-
A cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros dessa organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades.,
-
Letra a)Errada. Além das normas formais, há aspectos diretamente observáveis (comunicação, comportamento) e indiretamente observáveis, intangíveis (valores, pressupostos)
Letra b)Certa. Definição de Schein.
Letra c)Errada. Conquanto seja difícil modificar a cultura de uma organização (pública ou privada), as mudanças culturais não são, sobrmaneira, impossíveis.
Letra d)Errada. É justamente através do estudo da Cultura Organizacional que se consegue observar os fundamentos das ações comporamentais de seus elementos
Letra e)Errada. A cultura PODE funcionar como um facilitador de mudanças SE a cultura da organização for altamente adaptativa e tendente às mudanças. Não obstante tal situação não estar explícita, fato que por si já torna inadequada a assertiva, é cediço que a cultura do serviço público, em linhas gerais tende a ser mais conservadora, menos adaptativa.
Fonte: facebook.com/admfederal
-
Letra (b)
“cultura organizacional é o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz, foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aqueles problemas”.
Edgar Schein
-
Q813213 - O conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições de cada organização é conhecido como cultura organizacional.
Q680316 - Cultura organizacional constitui-se como modelo de pressupostos básicos assimilados por um grupo, a partir do enfrentamento de seus problemas de adaptação externa e integração interna, que é considerado válido por sua eficácia resolutiva.
-
Contribuindo:
Pressuposições básicas ( ou pressupostos básicos): são crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. A cultura prescreve "a maneira certa de fazer as coisas" adotada na organização muitas vezes por meio de pressuposições que não estão escritas e nem sequer verbalizadas na organização.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p.379
bons estudos
-
Cultura organizacional no setor público constitui-se como modelo de pressupostos básicos assimilados por um grupo, a partir do enfrentamento de seus problemas de adaptação externa e integração interna, que é considerado válido por sua eficácia resolutiva.