SóProvas


ID
2040958
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito das semelhanças e diferenças entre gestão pública e gestão privada, considere:

I. O cliente atendido pelo setor público, paga diretamente pelos serviços por meio dos impostos, que mantêm total simetria de valor com os serviços adquiridos; ao passo que o cliente do setor privado remunera indiretamente a organização, pagando pelo bem ou serviço adquirido.

II. As ações que buscam qualidade no setor privado, em geral, referem-se a metas de competitividade no sentido da obtenção, manutenção e expansão de mercado; ao passo que no setor público, a meta é a busca da excelência no atendimento a todos os cidadãos, ao menor custo possível.

III. A finalidade precípua das atividades de caráter privado é a sobrevivência em um ambiente de alta competitividade, enquanto o objetivo da atividade pública é a geração de um excedente público a ser distribuído de forma democrática entre os cidadãos.

IV. Os regimes de mercado em cada uma das esferas são distintos, com a presença do chamado monopólio artificial no setor público e um regime, não raro de forte concorrência, sob estruturas concentradas no setor privado. 

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da primeira alternativa é que houve uma troca, pois os serviços na Administração pública são pagos indiretamentes e os serviços no setor privado são pagos diretamentes. 

     

  • Gabarito C

  • A gestão privada não apresenta a interferência de políticos e não leva em conta planos e projetos de governo, sendo mais independente neste sentido do que a gestão pública.

    No entanto, dependendo do tamanho da empresa, é possível que problemas relacionados aos gestores, que em empresas pequenas quase sempre são os fundadores.

    Em empresas maiores, os problemas enfrentados pela gestão privada têm mais a ver com a falta de profissionais que sejam devidamente qualificados para exercerem a função de gestores do negócio.

  • Alguém saberia explicar o que é monopólio artificial?

  • O "monopólio artificial", mencionado na letra D (gabarito), acontece quando a atuação da entidade é protegida por legislação que garante isenção fiscal, proteção tarifária, subsídios, licenças de atuação, etc. A atuação de empresas públicas pode ser um exemplo. 

  • E o Gabarito da questão diz que é a letra (C). questão que deveria ter seu gabarito ratificado!

  • alguém explica poque o item III está errado!

  • Gabarito “C”.

    I. ERRADA - O cliente atendido pelo setor público, paga indiretamente pelos serviços por meio dos impostos. Em contrapartida, o cliente do setor privado remunera diretamente a organização, pagando pelo bem ou serviço adquirido. A alternativa apenas trocou os termos.

    -------------------------

    II. CORRETA - O setor privado busca qualidade por meio de estímulos a competitividade. Já o setor público busca excelência no atendimento sem deixar de ser eficiente (baixo custo).

    -------------------------

    III. ERRADA - A alternativa extrapola ao afirmar que “o objetivo da atividade pública é a geração de um excedente público a ser distribuído entre os cidadãos.

    -------------------------

    IV. CORRETA - O termo “monopólio artificial no setor público” refere-se à quando o setor público monopoliza um determinado mercado ou setor e não permite concorrência, protegendo-se por meio da legislação, para ser o único atuante, seja através da administração direta ou indireta. Por exemplo: serviço postal (Correio), extração de petróleo (Petrobras).

    Já o termo “estruturas concentradas no setor privado” refere-se à concentração de mercado na mão de poucos atuantes de um determinado setor, por exemplo: setor bancário (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil), consumo de bebidas (Ambev).

  • I. ERRADA

    Setor público: O cidadão paga INDIRETAMENTE por meio de impostos

    Setor privado: O Cliente paga DIRETAMENTE pelo produto ou serviço utilizado.

    II. PERFEITA

    III. ERRADA O objetivo da atividade pública não é a geração de um excedente público. O setor público busca a EFICIÊNCIA utilizando inusmos de na quantidade correta .

    > Execedente: Que excede, que sobra; excessivo.

    IV. PERFEITA-

    > comentárido de lúcio de souza ja diz tudo.