SóProvas


ID
2056948
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto


Facebook deixa você depressivo



Pura inveja. Você vai fuçar na vida alheia e descobre que seu ex-chefe, aquele mala, está de férias em Cancún. E o cara mais chato da faculdade conseguiu o emprego dos seus sonhos. Pior: postaram fotos, com a felicidade estampada na cara. E você ali, estagnado no trabalho, sem um centavo para viajar. O cotovelo coça. Todo mundo parece mais feliz do que você. Pobrecito...
Não se preocupe. Isso parece acontecer com a maioria das pessoas que acessam o Facebook com frequência. Os sociólogos Hui-Tzu Grace Chou e Nicholas Edge, da Universidade de Utah Valley, conversaram com 425 estudantes sobre a vida: se estavam felizes ou não com o rumo das coisas. E se os amigos pareciam felizes. Também disseram quanto concordavam com expressões como “a vida é justa” ou “muitos dos meus amigos têm uma vida melhor do que a minha”. Aí então contaram quantos amigos cada um tinha no Facebook e quanto tempo passava on-line - a média foi de cinco horas por semana.
E concluíram: quanto mais horas uma pessoa passa no Facebook, maior a chance de achar que a vida dos outros anda melhor. Isso acontecia ainda mais quando as pessoas não conheciam muito bem os contatos do Facebook.
A explicação é fácil. Ninguém (ou quase ninguém) posta fotos tristes no Facebook. É só alegria - mesmo se a viagem for um fracasso e o trabalho uma furada. Só que daí, do outro lado da tela, tudo parece perfeito. Menos a sua vida, real e completa, com dias bons e ruins. Eu, hein.


(Disponível em: http://superabril.com.br. Acesso em 18/05/16)

Ao empregar o pronome “você”, no título do texto, o autor está se referindo:

Alternativas
Comentários
  • '' Facebook deixa você depressivo'' , você; aquele que utiliza essa ferramenta. Caso não utilize, não faz sentido o facebook te deixar depressivo.

     

    ''Isso parece acontecer com a maioria das pessoas que acessam o Facebook com frequência''

  • Não discordo do gabarito, porém não concordo que a alternativa B seja a única correta.

    A alternativa C diz: leitores em geral. Por que estaria errado? Não são apenas os usuários do facebook que vão entender esse texto, pessoas que não o usam também são capazes de fazer a mesma interpretação.

  • Temos que ir de acordo com o "pensamento" da banca, que geralmente é restritiva.

  • discordo com a banca. Ela não sabe quem irá ler o tetxo, pode ser qualquer um. Logo, tanto a C quanto a B, estão de acordo. 

    essa questão é passivel de anulação.

  • Concordo com o pensamento do Marcos.

  • Primeiramente marquei a opcao "os leitores em geral", mas lendo o texto e pensando bem, a "depressao" e' causada pelo uso do Facebook. Sendo assim, nao e' o leitor em geral que sofre os efeitos da exposicao a ele, mas sim a pessoa que faz o seu uso. Portanto, o "voce" e' uma especie de alerta ao usuario de Facebook sobre seus riscos. 

  • E ninguém fala qual é a altenativa correta ¬¬

     B ou C? 

  • Gabarito B

    Essa questão foi excelente! O texto já responde, quem ficaria depressivo com o facebook? Seus usuários. O "você" é uma forma de inclusão do leitor QUANDO usuário (observe a condição). Os leitores de um texto não teriam o porquê de serem depressivos a não ser pelo uso do facebook.

  • Meu veeelho, a letra C tá correta também creio eu!

    Esse você não restringe pros usuários do face apenas, mas tbm pros leitores que por acaso leiam a matéria!

  • Discordo da banca. Creio que ao falar "Facebook deixa você depressivo", o autor está dizendo que caso o leitor não seja usuário do facebook e passe a ser, ele também poderá se tornar depressivo. Lógico que, dessa forma, o leitor passará a ser usuário e se enqudrará na alternativa B. Mas, como pode-se perceber, a questão é ambígua. Ambas estariam corretas.

     

    Questão passível de nulidade.

  • Correta Letra "B". 
     " Isso parece acontecer com a maioria das pessoas que acessam o Facebook com frequência. "

     

  • Pode isso Arnaldo? Ter duas respostas e a questão não ser anulada? Pode não Galvão, o você está dando a idéia de leitor que usa o facebook ou que queira usar, daí as alternativas B e C estariam corretas, mas a banca disse que era somente a B.

  • Não tem como as pessoas que não usam o Fecabook ficarm depressivas, já que a banca esta se referindo as pessoas que acessam com frequência ,que passam horas no Facebook.Seria a mesma coisa que perguntar a uma pessoa que não faz uso de bebida alcoólica, se ela fica bebada.

  • Força! 

  • Como colocam duas alternativas assim? banca merda!

  • A resposta  está no texto!

    B

  • Atenção glr, não sejam impulsivos!

    Fui no impulso e quando vi "leitores em geral" já marquei logo. E errei haha

  • Se eu tiver frente a frente com uma pessoa e dizer: " O Facebook deixa você depressivo".

    Eu estou falando que o Facebook pode deixar a pessoa que está na minha frente depressiva, ou estou falando que um terceiro, que está depressivo?

    Na minha opinião, e acho que a da maioria, é que estou falando da pessoa que está na minha frente. Portanto, eu penso que, para esse texto, o "você" está se referindo ao leitor de uma forma geral, independentemente se ele for depressivo, por causa do Facebook,ou não.

    Por isso eu creio que a alternativa C é correta.

  • fumar crack deixa você drogado!

    deixa eu ou quem usa?

    obviamente quem usa..

    facebook deixa voce (que usa) depressivo.

  • Banca de butico, só manda questão troncha

  • Para quem defende a letra C como correta: atenção ao comando da questão.

    Ao empregar o pronome “você”, no título do texto, o autor está se referindo:

    Ora, 'Você vai fuçar na vida alheia e descobre que seu ex-chefe, aquele mala, está de férias em Cancún.

    E o cara mais chato da faculdade conseguiu o emprego dos seus sonhos...'

    Só é possível ver isso acessando ao facebook, portanto, em síntese, somente usuários são passíveis de depressão.

    gabarito B.

  • Esse texto é a pura verdade kk

  • Eis que você não é usuário de Facebook e marca a C! kkkk (Meu caso)

  • Eu marquei a letra C. Mas depois percebi que ele está falando aos leitores em geral, e se referindo aos usuários do Facebook