-
A figura hierárquica mais elevada costuma ser o diretor de redação.
-
O editorialista escreve o editorial, certo?
E o editorial é a voz da publicação.
Portanto, não há como o colunista, que escreve sobre algum outro assunto determinado, estar acima dele.
-
Lucky Shin, se me permite, uma ligeira correção:
Na verdade, "diretor de redação" é uma denominação confusa, a meio caminho entre "diretor de jornalismo" e "chefe de redação".
A figura hierárquica mais elevada costuma ser o diretor de jornalismo (desconsiderando o dono do veículo).
:)
-
Caros, a questão trata a respeito do atendimento à imprensa por parte da assessoria. Nesse sentido, não há hierarquia no tratamento entre a assessoria e os diversos níveis hierárquicos de uma redação. O assessor de imprensa vai tratar todos - repórter, editor, colunista, editorialista - da mesma forma, quando for demandado.
-
Ao atender à imprensa, não existe necessidade de o assessor priorizar um jornalista a outro. O assessor e o jornalista buscam sempre falar com quem tem mais relação com a pauta.
À depender, pode ser o editorialista, no caso de contribuir com uma informação importante para um texto que irá refletir a visão do jornal (imagine que seja preciso apurar alguma informação que a redação não dispõe com uma organização. Seria correto o editorialista buscá-la na fonte). O colunista faria o mesmo, baseado nos princípios mais básicos do jornalismo.
Ademais, esses profissionais estão em áreas distintas do jornal e têm objetivos específicos. O primeiro reflete a opinião do veículo e o segundo trata de assunto segmentado, de sua coluna.
Por isso, não convém ao assessor pensar em hierarquia funcional da redação diante de seu trabalho rotineiro.