SóProvas


ID
204466
Banca
FEC
Órgão
MPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Eunézio, servidor público da administração direta da União não sabe se tem direito ao plano de carreira, mas se informou com o seu superior e de acordo com o texto constitucional vigente, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito da sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a CF

    Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.

    Letra  E - Correta

  • Cabe ressaltar que mesmo se tratando de Regime Jurídico Único não quer dizer que  seja necessariamente adotado o regime estatutário ( servidores públicos).

    O Órgão poderá escolher entre o regime Estatutátio ou o Celetista ,  e nunca os dois regimes ( regime multiplo) que foi o objeto da ADIN em questão mencionado pelo colega.

    Exemplo de Empresa Pública é a Caixa Econômica Federal que embora pertença capital 100% público adota para seus empregados o Regime Celetista ( CLT )
    .
    Bons Estudos

  • Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas. (Vide ADIN nº 2.135-4)

    https://www.youtube.com/watch?v=UL-SL34zLsQ

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Administração Pública. Vejamos:

    Art. 39, CF. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas. 

    Assim:

    A. ERRADO. Das autarquias, das associações sindicais e das fundações públicas.

    B. ERRADO. Da administração pública direta, empresa privada e das fundações públicas.

    C. ERRADO. Das fundações públicas, associações sindicais e da administração pública indireta.

    D. ERRADO. Da administração pública indireta, administração pública direta e das associações sindicais.

    E. CERTO. Da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.

    GABARITO: ALTERNATIVA E.