-
Futuro do Pretérito Composto do Indicativo:
É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro do Pretérito simples do Indicativo e o principal no particípio, tendo o mesmo valor que o Futuro do Pretérito simples do Indicativo.
Por exemplo:
Eu teria estudado no Maxi, se não me tivesse mudado de cidade.
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf66.php
-
se alguém puder explicar o erro da "a" e da "d" eu agradeço.
-
a) a preposição “de” em destaque poderia ser omitida sem qualquer problema, já que não há qualquer justificativa sintática para seu uso.errado- informação necessita de complemento nominal, o qual exige preposição "de". mesmo caso com sintagmas tais como "medo", "receio", "determinação" etc.
b) a palavra “somente” classifica-se morfologicamente como advérbio e possui acentuação facultativa. errado- é adverbio, mas nao tem nada de acentuação.
c) o termo “de acordo com a enfermeira Sandra Pereira” exerce função sintática de adjunto adverbial de modo.- errado. é adjunto adverbial de conformidade
d) a expressão “dos pagamentos” atua como adjunto adnominal de “efetuação”. - errado. é complemento nominal porque o termo anterior - efetuação- é abstrato. outra maneira de comprovar: “dos pagamentos” tem função passiva na oração (os pagamentos sao efetuadfos).
e) a forma verbal “aconteceria” aparece flexionada na terceira pessoa do singular, no futuro do pretérito do modo indicativo. correto
-
Gabarito: Letra E
------------------------------------------------------------------------------------------------
Conjugação do verbo "acontecer" no futuro do pretérito do modo indicativo:
eu aconteceria
tu acontecerias
ele aconteceria
nós aconteceríamos
vós aconteceríeis
eles aconteceriam
-----------------------------------------------------------------------------------
Fonte: https://www.conjugacao.com.br/verbo-acontecer/
-
GAB: E
Eu continuo com dúvidas ! Alguém poderia me ajudar ?
Mandei a pergunta para o professor Cleiton Natal e olhem o que ele respondeu:
" A forma verbal "aconteceria" está no futuro do pretérito do indicativo. No entanto, denota dúvida/possibilidade. Bons estudos! "
Se denota dúvida e possibilidade não seria modo subjuntivo?
O modo subjuntivo é usado para transmitir um acontecimento irreal, hipotético ou desejado, ou seja, de possível realização, mas ainda incerto. Através dos tempos verbais do modo subjuntivo, expressam-se ações imprecisas, que ainda não foram realizadas e que dependem de outras para acontecer. (https://www.conjugacao.com.br/verbos-no-subjuntivo/)
-
a) ERRADO, o substantivo abstrato "informação" rege a preposição "de", dessa forma, não poderia haver a omissão, pois,trata-se de um complemento nominal;
b) ERRADO, "somente" é realmente um advérbio, porém, não há acentuação na palavra;
c) ERRADO, o termo "de acordo" expressa adjunto adverbial de conformidade, e não de modo;
d) ERRADO, esse é o mais difícil de diferenciar.
O complemento nominal e o adjunto adnominal podem vir preposicionados, referindo-se a um substantivo abstrato. Dessa forma, a última etapa para diferenciar o complemento do adjunto é saber se o termo atua como elemento AGENTE ou PASSIVO na frase. Exemplo: O atendimento do dentista foi excelente. Aqui temos um adjunto adnominal, pois "o atendimento" foi realizado pelo dentista que é AGENTE na frase. Já na frase trazida pela questão, temos um complemento nominal, pois "dos pagamentos" é elemento PASSIVO do termo "efetuação".
e) CERTO.
@Jordana . Como regra, nós temos o modo subjuntivo indicando fatos duvidosos, possíveis ou hipotéticos. Mas, esse modo não é o único a dar esses valores em uma frase. O futuro do pretérito do modo indicativo também pode execer essa função. Veja o exemplo: Eu estudaria, caso fosse preciso. Observe que temos uma condição, e não há como afirmar se iria mesmo estudar.
É interessante pegar uma boa gramática ou curso, pois vários modos podem indicar outros fatos além dos ditos em regra. Exemplo é o pretérito imperfeito do indicativo que pode indicar situação do passado não concretizada ou transmitir regularidade, ideia de continuidade da ação no passado.
-
LETRA C - O termo “de acordo com a enfermeira Sandra Pereira” exerce função sintática de adjunto adverbial de modo. [Conformidade]
LETRA D - A expressão “dos pagamentos” atua como adjunto adnominal de “efetuação”. [Complemento Nominal]
-
Essa eu boiei.
o modo indicativo não denota certeza?
-
LETRA E
-
GABARITO: E
Futuro do pretérito do modo indicativo também denota dúvida, incerteza (essa é a única hipótese que não se tem certeza do fato).
(NÃO É APENAS O MODO SUBJUNTIVO QUE DENOTA DÚVIDA)
Essa classificação (futuro do pretérito do indicativo, desinência ria) tem uma correlação com o subjuntivo (desinência sse).
-
E) a forma verbal “aconteceria” aparece flexionada na terceira pessoa do singular, no futuro do pretérito do modo indicativo.
MODO INDICATIVO
Presente: HOJE eu...
Pretérito perfeito: ONTEM eu...
Pretérito Imperfeito: ANTIGAMENTE eu...
Pretérito Mais-Que-Perfeito: RA / REI (sem acento)
Futuro do presente: AMANHÃ eu...
Futuro do pretérito: eu ... (RIA). Trabalha com a dúvida tb.
--->Futuro do pretérito – sempre vai indicar uma hipótese<-----