-
Gab A
Questão passível de anulação.
Art. 5o Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial: (Vide Lei complementar nº 150, de 2015)
I - no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;
II - no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;
III - em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.
Parágrafo único. As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.
-
Se liga Vladson a questão pede a incorreta, logo letra A.
-
LETRA A INCORRETA
LEI 11.340
Art. 5o Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:
I - no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas; (LETRA B)
II - no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;(LETRA C)
III - em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.(LETRA D)
Parágrafo único. As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.
-
geente tou passado, pedia a incorreta
-
(A)(Incorreta)
Psíquico:Concernente à alma, ao espírito: fenômenos psíquicos.
Metafísica é uma palavra com origem no grego e que significa "o que está para além da física". É uma doutrina que busca o conhecimento da essência das coisas.
O termo metafísica foi consagrado por Andrônico de Rodes a partir da ordenação dos livros aristotélicos referidos à ciência dos primeiros princípios e primeiras causas do ser.
-
AFF era a incorreta nem percebi =(
-
me·ta·fí·si·ca
(latim medieval metaphysica)
substantivo feminino
1. Doutrina da essência das coisas.
2. Conhecimento das causas primárias.
3. Teoria das .ideias.
4. Conhecimento geral e .abstrato.
5. .Abstração.
6. .Caráter do que é .abstrato.
7. [Figurado] .Sutileza ou transcendência no discorrer.
"metafísica", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/metaf%C3%ADsica [consultado em 19-09-2016].
Significado de Metafísica
s.f.Teoria filosófica que busca entender a realidade de modo ontológico (natureza do ser), teológico (essência de Deus e da religião) ou suprassensível (além dos sentidos).[Figurado] Teoria geral e abstrata; explicação filosófica: a metafísica da linguagem.Aristotelismo. Subdivisão da filosofia, definida pela análise detalhada das realidades que se transpõem à experiência sensível, embasando todas as ciências, através da investigação sobre a essência do ser; filosofia primária.(Etm. do latim: metaphysica; pelo grego: metaphysiká)
-
vladson nascimento não leu o enunciado e ainda pede anulação. Assim fica difícil!
-
Falta de atenção passa a vaga para o concorrente! Se liga galera!!!
-
Quem errou por falta de atenção ao ver que era a incorreta bate aqui!!
-
Se essa questão fosse um gol, seria do meio de campo encobrindo o goleiro !
-
metafísico HUAHAUHAUHAUHAUAH
-
LEI Nº 11.340/2006
Art. 5º - ...
I - no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas; (b)
II - no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa; (c)
III - em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação (d)
Metafísico foi demais até pra essas bancas sem nome, mas aquele incorreta ali no começo da questão, sem nenhum destaque deve ter confundido muita gente
-------------------
Gabarito: A
-
A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Lei 11.340/06 dispõe sobre formas de violência doméstica e familiar contra a mulher. ATENÇÃO: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta!
Análise das alternativas:
Alternativa A - Incorreta! A lei traz a violência psicológica como uma das formas de violência doméstica e familiar, mas não há disposição sobre violência "metafísica" (palavra, aliás, que nada tem a ver com o tema). Art. 7º, II, da Lei 11.340/06 "São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras: (...) II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação; (...)".
Alternativa B - Correta. É exatamente o que dispõe o art. 5º da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) a respeito do tema: " Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial: I - no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas; (...)".
Alternativa C - Correta. É exatamente o que dispõe o art. 5º da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) a respeito do tema: "Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial: (...) II - no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa; (...)".
Alternativa D - Correta. É exatamente o que dispõe o art. 5º da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) a respeito do tema: "Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial: (...) III - em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação".
Gabarito:
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A (já que a questão pede a exceção).
-
A solução da questão exige o conhecimento acerca da Lei Maria da
Penha – 11.340/2006, mais precisamente sobre o título II. Analisemos as
alternativas para verificar a incorreta:
a) INCORRETA. A violência no sentido psíquico está correto, pois são formas de
violência, dentre outras, a violência psicológica, entendida como qualquer
conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe
prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar
suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça,
constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante,
perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade,
ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer
outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação, de
acordo com o art. 7º, II da LMP. Porém, não há que se falar em sentido
metafísico, que corresponde a uma teoria filosófica.
b) CORRETA. A violência doméstica
pode ser cometida no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de
convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as
esporadicamente agregadas, de acordo com o art. 5º, I da LMP.
c) CORRETA. A violência doméstica
pode ser cometida no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada
por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais,
por afinidade ou por vontade expressa, de acordo com o art. 5º, II da LMP.
d) CORRETA. Também a violência
incide em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha
convivido com a ofendida, independentemente de coabitação, por exemplo, um
casal de namorados, conforme art. 5º, III da LMP.
GABARITO DA PROFESSORA: LETRA A.