um comportamento desejado ocorre. (Ex: retirar uma punição anteriormente aplicada).

    Punição--Aplicação de medida negativa quando um comportamento indesejado ocorre.

    Chiavenato, Administração nos novos tempos, 2010

  • Eu não entendi bem a resposta dessa questão (alternativa C), pois segundo a teoria de Skinner, o que ocorre é um condicionamento do comportamento, não uma manipulação de vontades. Não importa o que se passa dentro do indivíduo (se ele está ou não satisfeito), mas sim, o comportamento dele frente a uma situação. Portanto, eu não concordo com o gabarito da banca.

    No âmbito do processo de motivação, a teoria do reforço estabelece que as estratégias de extinção e punição contribuem para que a vontade de repetir o comportamento seja reduzida.

    Vontade?!?! Vontade é um sentimento interno, portanto, não prevista nessa teoria.

  • Maneiras de Modelar o comportamento:

    Reforço Positivo: Resposta acompanhada de algo agradável (gera aprendizado)

     

    Reforço Negativo: Resposta finalizada ou seguida pela RETIRADA de algo DESAGRADÁVEL (gera aprendizado)

     

    Extinção: Eliminiação de qualquer reforço (enfraquece o comportamento e levam à redução de sua frequência)

     

    Punição: Caussar condição desagradável para tentar eliminiar o comportamento indesejável (enfraquece o comportamento e levam à redução de sua frequência)

     

    Comportamento Organizacional - Stephen P. Robbins (pág. 41)

  • GABARITO CORRETA

     

    TEORIA DO REFORÇO - SKINNER

     

    EXTINÇÃO - Retirada de RECOMPENSAS POSITIVAS quando um comportamento indesejado ocorre. 

     

    PUNIÇÃO - Aplicação de MEDIDAS NEGATIVAS quando um comportamento errado ocorre.

  • CERTO. Só para não ser redundante repetindo o que os colegas já afirmaram tentarei ser mais genérico nesse comentário. A teoria do reforço faz parte de uma escola da psicologia que criou a chamada teoria behaviorista. Segundo essa teoria, o comportamento pode ser condicionado por meio de estímulos e respostas (extinção, punição, etc). Essa teoria impactou em diversas áreas como, por exemplo, organizações, educação e governos.

  • VILELA A,  bem que vc poderia ensinar outros contéudos de Gestão de pessoas contextualizando assim como fez com a histórinha do cachorrinho Skinner,rs! Sensacional!!! Muito boa sua explicação!! Obrigada! =)               

  • Gabarito: CERTO

     

    A do Skinner sendo cachorrinho foi demais!!! hahahahaha...

  • Obrigado vilela! fiz um mapa mental! pode mandar CESPE!!!

  • Muito bom vilela...

    Lembrando que reforço é a tentativa de causar a repetição ou a inibição de um comportamento. Para o CESPE é possível antever comportamentos. Ora, se você pune uma pessoa por um comportamento indesejado (punição) ou retira uma recompensa positiva por causa de um comportamento não esperado (extinção), certamente ela irá agir de uma outra forma no futuro...

  • alguns aqui confundiram os conceitos. Eles são realmente bem complicados, às vezes (a extinção e a punição negativa, por exemplo, são quase sempre confundidos). 

    -Skinner defendia a modelagem do comportamento humano por meio da tríplice contingência. Isto é,  um comportamento pode ser analisado olhando basicamente três aspectos:(1) o antecedente (o ambiente propício ou não para o comportamento), (2) o próprio comportamento, (3) a consequência que costuma-se dar cada vez que o comportamento ocorre.

    -As consequências dadas a um comportamento influenciam na sua ocorrência futura e podem ser:
    reforço positivo, reforço negativo, punição positiva, punição negativa, extinção.

    O reforço- sendo positivo ou negativo- leva ao aumento da frequência do comportamento.
    A punição- sendo positiva ou negativa- leva à diminuição da frequência do comportamento.
    A extinção é a quebra na relação de contingência. Não é apresentado reforço e nem punição. E faz o comportamento se extinguir.

    O fato de ser positivo ou negativo significa, respectivamente, a apresentação e a retirada de algum estímulo.

    Exemplos:
    Reforço positivo: quero que o comportamento da minha filha estudar aumente de frequência. Cada vez que eu a ver estudando, faço muitos elogios, digo que estou orgulhosa, dou um doce pra ela (os elogios e o doces são estímulos positivos e eu os apresentei). Se ela gostar do doce e dos elogios, o comportamento dela de estudar aumentará de frequência.
    Reforço negativo: estou com dor de cabeça e tomo um remédio para a dor. Alguns minutos depois, a dor diminui. Retirei um estímulo aversivo (a dor). Assim, cada vez que eu tiver dor de cabeça, meu comportamento de tomar um remédio tende a aumentar de frequência.
    Punição positiva: minha filha recebe na agenda da escola toda semana um comunicado de que ela não fez o dever de casa. Depois de alguns recados, eu brigo muito com ela e faço um discurso de 1 hora dizendo que ela tem que ter mais responsabilidade. Provavelmente ela vai achar um saco o meu discurso (apresentação de um estímulo aversivo). Depois disso, o recado de que ela não fez dever de casa começa a vir apenas 1 vez a cada 3 meses. Assim, o comportamento dela de não fazer as tarefas diminuiu de frequência.
    Punição negativa: minha filha nunca estuda para a prova de matemática e sempre tira notas baixas. Então a deixo de castigo, sem poder mexer no celular, que é algo que ela adora (o celular é um estímulo positivo e eu o retirei). Como ela não gosta de ficar sem o celular, o comportamento de não estudar para provas diminui, ela passa assim a estudar.
    Extinção: minha filha quer comprar um doce no mercado e eu não quero que ela compre. Ela então se joga no chão e começa a chorar, fazendo um escândalo. Eu não dou atenção ao escândalo dela, não levo o doce e ainda saio do lugar, fingindo que estou indo embora. Ela se levanta do chão e volta ao normal. Esse comportamento de ela se jogar no chão nunca mais acontece. Foi então uma extinção.

     

  • Estabelece que o comportamento do indivíduo será resultado de estímulos do ambiente (os reforços).
    A aplicação da Teoria do Reforço na gestão é, em grande parte, decorrente dos estudos de Skinner sobre o condicionamento operante. Para ele, se as pessoas fossem submetidas a consequências positivas emdecorrência de um comportamento desejado, elas tenderiam a adotar esse comportamento de forma mais frequente.

     

     

    CERTO. 

  • Michelle, essa teoria leva sim em conta o que se passa dentro do indivíduo. Até porque para Skinner um sentimento é um comportamento. 
    Se meu comportamento é reforçado positivamente, aumentará a minha vontade de repetí-lo no futuro.

  • É só fazer a analogia:

    Quando uma mãe puni o filho é para que ele não repita mais o comprotamento errado.

  • Punição: aplicação de medida negativa quando um comportamento indesejado ocorre

    Extinção: retirada de recompensas positivas quando um comportamento indesejado ocorre

    Rodrigo Rennó

  • REFORÇO POSITIVO: COMPORTAMENTO DESEJÁVEL ---> CONSEQUÊNCIA AGRADÁVEL.

    REFORÇO NEGATIVO: COMPORTAMENTO DESEJÁVEL ---> CONSEQUÊNCIA DESAGRADÁVEL.

    PUNIÇÃO: COMPORTAMENTO INDESEJÁVEL ---> CONSEQUÊNCIA DESAGRADÁVEL. É necessário reduzir o comportamento.

    EVITAÇÃO: COMPORTAMENTO INDESEJÁVEL ---> CONSEQUÊNCIA AGRADÁVEL.

    EXTINÇÃO: O COMPORTAMENTO DESAPARECE POR NÃO EXISTIR REFORÇO. É necessário reduzir o comportamento.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Eu só queria carimbar papel... kkkkk

  • O item está CERTO.

     

    O item trata de dois princípios básicos da teoria de Skiner: extinção e punição (QUINTO e TERCEIRO princípios, respectivamente).

    A teoria do reforço, de Burrhus Frederic Skinner, possui cinco princípios básicos.

     

    primeiro deles é o condicionamento operante, segundo o qual o comportamento é naturalmente reforçado por suas próprias consequências.

    segundo princípio trata do reforço positivo, que consiste na repetição daquilo que traz consequências agradáveis.

    terceiro princípio consiste no oposto do segundo, ou seja, é a punição por um comportamento inadequado (estratégia de punição).

    quarto princípio é a programação de estímulos, que nada mais é do que alternar os momentos de recompensa pelo bom comportamento, de forma a gerar expectativas no ser que se deseja condicionar.

    quinto princípio ensina que o comportamento condicionado que não é reforçado tende a desaparecer (estratégia de extinção).

     

    Segundo Burrhus Frederic Skinner, a maior parte do comportamento humano produz efeito no mundo exterior e suas consequências podem influenciar o organismo, dando-lhe possibilidade de alterar sua frequência de emissão.

     

    Comentário Professor Adriel Sá.

  • Q855171 o reforço negativo não tem caráter punitivo, mas, ao contrário, consiste na remoção de um estímulo aversivo. 

    Ø  Reforço POSITIVO: Dar recompensa quando um comportamento desejado ocorre;

    Ø  Reforço NEGATIVO: Retirar consequência negativa quando um comportamento desejado ocorre;

     

    Q677740 No âmbito do processo de motivação, a teoria do reforço estabelece que as estratégias de extinção e punição contribuem para que a vontade de repetir o comportamento seja reduzida.

    Ø  Punição: Aplicação de medida negativa quando um comportamento indesejado ocorre;

    Ø  Extinção: Retirada de recompensas positivas quando um comportamento indesejado ocorre

     

    Resumindo: Quer aumentar a emissão do comportamento (Reforço Positivo ou Reforço Negativo) , quer diminuir a emissão do comportamento (Punição ou Extinção)

     

    Skinner: As ações com consequências positivas sobre o indivíduo que as pratica tendem a ser repetidas no futuro, enquanto o comportamento que é punido tende a ser eliminado.

  • Teoria do Reforço


    Punição: quando ocorre um comportamento indesejado.


    Extinção: Subtração de recompensas positivas, em detrimento de um comportamento indesejado.

  • Teoria do Reforço - Skinner

    Segundo Burrhus Frederic Skinner, aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento que é ensinado através de reforços imediatos e contínuos a uma resposta à um estímulo emitida pelo sujeito, e que seja mais próxima da resposta desejada. Fortalecidas, as respostas serão emitidas cada vez mais adequadamente, até se chegar ao comportamento desejado.

    Segundo a Teoria do Reforço, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as ações não desejadas (o castigo do comportamento não desejado deve ser evitado na medida em que tal contribuiria para o desenvolvimento de sentimentos de constrangimento ou mesmo de revolta). Skinner defende mesmo que o comportamento das pessoas pode ser controlado e informado por longos períodos de tempo sem que estas se apercebam disso, inclusivamente sentindo-se livres.

    As recompensas podem ser tangíveis (dinheiro) ou intangíveis (reconhecimento), e podem ser dadas pela organização ou serem derivadas das tarefas em si. Assim, a empresa pode oferecer um prêmio pelo bom desempenho, ou o bom desempenho pode resultar em uma noção de realização por si própria. Ambos podem igualmente reforçar e levar a um bom desempenho contínuo.

    Conforme Schermerhorn (1996 apud CHIAVENATO, 2005, p. 486-487) existem quatro estratégias de modificação de comportamento organizacional:

    ▪ Reforço positivo: Para aumentar a frequência ou intensidade do comportamento desejável, relacionando com as consequências agradáveis e contingentes à sua ocorrência. Exemplo: um administrador que demonstra aprovação por uma atitude de um funcionário; uma organização que concede um prêmio financeiro a um funcionário por uma boa sugestão.

    ▪ Reforço negativo: Para aumentar a frequência ou intensidade do comportamento desejável pelo fato de evitar uma consequência desagradável e contingente à sua ocorrência. Um gerente deixa de repreender o funcionário; faltoso ou deixa de exigir para que não mais cometa determinada falta.

    ▪ Punição: Para diminuir a frequência ou eliminar um comportamento indesejável pela aplicação da consequência desagradável e contingente à sua ocorrência. Um administrador repreende o funcionário ou suspende o pagamento de bônus ao funcionário que atrasa indevidamente o seu trabalho.

    ▪ Extinção: Para diminuir a frequência ou eliminar um comportamento indesejável pela remoção de uma consequência agradável e contingente à sua ocorrência. Um administrador observa que um empregado faltoso recebe aprovação social de seus colegas e aconselha os colegas a não darem mais tal aprovação. A extinção não encoraja e nem recompensa.

    Fonte:  Prof. Heron Lemos  – Apostila de Administração – Tiradentes

     

     

  • Gabarito - Correto.

    A punição introduz uma consequência negativa relacionada a um comportamento negativo, com o objetivo de diminuir o comportamento, enquanto a extinção retira uma consequência positiva quando um comportamento indesejado é observado, na intenção de que a vontade de repetir o comportamento se retraia.

  • EXATO.

    REFORÇO, SEJA ELE + / - : COMP. DESEJADO >>> REPETIÇÃO.

    PUNIÇAO E EXTINSSÃO : COMPORTAMENTO IN-DESEJADO >>>> COBIR DIMINUIR

    ABC

  • GAB.: CERTO

    .

    REFORÇO POSITIVO:

    Estímulos positivos tenderiam a reforçar o comportamento.

    Dar recompensa quando um comportamento desejado ocorre.

    .

    REFORÇO NEGATIVO:

    Estímulos negativos buscariam anular um comportamento indesejado.

    Retirar consequência/medida negativa quando um comportamento desejado ocorre.

    Ex.: Vc vai ficar trancado em um quarto estudando e só vai ter uma vida quando passar num concurso. Quando passar no concurso será tirada a punição (ficar trancado estudando). Isso seria um reforço negativo, retirar a parte ruim).

    .

    PUNIÇÃO:

    Aplicação de consequência/medida negativa quando um comportamento indesejado ocorre.

    .

    EXTINÇÃO:

    Retirada de recompensas positivas quando um comportamento indesejado ocorre.

  • Gab: CERTO

    Teoria do Reforço de Skinner.

    A ideia principal desta teoria é de que o reforço condiciona o comportamento, sendo que este é determinado por experiências negativas ou positivas, devendo o gerente estimular comportamentos desejáveis e desencorajar comportamentos não agradáveis.

    O Reforço Positivo dá-se de várias formas, tais como: premiações, promoções e até um simples elogio a um trabalho bem feito. são motivadores, visto que incentivam o alto desempenho.

    O reforço negativo é capaz de fortalecer uma reação quando remove algum tipo de estímulo aversivo.

    Por outro lado, a Punição é a apresentação de um castigo e consequente diminuição da possibilidade do comportamento ocorrer novamente.

    Chiavenato, Gestão de Pessoas, O novo papel, 4° Ed. pág, 443.

  • As premissas básicas da teria do reforço baseiam-se na lei do efeito de Thorndyke: o comportamento que proporciona um resultado agradável tende a se repetir, enquanto o comportamento que proporciona um resultado desagradável tende a não se repetir.

    A punição consiste em relacionar consequências negativas a um comportamento indesejado para diminuir a frequência ou eliminar esse comportamento.

    A extinção consiste em eliminar uma consequência agradável relacionada a um comportamento indesejado para diminuir a frequência ou eliminar desse comportamento.

    O enunciado está correto! Ambas as estratégias de punição e extinção são utilizadas para reduzir um certo comportamento.

    Gabarito: CERTO