SóProvas


ID
2037847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do conhecimento e da gestão por competências, julgue o próximo item.

A gestão do conhecimento defende que a criação de condições para a concepção do conhecimento deve começar no nível organizacional, estendendo-se progressivamente para os indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADA.

    Entendo que a criação de condições para a concepção do conhecimento ocorre de forma simultânea .

    Por gentileza, comentem.

  • Primeiro entendo que devemos começar das pessoas, dos seus conhecimentos tácitos, tornando-os explícitos, através da conversão do conhecimento, para assim torná-lo mais amplo, a toda organização. É um processo ciclíco e interativo.

  • Chiavenato diz que a Aprendizagem Individual conduz à Aprendizagem Organizacional.

    Fonte: curso do Prof Carlos Xavier, do Estratégia.

  • O início do ciclo de gestão do conheciemento é tornar Explicito os conheciementos tácitos dos colaboradores.

    Aprendizagem individual>>>>>>>>>>>>>>>>>organizacional.

  • De acordo com os modelos de conversão, inicialmente os conhecimentos tácitos são transformados em explícitos, ou seja, parte do indivíduo para a organização

     

    -------------------

    Gabarito: Errado

  • No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do conhecimento e da gestão por competências, julgue o próximo item.

     

    A gestão do conhecimento defende que a criação de condições para a concepção do conhecimento deve começar no nível organizacional, estendendo-se progressivamente para os indivíduos.  - errado, começa nos indivíduos (Tácito) e vai para a organização de maneira cíclica

     

    ----------------

     

    Espiral do Conhecimento foi descrita por NONAKA & TAKEUCHI (1997) como um processo que necessita ser implantado para que a organização se transforme em uma empresa que gera conhecimento. Para isso, a organização deve completar uma espiral que vai do tácito para tácito, do explícito ao explícito, do tácito ao explícito, e finalmente, do explícito ao tácito. Sendo assim, o conhecimento deve ser articulado e internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa.

     

    Conhecimento Tácito é aquele que  indivíduo adquiriu ao longo da sua vida, é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, é subjetivo e inerente as habilidades de um funcionário.

     

    Conhecimento Explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

     

    Os quatro passos para completar a Espiral do Conhecimento estão descritas a seguir:

     

    1º Passo - Socialização (tácito para tácito)Refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática,

     

    2º Passo - Externalização (tácito para explícito): Ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo por meio da escrita, fala ou desenho. 

     

    3º Passo - Combinação  (explícito para explícito): Caracteriza-se pela padronização do conhecimento, chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais quais um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro, etc.

     

    4º Passo - Internalização (explícito para tácito): Ocorre  quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização, desta forma,  outras pessoas começam a internalizá-los e o utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito. 

     

    Peguei da colega aqui do QC, Marcela Lira

  • A gestão do conhecimento defende que a criação de condições para a concepção do conhecimento deve começar no nível organizacional, estendendo-se progressivamente para os indivíduos (é exatamente o oposto, a Gestão do conhecimentos ocorre PELOS e ENTRE os individuos da ORG).

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    É exatamente o contrário. 

    Para criar conhecimento, a organização deve impulsionar o conhecimento tácito individual (que é a base/início do processo de criação de conhecimento). O passo seguinte é amplificar esse conhecimento a nível organizacional/grupal, com objetivo de que o conhecimento atravesse os diferentes níveis da estrutura organizacional (através dos quatro modos de conversão do conhecimento).  

    Ou seja, o conhecimento começa no indivíduo e, em um processo de “espiral”, o conhecimento é articulado e compartilhado.