SóProvas


ID
2058583
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O tratamento de esgotos é desenvolvido, essencialmente, por processos biológicos, associados às operações físicas de concentração e separação de sólidos. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d) Nâo entendi porque está errada. 

     

    Os decantadores primários providenciam uma redução da carga orgânica afluente ao tratamento biológico. O lodo separado nos decantadores secundários retorna para o tanque de aeração, mas há a necessidade de descarte do lodo excedente para o controle do processo biológico. Ambos os lodos, produzidos nos decantadores primários e secundários, podem ser encaminhados para uma digestão biológica conjunta.

    file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/Apostila%20Tratamento%20de%20Esgoto.pdf

  • Realmente, a questão aparenta ter duas respostas corretas, mas acho que encontrei o erro, vejam trechos apresentados por PIVELI (2014)

     

    a) Os decantadores primários providenciam uma redução da carga orgânica afluente ao tratamento biológico.

    A substituição dos decantadores primários por reatores anaeróbios como o UASB, tem demonstrado as vantagens de maior alívio de carga orgânica afluente ao tratamento aeróbio, bem como proporcionar um digestor de lodo na própria linha de tratamento dos esgotos.

     

    b) Um sistema de lagoas aeradas mecanicamente pode ser entendido como um processo de lodos ativados sem recirculação de lodo. As lagoas aeradas mecanicamente foram concebidas para resolver problemas de sobrecargas em sistemas de lagoas de estabilização.

     

    c) Uma das principais tendências atuais do tratamento de esgotos sanitários reside na inclusão de uma etapa inicial de tratamento anaeróbio. O reator anaeróbio que mais tem se consolidado em nosso meio é o reator conhecido por UASB (upflow anaerobic sludge blanket).

     

    d) Os decantadores primários providenciam uma redução da carga orgânica afluente ao tratamento biológico. O lodo separado nos decantadores secundários retorna para o tanque de aeração, mas há a necessidade de descarte do lodo excedente para o controle do processo biológico. Ambos os lodos, produzidos nos decantadores primários e secundários, podem ser encaminhados para uma digestão biológica conjunta. 

    Creio que o erro da questão está apenas na utilização do plural, no item, dando a entender que existe mais de um tanque de aeração no sistema.

     

    e) Na variante do processo de lodos ativados conhecida por aeração prolongada, não se empregam decantadores primários e o tratamento biológico é dimensionado de forma a produzir um excesso de lodo mais mineralizado, de forma a se dispensar a necessidade de qualquer tipo de digestão complementar de lodo.

     

    Fonte: http://www.pha.poli.usp.br/LeArq.aspx?id_arq=14718

  • Gente, o erro da alternativa D é quando se ela fala 

    "mas há a necessidade de descarte do lodo excedente para o controle do processo biológico.". Certamente esse "descarte" se refere ao feito no corpo receptor, o que consiste em uma medida equivocada, já que o lodo excedente deve sofrer tratamento adicional. Este tratamento vai compreender o adensamento, digestão e desidratação. 

  • Pessoal, os argumentos de vocês defendendo a CONSULPLAN são louváveis, porém não há erro na alternativa D.
    Eu mesmo estava na B e, no último momento mudei pra D (infelizmente errando a questão).


    Não há pegadinha e nem erro nas 2 assertivas. Falha da CONSULPLAN mesmo

  • Erro da D: realmente o lodo que foi obtido na etapa preliminar é enviado para o tanque de aeracao lodo. Na verdade o lodo é sempre reutilizado, é por isso que existe a recirculacao do lodo para o tanque de aeracao.