SóProvas


ID
2035225
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 18° Região - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                    Tudo é Química


Se pensarmos bem, a Química está em quase tudo o que vemos no nosso cotidiano. Diariamente – ou quase diariamente – todos nós usamos produtos de limpeza, cosméticos, cozinhamos. Fazer um bolo é química pura. O fermento, seu modo de funcionamento na hora de fazer crescer a massa, os processos que levam uma mistura de ingredientes secos e molhados a se transformar em um alimento macio, sem gosto de farinha e (se tudo der certo) de sabor agradável, que em nada lembra o gosto da farinha crua.

Mas não é assim que pensamos a Química. Assim como as demais ciências exatas, ela nos é apresentada como algo distante, difícil, um obstáculo a ser vencido, um problema a ser resolvido com paciência e perseverança. Isso só traz prejuízos: o aluno se sente obrigado a1 aprender, o professor se sente desestimulado a2 ensinar e, por fim, o jovem termina o Ensino Médio com a certeza de que as ciências exatas, dentre elas a3 Química, são apenas disciplinas que exigem o treino mecânico, a4 repetição e o cálculo.

As ciências exatas, então, são apresentadas de maneira limitada, como se fossem apenas a representação de átomos, equações e fórmulas escritos em um papel. Quando, na verdade, as ciências exatas são muito, muito mais do que isso. Física, Química e Matemática são maneiras de explicar o mundo. E não há nada que possa ser mais próximo de nós todos do que isso. Vivemos este mundo e ele só é assim porque o homem, por meio dos instrumentos mentais e práticos que possui (como as ciências exatas), transformou-o até chegar a este ponto.

                                                                                                                                  Beatriz Duarte de Alcântara

“Assim como as demais ciências exatas, ela nos é apresentada como algo distante, difícil, um obstáculo a ser vencido, um problema a ser resolvido com paciência e perseverança.”


Sobre o termo destacado, pode-se concluir corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO

    Certos verbos ou nomes presentes numa oração não possuem sentido completo em si mesmos. Sua significação só se completa com a presença de outros termos, chamados integrantes

    São eles:

    complementos verbais (objeto direto e objeto indireto);

    complemento nominal;

    agente da passiva.

     

    TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO

    Sobre os Termos Acessórios

    Existem termos que, apesar de dispensáveis na estrutura básica da oração, são importantes para a compreensão do enunciado. Ao acrescentar informações novas, esses  termos:

    - caracterizam o ser;

    - determinam os substantivos;

    - exprimem circunstância.

    São termos acessórios da oração: o adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto.

    TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO

    Sujeito e Predicado

    Para que a oração tenha significado, são necessários alguns termos básicos: os termos essenciais. A oração possui dois termos essenciais, o sujeito e o predicado.

  • A sintaxe se divide em:

    -Termos Essenciais: Sujeito e Predicado

    -Termos Integrantes: Complemento Verbal (objeto direto ou objeto indireto), ou Complemento Nominal que completa o sentido de substantivo, adjetivo ou advérbio. 

    -Termos Acessórios: Adjunto Adnominal (palavras ligadas a substantivo), ou Adjunto Adverbial (palavras ligadas a verbos para indicar circunstância), ou aposto que é a explicação de um nome.

    No caso da questão, a parte sublinhada é termo acessório pois está ligada ao verbo resolvido, indicando a circunstância, ou seja, com paciência e perseverança.

     

     

     

  • Vc se assusta com o tamanho dos itens mas quando vc ler, é mais simples do que as pequenas. kkk...

  • Normalmente vem nos finais das ORAÇÕES. :)

     

  •         O termo “com paciência e perseverança” expressa o modo como um problema pode ser resolvido. Assim, é o adjunto adverbial de modo e a alternativa (C) é a correta.
            Vale lembrar que o adjunto adverbial é um termo considerado acessório, pois adiciona circunstância à oração, elemento que não é básico, que não é crucial para o entendimento da informação.
    Prof. Décio Terror
    Estratégia Concursos

  • Adjunto adverbial de modo. O modo como deve ser resolvido o problema, com paciência e perseverança. 

  • DUVIDA

    RESOLVIDO É UM VERBO CERTO? SENDO ASSIM QUEM RESOLVE RESOLVE ALGUMA COISA LOGO COM PACIENCIA E PERSEVERANÇA SERIA OBJETO DIRETO????







    CASO ALGUÉM POSSA RESPONDER ESSA DÚVIDA SEREI MUITOOO GRATO POIS SOU INICIANTE ...

    VLW

  • Hoje dia 13/12/2019 venho responder a mim mesmo que o termo em apresso é um adjunto adverbial. E agradecer a Deus por todo aprendizado até aqui.