-
Comutação é a forma pela qual serão alocados os recursos em uma rede de computadores para garantir uma transmissão.
1 - de circuito: análoga ao circuito telefônico é pressuposto a existência de um caminho físico dedicado e é iniciada quando necessário e terminada quando concluir a comunicação
- sistema telefônico(os antigos o circuito era feito manualmente por chaveamento)
2 - de pacote: não existindo caminho dedicado a transmissão se dá pelo compartilhamento de recursos no caminho do envio(circuito virtual), com a mensagem sendo encaminhada nó a nó.
- exemplos: Ethernet, Frame Relay, MPLS
3 - de células: é um tipo de comutação por pacotes, onde são definidas células(pacotes) menores que os pacotes convencionais permitindo, devido ao seu tamanho reduzido, um controle/correção de erros, menor atraso fim-a-fim, reduz instabilidade(principalmente em aplicações por voz) e possui um problema de overhead pelo excesso de cabeçalhos.
- exemplos: ATM
-
Para mim, MPLS é comutação em cirtuito. Li isso no livro de Tanenbaum.
-
Gabarito correto seria 3-2-2-1
MPLS é comutação por pacotes, pois é adicionado um label ou rótulo nos pacotes para terem um tráfego diferenciado ao chegar no roteador. O intuito é agilizar o processamento dos pacotes, não sendo necessário abrir o pacote para ler o cabeçalho.
Frame Relay, segundo o Tanenbaum, página 64 ( se não me fala a memória) é uma técnia de comutação de circuitos derivada do protocolo X.25 da Xerox, a comutação é por circuito mas sendo feita de forma virtual.
-
Ok senhores. Circuito virtual e pronto. Próxima.
-
Pessoal, não vamos postar "qualquer coisa" e, antes de apresentar conceitos, agreguem suas respostas com suas devidas fontes (confiáveis de preferência). Isso facilitará e muito o estudo de todos na comunidade. Eis aqui, a maneira correta (sem subjetivismos) sobre tal abordagem:
Há 3 tipos de Comutação: - Comutação de Circuitos
- Comutação de Mensagens
- Comutação de Pacotes (datagrama ou circuitos virtuais)
Quando uma rede de comutação por pacotes não segmenta as mensagens em pacotes pode-se dizer que ela faz comutação por mensagens. Portanto, a comutação de pacotes (Packet switching) é tratada de duas formas:
- Datagrama – pacotes independentes. O roteamento é baseado no endereço destino. A internet é assim;
- Circuitos virtuais – O roteamento é feito pelo circuito virtual que é estabelecido antes de iniciar a troca de mensagens – redes ATM, Frame relay e X.25. Após o estabelecimento, cada pacote contém o identificador do circuito virtual, ao invés do endereço da destinatária.
Na estratégia datagrama, dois pacotes que possuem o mesmo destino e que sejam provenientes de um mesmo usuário poderão ser encaminhados de forma diferente pela rede, ao passo que, na estratégia circuito virtual, ambos deverão seguir a mesma rota.
A estratégia datagrama poderá ocasionar a entrega de pacotes no receptor em uma ordem completamente diferente daquela na qual os pacotes foram gerados pelo transmissor. Na estratégia circuito virtual, isto não ocorre, o que implica em que a rede seja orientada a conexão. Fonte: http://coral.ufsm.br/gpscom/professores/Renato%20Machado/ComunicacaoDeDados/ComDados15Renato.pdf ATM - Transmissão mediante pequenos pacotes chamados células. http://www.dt.fee.unicamp.br/~motoyama/EA074/Aulas/Aula-13.pdf Na minha opinião, essa questão deveria ser anulada. Pois afirmar que ATM, Frame Relay e MPLS são comutação de circuito e pacotes estão corretos também.
-
Considero o MPLS comutação de pacotes, mais especificamente o tipo circuitos virtuais. Pela existência do LSP, que é o caminho que o pacote percorre dentro do domínio MPLS desde o roteador de entrada até o de saída. E é defino no LSR, mas isso é uma interpretação particular. Pelo contexto da questão acho q é comutação de pacotes mesmo.
-
ha dois tipos de Comutação - Por Circuito e por Pacotes
Na comunicação de dados por meio de comutação de circuitos, há a formação de uma conexão dedicada entre quaisquer dois pontos da rede que se estão comunicando. Exemplo o servico de telefonia (PSTN).
Na comutação de pacotes, a comunicação pode ser via datagramas(sem conexao) ou circuitos virtuais(orientaodo a conexao).
Na comunicação via circuito virtual,a rota é estabelecida antes de cada mensagem ser enviada, e pacotes de uma mesma mensagem seguem necessariamente a mesma rota.
Na comunicação via datagramas, durante uma conexão, os pacotes podem seguir diferentes rotas até o destino.
ATM , Frame Relay e MPLS utilizam comutação de pacotes com comunicação por circuitos virtuais(orientaodo a conexao).OBS: Nao confundir circuitos virtuais com comutacao por circuitos.
PDUs - ATM (comutação por células)
- Frame Relay (comutação por pacotes)
- MPLS (Label ou Rotulo)
Fonte Professor walter cunha do provasdeti.com.br
-
Prezados,
O protocolo ATM utiliza comutação por células , e tanto o ethernet quando MPLS e frame relay utilizam comutação por pacotes.
Portanto a alternativa correta é a letra E