SóProvas


ID
2056378
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Poá - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A rapidez da Internet e o fácil acesso à troca de informação começam a tornar obrigatória uma revisão das relações trabalhistas. Hoje bastam um computador e uma conexão wi-fi para estabelecer uma relação profissional. Munidos de smartphones, tablets e notebooks, profissionais passam a trabalhar de qualquer lugar, seja em casa, seja no parque ou no escritório – ambiente cada vez mais descartável. É uma mudança radical, já nomeada de “revolução do emprego flexível”. O risco, para os críticos desse movimento, pode ser o início de uma peleja entre empregadores e funcionários, com a deterioração das condições de trabalho. A cada ano, a adoção desse novo método aumenta em até 70%, em substituição à forma tradicional de bater ponto.
    O economista inglês Guy Standing, autor de O Precariado: a Nova Classe Perigosa, livro sobre as atuais condições instáveis de trabalho, afirma que o novo método tem espalhado insegurança. Ele calcula que, em cinco anos, uma em cada três relações trabalhistas será realizada on-line. Para Standing, é urgente achar uma forma de fazer a transição sem que, no caminho, funcionários tenham direitos desrespeitados.
   Já os defensores do trabalho on-line apostam que a transformação aliviará crises de desemprego, eliminará a ideia de escassez de mão de obra e fundará o conceito de meritocracia global. Funcionários não serão avaliados por quão bem se relacionam com chefes. No trabalho on-line, ninguém tem rosto e, por isso, todos passam a ser julgados apenas pela eficiência. Gostemos ou não, é irreal combatê-lo. Nas palavras do escritor George Bernard Shaw: “O homem razoável se adapta ao mundo; o insensato persiste em tentar adaptar o mundo a ele.”
(Veja. 28.10.2015. Adaptado)

De acordo com a norma-padrão da concordância e da conjugação verbal, está correta a frase:

Alternativas
Comentários
  • É provável que o trabalho on-line atenue crises de desemprego e suprima a escassez de mão de obra;

    Quem é que atenue ?  o trabalho on-line ( sujeito simples) ; portanto o verbo tem que concorda.... não pode ser no plural

     

    espera-se que se avaliem funcionários pela meritocracia.

     

    QUEM  é que se avaliem ? funcionários ( sujeito no plural o verbo concorda.... avaliem)

  • Quando  pronome apassivador, o "se" acompanha verbos transitivos diretos (VTD) e transitivos diretos e indiretos (VTDI) na formação da voz passiva sintética. Nesse caso, o verbo deve concordar com o sujeito da oração.

    Exemplos:

    Construiu-se um posto de saúde.
    Construíram-se novos postos de saúde.
    Não se pouparam esforços para despoluir o rio.
    Não se devem poupar esforços para despoluir o rio.

     

    Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint55.php

  • Para quem quiser apenas conferir...GABARITO B!

  • b) É provável que o trabalho on-line atenue crises de desemprego e suprima a escassez de mão de obra; espera-se que se avaliem funcionários pela meritocracia.

     

    - Atenue ~> Presente do subjuntivo.

    - Avaliem ~> Presente do subjuntivo (Funcionários são avaliados)

     

  • Para aqueles que erraram o mesmo que eu

     

    REGÊNCIA DE ESPERAR

    O verbo ESPERAR é transitivo direto no sentido de "aguardar".
    Ex.: O aluno ESPEROU a entrega da prova.
    Com o sentido de TER ESPERANÇA, ACREDITAR é transitivo indireto.
    Ex.: ESPERAVA EM Nossa Senhora.

  •  

    É provável que o trabalho (SUJEITO) on-line atenue ( verbo vtd) crises de desemprego e suprima a escassez (concordância nominal suprima, e não suprime, em virtude da presença do artigo) de mão de obra; espera-se ( vti ) basta substitur por acredita-se, pois, verbo esperar no sentido de acreditar é vti) que se avaliem (avaliem vtd os fncionários suj) funcionários pela meritocracia.

  •  b)É provável que o trabalho on-line atenue crises de desemprego e suprima a escassez de mão de obra; espera-se que se avaliem funcionários pela meritocracia. (pela meritocracia, espera-se que se avaliem funcionários)

    ATENUE===>O TRABALHO on-line

     

  • MUITA LEITURA TAMBEM AJUDA!

  • GABARITO B

     

     

     b) É provável que o trabalho on-line atenue crises de desemprego e suprima a escassez de mão de obra; espera-se que se avaliem funcionários pela meritocracia.

     

    atenue e suprima = concorda com O TRABALHO (singular) por isso permanecem no singular.

    avaliem = concorda com seu sujeito FUNCIONÁRIOS que vem adiante e está no plural, por isso flexiona para o plural.

  • É provável (ISSO) verbo no Singular, (...) espera-SE (partícula apassivadora sintética) = suj. (Funcs. sejam avaliados/Plural).

    Bons estudos .