-
Prof. Carlos Xavier "Texto bem redigido para explicar que o diagrama de Ishikawa serve para esclarecer as causas para os efeitos estudados, permitindo a melhoria daquilo que está sendo estudado." GABARITO: Certo.
-
Diagramas de causa e efeito, também conhecidos como diagramas de espinha de peixe ou diagramas de Ishikawa. A especificação do problema colocada na cabeça da espinha de peixe é usada como um ponto de partida para seguir a fonte do problema até à sua causa-raiz acionável.
A especificação do problema tipicamente descreve o problema como uma lacuna a ser fechada ou um objetivo a ser alcançado.
Fonte: PMBOK 5a. edição, pág. 236.
-
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.
Criado na década de 60, por Kaoru Ishikawa, o diagrama leva em conta todos os aspectos que podem ter levado à ocorrência do problema, dessa forma, ao utilizá-lo, as chances de que algum detalhe seja esquecido diminuem consideravelmente.
Na metodologia, todo problema tem causas específicas, e essas causas devem ser analisadas e testadas, uma a uma, a fim de comprovar qual delas está realmente causando o efeito (problema) que se quer eliminar. Eliminado as causas, elimina-se o problema.
O Diagrama de Ishikawa apresenta a relação existente entre o resultado indesejado ou não conformede um processo (efeito) e os diversos fatores (causas) que podem contribuir para que esse resultado tenha ocorrido. Sua relação com a imagem de uma espinha de peixe se dá devido ao fato que podemos considerar suas espinhas as causas dos problemas levantados, que contribuirão para a descoberta de seu efeito, além do formato gráfico que muito se assemelha ao desenho de um esqueleto de peixe.
FONTE http://www.blogdaqualidade.com.br/diagrama-de-ishikawa/
CONSIDERE TAMBÉM PARA INTERPRETAR A QUESTÃO:
Definir um processo da maneira mais comum é descrevê-lo como uma atividade ou conjunto de atividades que recebe um input acrescenta um valor e fornece um output a um cliente específico. “Um processo é simplesmente um conjunto de atividades estruturadas e medidas destinadas a resultar num produto especificado para um determinado cliente ou mercado” (DAVENPORT, 1994, p.06).
input ( mão de obra, equipamentos, materiais,)
output (produtos, serviços)
-
Que definição linda. chega da vontade de chorar
-
GAB:C
É uma ferramenta de diagnóstico.
Tbm pode aparecer em prova como diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que nos possibilita “entender” melhor um processo ou um problema.
No diagrama, pode-se estruturar e hierarquizar as principais causas que podem estar gerando um determinado efeito que queremos estudar. Ou seja, analisamos os efeitos e quais seriam as principais causas dele.
-
Banca escrota demais,.....diversos inputs provocam em um dado output......
Mas cadê a convicção do examinador??Neste mesmo ano em outras provas falam becabe,faireol,dentre outros termos que gostam de aportuguesar.
-
filtro errado, essa questão deve aparecer em GESTÃO DE QUALIDADE...
-
Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Ishikawa, Diagrama Espinha de peixe ou diagrama 6M, são os nomes dados ao diagrama elaborado pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943, que se propõe a representar graficamente os processos de um projeto para facilitar o gerenciamento e o Controle de Qualidade.
Com ele, é possível maior eficiência na detecção de problemas da empresa e melhor condição de agir sobre eles. Na estrutura do Diagrama de Causa e efeito, as causas possíveis de um problema recebem seis tipos diferentes de classificação de forma hierarquizada. É uma das mais importantes ferramentas de gestão existentes.
As causas podem ser provenientes dos seguintes componentes:
1. Método
2. Matéria-prima
3. Mão-de-obra
4. Máquinas
5. Medição
6. Meio ambiente
Com esses 6Ms, é possível ter um panorama sobre os diferentes causadores de uma desarmonia em um processo e então, pode-se agir de forma isolada ou coletiva, partindo do ponto onde houve a identificação do problema. Isso é muito eficaz para poupar custos e tempo, bem como traçar um mapa preciso sobre efeitos de cada problema sobre a qualidade dos produtos e, as ações tomadas.
Em grande parte, esse tipo de diagrama é elaborado por toda a equipe de agentes que compõem um determinado processo, tendo como base um estudo de cada variação reportada por cada responsável de cada setor.
http://www.gestaoporprocessos.com.br/diagrama-de-espinha-de-peixe-ishikawa/
-
O Diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração
para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos, e também
é conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou
"Diagrama 6M".Na sua estrutura, os problemas são classificados em seis tipos diferentes:
método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente.
Esse sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um
determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, assim como
seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.
Fonte: PDF do Gran cursos
-
O objetivo do diagrama de Ishikawa realmente é encontrar a causa dos problemas que afetam a qualidade do produto, desenhando uma espinha de peixe que facilita encadear o raciocínio. Item correto.
-
Tbm chamado de Diagrama Espinha de Peixe ou Diagrama 6M (Método; Matéria-prima; Mão-de-obra; Máquinas; Medição; Meio ambiente).
O sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potênciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite tbm estruturar qlq sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética.
Trata-se de ferramenta gráfica que objetiva identificar quais são as causas que contribuem para determinados problemas na organização.
É uma técnica para fazer um diagnóstico de quais problemas afetam o processo.
Fatores principais podem ter fatores secundários. Ex.: fator principal: pessoal; fatores secundários: falta de motivação, falta de treinamento adequado, falta de pessoal, cansaço etc.
FCC - 2010 - DPE-SP: Entre as ferramentas de controle da qualidade, aquela que permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos é o C) Diagrama de Causa-Efeito.
CESPE/CEBRASPE – 2010 – EMBASA: O diagrama espinha de peixe, ou diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta da escola da qualidade que mapeia a correlação entre causas e efeitos de um processo. C.
-
Os inputs seriam as causas do problema, as espinhas do peixe e output o problema/consequência.