SóProvas


ID
2034016
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A prática do Serviço Social pode ter ênfase na perspectiva emancipatória. Esta proposta de Serviço Social apoia estratégias que visam aumentar a esperança das pessoas, a sua auto-estima e potencial criativo para enfrentar e desafiar as dinâmicas de poder opressivas e fontes estruturais de injustiças, incorporando, assim, em um todo coerente, a micro-macro ou pessoal -política dimensão de intervenção. O enfoque holístico de Serviço Social é universal, mas as prioridades da sua prática variam de um país para o outro e no tempo, dependendo das condições históricas, culturais, políticas e socioeconómicas. É da responsabilidade dos assistentes sociais de todo o Mundo defender, aprofundar e promover os valores e princípios expressos nesta definição. Uma definição de Serviço Social só possui significado quando os assistentes sociais se comprometem, ativamente, com a sua visão e com a sua missão.

Sobre o trecho acima:

Alternativas
Comentários
  •  

    Os pressupostos centrais da profissão de assistente social incluem a promoção da mudança social, do desenvolvimento social, da coesão social, do empoderamento e a liberdade, reforço da capacitação e da emancipação das pessoas. O Serviço Social é uma profissão e uma disciplina científica que reconhece que a interação entre os fatores históricos, culturais, espaciais, políticos e socioeconómicos e os fatores pessoais/individuais, pode funcionar quer como uma oportunidade ou como barreiras na promoção do bem-estar e do desenvolvimento humano. Os obstáculos estruturais contribuem para a perpetuação das desigualdades, da discriminação, da exploração e da opressão. Para uma prática emancipatória, cuja principal finalidade é a capacitação e autonomia das pessoas, é fundamental o desenvolvimento de uma consciência critica através de uma reflexão sobre as causas estruturais de opressão e/ou privilégios (com base em critérios como a raça, classe, língua, religião, género, incapacidade, cultura e orientação sexual), e fomentar estratégias de ação que enfrentem os obstáculos pessoais e estruturais Em compromisso com os mais desfavorecidos, a profissão luta contra a pobreza, para a liberação de todos os cidadão em situação de opressão e de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão e a coesão social. A intervenção do Serviço Social para a mudança social baseia-se na premissa de que esta ocorre ao nível da pessoa, família, grupo, comunidade ou societária, reconhecida como essencial para a mudança e desenvolvimento social. É impulsionada pela necessidade de desafiar e transformar todas as condições estruturais que contribuem para a marginalização, exclusão e opressão social. As iniciativas que visam à mudança social reconhecem o lugar da ação humana na promoção dos direitos humanos, da justiça económica, ambiental e social. A profissão está, igualmente, comprometida com a manutenção da estabilidade social, na medida em que esta não é usada para marginalizar, excluir ou oprimir um grupo particular de cidadãos. O desenvolvimento social é contextualizado como um meio e uma estratégia para uma intervenção sustentada em quadros políticos e institucionais no sentido de estratégias para a intervenção cujos resultados finais irão para além do residual e dos enquadramentos institucionais. É baseado em avaliações holísticas biopsicossociais, espirituais e intervenções que transcendem a divisão micro, macro, incorporando a multidimensionalidade do sistema e integra a interrelação setorial e profissional, visando um desenvolvimento sustentável. Prioriza o desenvolvimento sócio estrutural e económico, contrariando o saber convencional de que o crescimento económico é um pré-requisito para o desenvolvimento social. 

    Resposta letra B.

  • Quero chamar atenção dos colegas para esta assertiva, o examinador embasou-se na proposta da NOVA DEFINIÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL elaborada pela Federação Internacional dos Trabalhadores Sociais /Assistentes Sociais, cuja aprovação pela Assembleia Geral da IFSW e da IASSW ocorreu em Julho de 2014, em Melborne.

    Outro detalhe, a assertiva foi aplicada num certame em 2016. Acho interessante buscar uma aproximação deste novo debate, e, não só para resolver questões, também para conhecer os novos debates teórico-metodológicos acerca da nossa profissão, abaixo trouxe um pouco dessa definição.

  • Ralmente temos que fazer essse debate, porque, sinceramente, foge completamente das discussões brasileiras críticas no âmbito da categoria. Totalmente contrário ao nosso projeto ético político, apontando para um debate centrado no individual e na mantenção da ordem social. Olha isso,  falam em "coesão social"!!!. Avalio essas denominações da profissão selecionadas por essa banca como um retrocesso!!!

  • Pessoal,

    A questão deveria ser anulada.

  • É baseado em avaliações holísticas biopsicossociais, espirituais e intervenções que transcendem a divisão micro, macro, incorporando a multidimensionalidade do sistema e integra a interrelação setorial e profissional, visando um

    choquei....tira isso dai por favor

  • GAB.: B

    Conceito trazido na questão, a meu ver, não está tão antenado com a perspectiva crítica do Serviço Social. Mesmo a definição indo de encontro, em alguns trechos, com a visão crítica da profissão, a banca julgou o item correto, pois está de acordo com" definição global da profissão de serviço social" que consta no documento abaixo. Na parte do "enfoque holístico" eu jurei estar incorreto, no entanto o documento traz essa visão. Vivendo e me surpreendendo com essas bancas.

    Fonte da questão: https://www.eassw.org/global/definicao-global-da-profissao-de-servico-social/