-
2.1.2. Concordância com os Pronomes de Tratamento
Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto"; "Vossa Excelência conhece o assunto".
Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa ... vosso...").
Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelência está atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita".
-
Dica 1: ''Utilização da 3a pessoa: os pronomes de tratamento são de 3a pessoa; portanto, todos os elementos relacionados a eles devem ser empregados também na ea pessoa, para que se mantenha a uniformidade Ex: É preciso que V. Exa diga qual será o seu procedimento no caso em questão.."
Dica 2: "No momento da escruta ou da fala, não é possível ficar fazendo "dança das pessoas" com os pronomes. Isso quer dizer que se deve manter a uniformidade de tratamento. Para tanto, se for utilizada 3a pessoa no inicio de uma sentença, ela deve permanecer ao longo de todo o texto.."
-
O item 1 está errado, pois o pronome de tratamento leva a concordância para a 3ª pessoa. Os demais itens estão corretos.
C - correta
-
Essa I não está certa.
-
GABARITO: C
Sobre a 1:
Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo que integra a locução como seu núcleo sintático: "Vossa Senhoria nomeará o substituto";
"Vossa Excelência conhece o assunto". Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomeará seu substituto" (e não "Vossa ... vosso...").
MRPR
Bons estudos.
-
GABARITO C
Com pronome de tratamento utiliza sempre os verbos na 3ª pessoa.
Já os adjetivos que acompanham deverão estar de acordo com o sexo da pessoa a quem for o tratamento.
Complementando ...
Contribuindo.
Vossa Alteza--------------------príncipes, duques
Vossa Eminência--------------cardeais
Vossa Reverendíssima------sacerdotes e bispos
Vossa Excelência-------------altas autoridades e oficiais-generais
Vossa Magnificência---------reitores de universidades
Vossa Majestade--------------reis e rainhas
Vossa Majestade Imperial--------Imperadores
Vossa Santidade---------------Papa
Vossa Senhoria----------------tratamento cerimonioso
Vossa Onipotência---------------Deus
-
Vossa Excelência promulgou a lei