- ID
- 2040595
- Banca
- UNESPAR
- Órgão
- UNESPAR
- Ano
- 2014
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
-
- Sintaxe
- Termos essenciais da oração: Sujeito e Predicado
- Termos integrantes da oração: Objeto direto, Objeto indireto, Complemento nominal, Agente da Passiva
- Vocativo e Termos Acessórios da Oração: Adjunto Adnominal, Diferença entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal, Adjunto Adverbial e Aposto
O texto a seguir é referências para a questão:
Enfrentando adversidades
Apesar do progresso alcançado, em inúmeros países a educação se encontra em crise. Hoje, mais de 100 milhões de crianças – sendo que mais da metade são meninas – não terão a oportunidade de frequentar uma sala de aula. O fato de conseguir uma vaga na escola não é suficiente. No sul da Ásia e na África subsaariana, menos de 75% das crianças conseguem concluir o ensino fundamental. Os currículos obsoletos e mal adaptados, a escassez de recursos, o excesso de crianças por sala de aula e a falta de formação adequada dos professores têm como resultado um ensino de qualidade crítica.
A crise da educação se transmite de geração em geração. As crianças que hoje não recebem educação serão os analfabetos do amanhã. No mundo, hoje, cerca de 862 milhões de adultos, dois terços deles mulheres, não sabem ler nem escrever. Isso significa que uma de cada quatro mulheres é analfabeta. As crianças e adultos de comunidades pobres e distantes, na área rural, as minorias étnicas e as vítimas de conflitos e desastres naturais são as maiores vítimas.
Fonte: (A UNESCO e a Educação: nossa missão)
Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue0000
33.pdf. (Acessado em: 05/02/2013)
Na sentença: “No mundo, hoje, cerca de 862 milhões de adultos, dois terços deles mulheres, não sabem ler nem escrever”, podemos afirmar, sobre a análise sintática:
I . o sujeito da oração principal é: mulheres
II. o sujeito da oração principal é: cerca de 862 milhões de adultos
III. “dois terços deles mulheres” está funcionando como aposto.
IV. “No mundo” e “hoje” funcionam como adjuntos adverbiais de lugar e de modo, respectivamente.
As alternativas CORRETAS são: