SóProvas


ID
2053012
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rovinski (2013), ao discutir a realização de avaliações psicológicas no contexto jurídico, afirma a necessidade, por parte dos psicólogos, de “adaptação de seus procedimentos metodológicos às especificidades de sua atuação”.
Com base nisso, considere as ações abaixo.

I - Enfatizar as intervenções que visem mudanças no comportamento do avaliado, de forma a preservar o contexto terapêutico.

II - Dirigir o foco da avaliação aos achados clínicos que possuam relevância à questão legal.

III - Abordar o problema, foco da avaliação psicológica, ultrapassando a visão particular do sujeito avaliado decorrente da dinâmica de seu mundo interno.

Quais integram adaptações necessárias dos procedimentos metodológicos do psicólogo às especificidades de sua atuação?  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • I Errada: a avaliação psicológica no contexto jurídico não tÊm como objetivo fazer intervenções, o objetivo é responder os quesitos necessários da demanda jurídica.

    II- Correta: Idem a alternativa I

    III-Correta.Apesar da redação estra um pouco confusa, a assertiva descreve que o foco da avaliação  não é a idiossincrasia do sujeito, mas  os aspectos objetivos do contexto, não queremos saber como aquele sujeito responde a um determinado estímulo, mas sim identificar respostas para responder os quesitos técnicos . A precisão da informação  passa a ser uma questão fundamental para a garantia da qualidade das respostas.

  • achei confusa, mas acredito que:  Abordar o problema, foco da avaliação psicológica (ou seja, o objetivo da avaliação), ultrapassando a visão particular do sujeito avaliado decorrente da dinâmica de seu mundo interno (indo além do sujeito, mas colocando a interpretação dentro de seu contexto).