SóProvas


ID
2053078
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os tipos de fatores, apresentados na primeira coluna, aos fatores especificados na segunda, identificando quais desses são de proteção e quais são de risco, para avaliação de casos de violência intrafamiliar conforme Koller e Antoni (2004).

(1) Fatores de Proteção
(2) Fatores de Risco
( ) Senso de pertencimento à comunidade
( ) Ausência de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre o Estatuto do Idoso
( ) Emoções morais ausentes
( ) Estilo parental autoritativo

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • (1) Senso de pertencimento à comunidade

    (2) Ausência de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre o Estatuto do Idoso

    (2) Emoções morais ausentes

    (1) Estilo parental autoritativo 

  • Estilo parental autoritativo = participativo

  • RESPOSTA "B"

    parte 1

    Vejamos, 

    O estudo do relacionamento entre pais e filhos pode ser realizado por meio de estilos parentais, o que é interessante por evitar o risco de interpretações erradas a respeito de associações entre aspectos isolados da conduta dos pais e características dos filhos. Darling e Steinberg (1993) ressaltaram a importância de se manter clara a diferença entre “estilo” e “prática” parentais. O estilo refere-se a um padrão de comportamento parental expresso dentro de um clima emocional criado pelo conjunto das atitudes dos pais, o qual inclui as práticas parentais e também engloba outros aspectos da interação pais-filhos, tais como tom de voz, linguagem corporal, descuido, mudança de humor (Darling & Steinberg, 1993). Os estilos são “manifestações dos pais em direção a seus filhos que caracterizam a natureza da interação entre esses” (Reppold, Pacheco, Bardagi & Hutz, 2002, p. 23). Já as práticas parentais correspondem a comportamentos com conteúdos específicos e com objetivos de socialização. As práticas são apenas estratégias com o objetivo de suprimir comportamentos considerados inadequados ou de incentivar a ocorrência de comportamentos adequados (Alvarenga, 2001). Essa definição de estilo parental passou por um processo de transformação desde o início dessa linha de pesquisa, que remonta à década de 60. Baumrind, a iniciadora dessa linha de estudos, começou a tratar os comportamentos dos pais sob três protótipos de controle: o controle autoritário, o controle permissivo e o controle autoritativo, um modelo teórico que foi desenvolvido com base em pesquisas sobre comportamentos dos pais associados a comportamentos competentes de crianças de pré-escola (Baumrind, 1967, 1971; Baumrind & Black, 1967). O termo “autoritativo” é de difícil tradução, sem correspondente em português, portanto pesquisadores brasileiros mantiveram o seu nome (Costa, Teixeira e Gomes, 2000); outros pesquisadores adotaram nomes alternativos para esse estilo como democrático-recíproco (Oliveira e cols., 2002) ou competente (Bee, 1996).

    Cada um desses protótipos parentais são caracterizados por Baumrind (1966). Pais autoritativos tentam direcionar as atividades de suas crianças de maneira racional e orientada, incentivam o diálogo e exercem firme controle nos pontos de divergência, colocando sua perspectiva de adulto e reconhecendo que a criança possui interesses próprios e maneiras particulares. Pais autoritários modelam, controlam e avaliam o comportamento da criança de acordo com regras de conduta estabelecidas e normalmente absolutas; são a favor de medidas punitivas para lidar com aspectos da criança que entram em conflito com o que eles pensam ser certo. Os pais permissivos tentam se comportar de maneira não-punitiva e receptiva diante dos desejos e ações da criança; apresentam-se para seus filhos como um recurso para realização de seus desejos e não como um modelo, nem como um agente responsável por moldar ou direcionar seu comportamento.

     

  •   RESPOSTA "B"

    PARTE 2

    A tipologia de controle parental de Baumrind foi reformulada por Maccoby e Martin (1983), que subdividiram o estilo permissivo em indulgente e negligente. Assim, os três estilos iniciais se transformaram em quatro e estes passaram a ser definidos por meio das dimensões de exigência (demandingness) e responsividade (responsiveness). A exigência refere-se ao quanto os pais controlam o comportamento dos filhos, colocando regras e exigindo o cumprimento delas. A responsividade refere-se ao quanto os pais são amorosos, responsivos e envolvidos, aceitando a responsabilidade de responderem, o quanto possível, aos pontos de vista e razoáveis exigências dos filhos (Maccoby & Martin, 1983).

     

    Os pais autoritários são exigentes, mas não são responsivos;

     

    pais indulgentes são responsivos, mas não são exigentes;

     

    pais autoritativos são tanto exigentes quanto responsivos;

     

    pais negligentes não são exigentes nem responsivos.

     

    Um estilo parental negligente não pode ser confundido com a negligência abusiva, a qual é considerada uma violência contra a criança e refere-se a prejuízo ou risco como resultado de formas inadequadas de nutrição, vestimenta, higiene e supervisão (Roig & Ochotorena, 1993). Já o estilo parental negligente refere-se aos pais que não se envolvem com seus papéis de pais e, a longo prazo, os componentes do papel parental tendem a diminuir cada vez mais, às vezes a desaparecer, até restar uma mínima relação funcional entre pais e filhos (Maccoby & Martin, 1983).

     

    A relação entre o estilo parental e o otimismo da criança

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712003000100010

  • autoritário # de autoritativo

  • AUTORITATIVO: Comportamento caracterizado por relação com altos níveis de controle e responsividade(onde há valorização da resposta do controlado, assim há equilíbrio entre exigências e responsividade).

    Exemplo do uso da palavra Autoritativo:

    Pais que não são autoritários consideram o equilíbrio comportamental do filho onde este deve participar com responsabilidade e padrões de comportamento, porém através do diálogo.

    Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/autoritativo/10907/ 

  • Muita gente marcou a letra A (inclusive eu rs). Acredito que tenha sido por causa do termo autoritativo. Eu li rapidamente e logo associei ao estilo autoritário.