- 
                                Também feito por tabela verdade 
- 
                                Gabarito E. Ao invés de fazer tabela verdade para cada item e verificar se é tautologia, mostre que não é tautologia. Para cada item tente demonstrar  que a proposição ficará falsa. Conseguindo demonstrar ao final que a proposição é falsa, ela não poderá ser tautologia, pois para que o seja faz necessário que a hipótese seja verdeira. Item  A) p --> (p'  v q )    Para que a CONDIÇÃO  fique falsa é necessário que a proposição  seja V--> F, pois assumirá valor falso, logo Vera Fisher Falsa. É preciso que  p assuma o valor de V (verdadeiro) e que (p' v q) assuma o valor de F (falso), para que toda a condição fique falsa. p -- > (p'  v q ) 
 V -- > F
 Se p é Verdade , logo p'  será falso. V ---> (F v q) Então se p' é F (falso), para que a DISJUNÇÃO  fique falsa, q será falso também. V --> F v F V -->  F        F  Ao demonstrar que não é tautologia, note-se que a proposição  assume o valor lógio como falso, logo não poderá ser tautologia. Assim ocorre com os demais itens também B), C) e D). Já o item E) (GABARITO) é tautologia.Vejamos: E)  (p ^ q) --> (p v q) Utilizando o mesmo raciocínio, tentar fazer com que a proposição fique falsa. Nesse item também  temos uma CONDIÇÃO e para que esta fique falsa, deverá ser V --> F (vera fisher falsa). (p ^ q) --> (p v q)     V     --->  F  Então para que a CONJUNÇÃO assuma valor V (verdadeiro) é necessario que  p e q sejam V (verdadeiros).  Se na CONJUNÇÂO p e q são V (verdadeiros) na DISJUNÇÂO também serão, Logo o consequente não será falso e a proposição ficará verdadeira. V ^ V ---> (V v V) V --->  V    V Pode-se concluir que ao tentar demonstrar que a CONDIÇÃO será falsa, ela permanece verdadeira. Então será tautologia. Logo o gabarito da questão!         
- 
                                Tabela verdade dá menos erro na hora de fazer, ao meu ver, por mais que seja bem mais trabalhosa 
- 
                                Gabarito - Letra E Através da tabela verdade - p^q -> pvq = vvvvv 
- 
                                Essa eu não entendi, qual a difernça entre p e p'....e esse g...viajei completamente nessa, se alguém puder me ajudar eu agradeço   Bons Estudos!!! 
- 
                                Tautologia: Todas as formas de montar a tabela será verdadeira, obrigatoriamente. Não podendo ser falsa, portanto. Sempre serão tautologia as seguintes expressões:
 1. (P v ~P)
 2. (P ^ Q)  -->   (P v Q) (P ^ Q)   -->  (P v Q) - igualar a FALSO. Se, em algum momento der ERRO, significa dizer que não será possível o resultado ser FALSO, sendo, portanto, uma tautologia. No Se...Então, para dar falso, Vera .... Fisher = Falso (P ^ Q)   -->  (P v Q)  = F v......v     -->     f.......f
 V                  ERRO
 Quando tentar resolver o segundo parênteses dá erro, pois, não há como deixar o "P v Q" falso, se no parênteses anterior eles foram Verdadeiros. Encontrado o ERRO, verifica-se que não é possível a expressão ser falsa.  Conclui-se, assim, que a referida expressão será, SEMPRE, uma tautologia. 
- 
                                Gab: E Tabela verdade é a maneira mais simples e seggura para se chegar à conclusão. A diferença entre p e p', é que um é a negação do outro, Com relação ao g, só mais um argumento pra dar uma enredada! 
- 
                                Eu não entendi esses tracinhos em cima dos P, mas a última é tautologia, então pronto. 
 
 
- 
                                p' = ~p = ¬p = negação de p 
- 
                                fiquei na dúvida o que seria esse p'