SóProvas


ID
205435
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Classifique, com base nas técnicas de comutação utilizadas, as tecnologias de rede listadas abaixo.

Técnica de Comutação

1. Comutação de circuitos
2. Comutação de pacotes
3. Comutação de células

Tecnologia de Rede

( ) ATM
( ) Ethernet
( ) MPLS
( ) Frame Relay

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  Comutação é a forma pela qual serão alocados os recursos em uma rede de computadores para garantir uma transmissão.

    1 - de circuito: análoga ao circuito telefônico é pressuposto a existência de um caminho físico dedicado e é iniciada quando necessário e terminada quando concluir a comunicação

    - sistema telefônico(os antigos o circuito era feito manualmente por chaveamento)

    2 - de pacote: não existindo caminho dedicado a transmissão se dá pelo compartilhamento de recursos no caminho do envio(circuito virtual), com a mensagem sendo encaminhada nó a nó.

    - exemplos: Ethernet, Frame Relay, MPLS

    3 - de células: é um tipo de comutação por pacotes, onde são definidas células(pacotes) menores que os pacotes convencionais permitindo, devido ao seu tamanho reduzido, um controle/correção de erros, menor atraso fim-a-fim, reduz instabilidade(principalmente em aplicações por voz) e possui um problema de overhead pelo excesso de cabeçalhos.

    - exemplos: ATM

  • Para mim, MPLS é comutação em cirtuito. Li isso no livro de Tanenbaum.
  • Gabarito correto seria 3-2-2-1
    MPLS é comutação por pacotes, pois é adicionado um label ou rótulo nos pacotes para terem um tráfego diferenciado ao chegar no roteador. O intuito é agilizar o processamento dos pacotes, não sendo necessário abrir o pacote para ler o cabeçalho.
    Frame Relay, segundo o Tanenbaum, página 64 ( se não me fala a memória) é uma técnia de comutação de circuitos derivada do protocolo X.25 da Xerox, a comutação é por circuito mas sendo feita de forma virtual.
  • Ok senhores. Circuito virtual e pronto. Próxima.
  • Pessoal, não vamos postar "qualquer coisa" e, antes de apresentar conceitos, agreguem suas respostas com suas devidas fontes (confiáveis de preferência). Isso facilitará e muito o estudo de todos na comunidade. Eis aqui, a maneira correta (sem subjetivismos) sobre tal abordagem:

    Há 3 tipos de Comutação:
    • Comutação de Circuitos
    • Comutação de Mensagens
    • Comutação de Pacotes (datagrama ou circuitos virtuais)

    Quando uma rede de comutação por pacotes não segmenta as mensagens em pacotes pode-se dizer que ela faz comutação por mensagens. Portanto, a comutação de pacotes (Packet switching) é tratada de duas formas:
     
    • Datagrama – pacotes independentes. O roteamento é baseado no endereço destino. A internet é assim;
       
    • Circuitos virtuais – O roteamento é feito pelo circuito virtual que é estabelecido antes de iniciar a troca de mensagens – redes ATM, Frame relay e X.25. Após o estabelecimento, cada pacote contém o identificador do circuito virtual, ao invés do endereço da destinatária. 

    Na estratégia datagrama, dois pacotes que possuem o mesmo destino e que sejam provenientes de um mesmo usuário poderão ser encaminhados de forma diferente pela rede, ao passo que, na estratégia circuito virtual, ambos deverão seguir a mesma rota. 

    estratégia datagrama poderá ocasionar a entrega de pacotes no receptor em uma ordem completamente diferente daquela na qual os pacotes foram gerados pelo transmissor. Na estratégia circuito virtual, isto não ocorre, o que implica em que a rede seja orientada a conexão.


    Fonte: http://coral.ufsm.br/gpscom/professores/Renato%20Machado/ComunicacaoDeDados/ComDados15Renato.pdf

    ATM - Transmissão mediante pequenos pacotes chamados células.
    http://www.dt.fee.unicamp.br/~motoyama/EA074/Aulas/Aula-13.pdf

    Na minha opinião, essa questão deveria ser anulada. Pois afirmar que ATM, Frame Relay e MPLS são comutação de circuito e pacotes estão corretos também.


     
  • Considero o MPLS comutação de pacotes, mais especificamente o tipo circuitos virtuais. Pela existência do LSP, que é o caminho que o pacote percorre dentro do domínio MPLS desde o roteador de entrada até o de saída. E é defino no LSR, mas isso é uma interpretação particular. Pelo contexto da questão acho q é comutação de pacotes mesmo.

  • ha dois tipos de Comutação - Por Circuito e por Pacotes

    Na comunicação de dados por meio de comutação de circuitos, há a formação de uma conexão dedicada entre quaisquer dois pontos da rede que se estão comunicando. Exemplo o servico de telefonia (PSTN).

    Na comutação de pacotes, a comunicação pode ser via datagramas(sem conexao) ou circuitos virtuais(orientaodo a conexao).

    Na comunicação via circuito virtual,a rota é estabelecida antes de cada mensagem ser enviada, e pacotes de uma mesma mensagem seguem necessariamente a mesma rota.

    Na comunicação via datagramas, durante uma conexão, os pacotes podem seguir diferentes rotas até o destino.

    ATM , Frame Relay e MPLS utilizam comutação de pacotes com comunicação por circuitos virtuais(orientaodo a conexao).OBS: Nao confundir circuitos virtuais com comutacao por circuitos.

    PDUs - ATM (comutação por células)

               - Frame Relay (comutação por pacotes)

               - MPLS (Label ou Rotulo)

    Fonte Professor walter cunha do provasdeti.com.br 

  • Prezados,

    O protocolo ATM utiliza comutação por células , e tanto o ethernet quando MPLS e frame relay utilizam comutação por pacotes.

    Portanto a alternativa correta é a letra E