SóProvas


ID
2044075
Banca
Quadrix
Órgão
CREMAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Hospitais do Amapá estariam sem ambulâncias por falta de pagamento

Servidores contam que transporte de pacientes foi interrompido.

Falta do serviço atinge HE, HCAL e PAI, em Macapá.

Ambulâncias que atendem a hospitais públicos estaduais do Amapá teriam sido retiradas por falta de pagamento do governo à empresa responsável pela locação dos veículos. A informação foi confirmada por funcionários que atuam na rede hospitalar. Em nota enviada, o governo informou que foi "surpreendido" com a atitude da empresa e que foi à Justiça para buscar o retorno dos veículos.

"No dia 10 de dezembro a Sesa foi surpreendida com a suspensão dos serviços sem prévio aviso. Imediatamente a secretaria entrou com pedido de liminar, uma vez que o atraso alegado extraoficialmente pela empresa não é superior a 90 dias do atual exercício financeiro, como prevê a Lei Geral de Licitações nº 8.666, para que o contratado interrompa os serviços", disse a nota, acrescentando que a Justiça deu 24 horas para a empresa voltar com as ambulâncias para as unidades.

A falta das ambulâncias estaria afetando os hospitais de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e de Emergências (HE) e Pronto Atendimento Infantil (PAI), todos em Macapá. O G1 percorreu as unidades e constatou que não havia ambulâncias em nenhum dos prédios. No HCAL, a vaga destinada ao veículo estava ocupada por um carro particular.

De acordo com a enfermeira Sandra Pereira, de 49 anos, os funcionários receberam a informação de que o retorno das ambulâncias aconteceria somente mediante a efetuação dos pagamentos. “As ambulâncias foram todas retiradas. Não temos nenhuma no HCAL e nem no HE. Se o governo do estado não liberar o dinheiro para pagar as ambulâncias, elas vão continuar fora dos hospitais”, disse.

Um técnico em enfermagem do Hospital de Emergências, que preferiu manter a identidade em sigilo, relatou que a retirada dos veículos atinge diretamente o transporte de pacientes entre uma unidade e outra. “Os pacientes que quiserem fazer algum exame têm que ir em algum carro particular por conta própria. Se ele entra, não sai mais do hospital, se depender das ambulâncias”, comentou o funcionário do HE de Macapá. [...]

Motoristas das ambulâncias dizem que tiveram que ser remanejados para outros hospitais após o primeiro caso de retirada dos veículos. “As [ambulâncias] da UPA e da maternidade nunca mais voltaram. Nós fomos até transferidos para outros hospitais porque elas não retornaram”, contou um motorista, que pediu para manter a identidade em sigilo.

(g1.globo.com)

A respeito da morfologia e da sintaxe em “De acordo com a enfermeira Sandra Pereira, de 49 anos, os funcionários receberam a informação de que o retorno das ambulâncias aconteceria somente mediante a efetuação dos pagamentos.”, pode-se afirmar corretamente que:

Alternativas
Comentários
  •  Futuro do Pretérito Composto do Indicativo:

    É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro do Pretérito simples do Indicativo e o principal no particípio, tendo o mesmo valor que o Futuro do Pretérito simples do Indicativo.

    Por exemplo:

    Eu teria estudado no Maxi, se não me tivesse mudado de cidade.

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf66.php

  • se alguém puder explicar o erro da "a" e da "d" eu agradeço.

     

  • a) a preposição “de” em destaque poderia ser omitida sem qualquer problema, já que não há qualquer justificativa sintática para seu uso.errado- informação necessita de complemento nominal, o qual exige preposição "de". mesmo caso com sintagmas tais como "medo", "receio", "determinação" etc.

    b) a palavra “somente” classifica-se morfologicamente como advérbio e possui acentuação facultativa. errado- é adverbio, mas nao tem nada de acentuação.

    c) o termo “de acordo com a enfermeira Sandra Pereira” exerce função sintática de adjunto adverbial de modo.- errado. é adjunto adverbial de conformidade

    d) a expressão “dos pagamentos” atua como adjunto adnominal de “efetuação”. - errado. é complemento nominal porque o termo anterior - efetuação- é abstrato. outra maneira de comprovar: “dos pagamentos” tem função passiva na oração (os pagamentos sao efetuadfos).

    e) a forma verbal “aconteceria” aparece flexionada na terceira pessoa do singular, no futuro do pretérito do modo indicativo. correto

  • Gabarito: Letra E

    ------------------------------------------------------------------------------------------------

    Conjugação do verbo "acontecer" no futuro do pretérito do modo indicativo:

    eu aconteceria

    tu acontecerias

    ele aconteceria

    nós aconteceríamos

    vós aconteceríeis

    eles aconteceriam

    -----------------------------------------------------------------------------------

    Fonte: https://www.conjugacao.com.br/verbo-acontecer/

     

  • GAB: E 

     

    Eu continuo com dúvidas ! Alguém poderia me ajudar ?

    Mandei a pergunta para o professor Cleiton Natal e olhem o que ele respondeu:

     

    " A forma verbal "aconteceria"  está no futuro do pretérito do indicativo. No entanto, denota dúvida/possibilidade. Bons estudos! "

    Se denota dúvida e possibilidade não seria modo subjuntivo?

     

     

    modo subjuntivo é usado para transmitir um acontecimento irreal, hipotético ou desejado, ou seja, de possível realização, mas ainda incerto. Através dos tempos verbais do modo subjuntivo, expressam-se ações imprecisas, que ainda não foram realizadas e que dependem de outras para acontecer. (https://www.conjugacao.com.br/verbos-no-subjuntivo/)

  • a) ERRADO, o substantivo abstrato "informação" rege a preposição "de", dessa forma, não poderia haver a omissão, pois,trata-se de um complemento nominal;

    b) ERRADO, "somente" é realmente um advérbio, porém, não há acentuação na palavra;

    c) ERRADO, o termo "de acordo" expressa adjunto adverbial de conformidade, e não de modo;

    d) ERRADO, esse é o mais difícil de diferenciar. 

    O complemento nominal e o adjunto adnominal podem vir preposicionados, referindo-se a um substantivo abstrato. Dessa forma, a última etapa para diferenciar o complemento do adjunto é saber se o termo atua como elemento AGENTE ou PASSIVO na frase. Exemplo: O atendimento do dentista foi excelente. Aqui temos um adjunto adnominal, pois "o atendimento" foi realizado pelo dentista que é AGENTE na frase. Já na frase trazida pela questão, temos um complemento nominal, pois "dos pagamentos" é elemento PASSIVO do termo "efetuação".

    e) CERTO.

    @Jordana . Como regra, nós temos o modo subjuntivo indicando fatos duvidosos, possíveis ou hipotéticos. Mas, esse modo não é o único a dar esses valores em uma frase. O futuro do pretérito do modo indicativo também pode execer essa função. Veja o exemplo: Eu estudaria, caso fosse preciso. Observe que temos uma condição, e não há como afirmar se iria mesmo estudar.

    É interessante pegar uma boa gramática ou curso, pois vários modos podem indicar outros fatos além dos ditos em regra. Exemplo é o pretérito imperfeito do indicativo que pode indicar situação do passado não concretizada ou transmitir regularidade, ideia de continuidade da ação no passado.

  • LETRA C - O termo “de acordo com a enfermeira Sandra Pereira” exerce função sintática de adjunto adverbial de modo. [Conformidade]

     

    LETRA D - A expressão “dos pagamentos” atua como adjunto adnominal de “efetuação”.  [Complemento Nominal]

  • Essa eu boiei.

    o modo indicativo não denota certeza?

  • LETRA E

  • GABARITO: E

    Futuro do pretérito do modo indicativo também denota dúvida, incerteza (essa é a única hipótese que não se tem certeza do fato).

    (NÃO É APENAS O MODO SUBJUNTIVO QUE DENOTA DÚVIDA)

    Essa classificação (futuro do pretérito do indicativo, desinência ria) tem uma correlação com o subjuntivo (desinência sse).

  • E) a forma verbal “aconteceria” aparece flexionada na terceira pessoa do singular, no futuro do pretérito do modo indicativo.

    MODO INDICATIVO

    Presente: HOJE eu...

    Pretérito perfeito: ONTEM eu...

    Pretérito Imperfeito: ANTIGAMENTE eu...

    Pretérito Mais-Que-Perfeito: RA / REI (sem acento)

    Futuro do presente: AMANHÃ eu...

    Futuro do pretérito: eu ... (RIA). Trabalha com a dúvida tb.

    --->Futuro do pretérito – sempre vai indicar uma hipótese<-----