SóProvas


ID
2056435
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Poá - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um Prefeito de uma cidade do interior de São Paulo alienou vários imóveis da Prefeitura Municipal, sem qualquer autorização da Câmara Municipal. Diante dessa situação, é correto afirmar que o Prefeito

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o motivo da anulação?

  • a questão não diz que a alienação é em favor da prefeitura ou em favor do prefeito. acho que está aí o X da questão ser anulada. 

  • a)

    Decreto-Lei 201/67, art. 1°:

    X - Alienar ou onerar bens imóveis, ou rendas municipais, sem autorização da Câmara, ou em desacordo com a lei;

    §1º Os crimes definidos neste artigo são de ação pública, punidos os dos itens I e II, com a pena de reclusão, de dois a doze anos, e os demais, com a pena de detenção, de três meses a três anos.



    Ou seja, o motivo da anulação deve ter sido por conta do equívoco no número do Decreto-Lei.


    b) incorreta.

    Lei 8.666/93

    Art. 17. A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:


    c) A Lei 8.429/92 prevê atos de improbidade administrativa, e não crimes de responsabilidade.


    d) incorreta.

    Lei 8.429/92 pune atos que gerem preju ao erário quando houver culpa também.


    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:


    e) incorreta.

    Cometeu sim crime. Vide alternativa A.