-
Letra A. As vírgulas sao usadas para separar uma explicaçao no meio da frase( explica o que aconteceu depois q desmoronou toda a estrutura economica da amazonia.
A frase poderia ser escrita também da seguinte forma: Depois de 1912 desmoronou toda a estrutura econômica da Amazônia que duraram aproximadamente trinta anos e desapareceram o otimismo e a ostentaçao dos anos de prosperidade.
-
Parabéns pelo comentário, Rodrigo inacio!!!!! quer biscoito???!!!!
-
Colegas, alguém poderia me informar qual o erro da letra "c"?
Na minha opiniao, a alternativa "a" está errada pela má colocacao da vírgula após Amazônia : "Depois de 1912 desmoronou toda a estrutura econômica da Amazônia, e desapareceram o otimismo e a ostentação dos anos de prosperidade, que duraram aproximadamente trinta anos."
No meu entender, a vírgula deveria ser colocada após " 1912", uma vez que se trata de locucao adverbial deslocada.
-
a) Depois de 1912 desmoronou toda a estrutura econômica da Amazônia, e desapareceram o otimismo e a ostentação dos anos de prosperidade, que duraram aproximadamente trinta anos. ( Correto, vírgula antes do "e", quando for sujeitos distintos é recomendada)
b) Alguns fatores sociais – família, educação, maneiras e comportamento, são de pequena importância para estabelecer diferenças entre as várias camadas das classes baixas isto é, entre os indivíduos da mesma. ( palavras retificativas como , isto é, inclusive, etc. DEVEM vir isoladas por vírgulas)
c) Existem indivíduos de todos os tipos raciais em todas as camadas sociais: o prefeito de uma cidade do interior, por exemplo, que se julga branco tem a pele cor de cobre e as maçãs do rosto altas e salientes dos índios. ( o termo grifado é uma oração subordinada adjetiva explicativa, deveria vir entre vírgulas)
d) O maior flagelo que persegue os caçadores e os pescadores na Amazônia, é: a panema; todavia, essa força que se apodera de suas armas e de suas linhas de pescar, pode ser afastada mediante simpatias ou puçangas. ( regra básica de pontuação, não se separa sujeito do verbo)
e) A maioria das casas comerciais de Belém e Manaus arruinou-se com o colapso financeiro de 1912, e uma série sucessiva de desastres econômicos consequentes, atingiu os comerciantes rurais e os seringueiros. (Mais uma vez, não se separa sujeito do verbo)
-
Engraçado, a letra A, no trecho "Depois de 1912", não era pra ter virgula após por ser (eu acho) um adj. adv. deslocado???
-
Amaury, depende muito da banca. Recomenda-se o uso, porém não é obrigatório.
Um exemplo disso é o uso da vírgula antes de e; para algumas bancas, usá-la é errado, mas, para outras, é correto.
Uma dica que eu te dou é marcar a resposta menos errada, mesmo que a dúvida apareça.
-
Esse tipo de exercício mostra que é preciso estudar as bancas antes de fazer as provas!
-
Respondendo a duvida de alguns colegas.
Na letra A, o adjunto Adverbial deslocado é facultativo o uso da vírgula por se tratar de um adjunto adverbial pequeno. Então, nesse caso, o uso ou não da vírgula é considerado correto.
Espero ter ajudado...
Abraço
-
A) Depois de 1912 desmoronou toda a estrutura econômica da Amazônia, e desapareceram o otimismo e a ostentação dos anos de prosperidade, que duraram aproximadamente trinta anos.
"depois de 1912" - vírgula FACULTATIVA EM adjunto adverbial ATÉ 3 PALAVRAS.
VÍRGULA ANTES DO E: correto. qdo tiver duas orações com sujeitos diferentes é necessário a vírgula.
qto ao uso da vírgula antes do E acesse: https://www.youtube.com/watch?v=tYBPL3_VXkA
-
a) Depois de 1912 desmoronou toda a estrutura econômica da Amazônia, e desapareceram o otimismo e a ostentação dos anos de prosperidade, que duraram aproximadamente trinta anos.
"Depois de 1912" -> Adjunto adverbial. Por estar antes do verbo, a vírgula e facultativa.
Atenção: A vírgula antes da conjunção "e" foi utilizada porque as orações possuem sujeitos distintos.