-
A avaliação psicológica que é feita no âmbito forense e na área clínica diferenciam-se quanto ao escopo, perspectiva do cliente, voluntariedade e autonomia, riscos à validade, dinâmica do relacionamento e o tempo de avaliação.
-
segundo o livro Psiicodiagnóstico, Hutz,Claudio S.
Psicodiagnóstico somente há no contexto Clínico, não há psicodiagnóstico organizacional ou forense...
-
Consulte o livro "AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO FORENSE" (BANDEIRA et al)
-
Quando não temos uma bibliografia muito extensa sobre o tema, ou quando apenas ouvimos o professor em sala, deixamos muito detalhes escparem... acho q o psicodiagnóstico é um bom exemplo, muita gente acredita que o nome dado sempre é psicodiagnóstico, independente do contexto.
Esquecem q o contexto clínico é quem nomeia esse tipo de avaliação psicológica como "psicodiagnóstico".
-
A avaliação realizada pelo psicólogo no contexto da psicologia jurídica ou forense será semelhante à avaliação psicológica tradicional, pois ambas objetivam a coleta de informações sobre um examinando para o diagnóstico acerca do seu modo de funcionamento psicológico.
-
GABARITO: ERRADO
-
A questão requer conhecimentos acerca da Avaliação Psicológica.
A avaliação psicológica é uma área da psicologia destinada ao estudo e investigação do comportamento humano fundamentada em princípios éticos e científicos. Está amplamente consolidada em diversos contextos: nas escolas, na clínica, nas organizações, na saúde, na área jurídica.
De acordo com o SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos) , a Avaliação Psicológica “é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina." (SATEPSI)
No contexto jurídico, a avaliação psicológica destina-se a oferecer subsídios importantes para decisões do juiz, como por exemplo adoção, guarda, crimes sexuais, etc.
Nesse caso, difere da avaliação psicológica clínica, que tem como objetivo investigar mais afundo a personalidade do sujeito, podendo utilizar técnicas de entrevista, testes psicológicos e outras fontes da informação. Na psicologia jurídica a avaliação não destina-se a investigar a personalidade do sujeito.
Gabarito da Professora: ERRADO.