SóProvas



Questões de Resíduos Líquidos


ID
541141
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um sistema de tratamento de esgotos pode conter diferentes fases de acordo com seus processos. Relacione as fases de tratamento às suas características.
I - Tratamento preliminar   
  II - Tratamento primário   
  III - Tratamento secundário

P - Presença de compostagem e remoção com caminhões
Q - Tanque de sedimentação primária e digestão do lodo
R - Presença de gradeamentos e remoção de sólidos grosseiros
S - Filtro biológico e decantação final

Alternativas
Comentários
  • Tratamento preliminar - Remoção de areia e sólidos grosseiros

    Tratamento primário - Remoção de sólidos em suspensão

    Tratamento secundário - Remoção de matéria orgânica

    Tratamento terciário - Remoção de organismos patogênicos / Remoção de nutrientes

  • disgestao do lodo = tratamento primario

     


ID
541147
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Quais são os dispositivos eficientes, nos esgotos, para remoção de substâncias orgânicas dissolvidas ou subdissolvidas?

Alternativas
Comentários
  • O tratamento biológico é a forma mais eficiente de remoção da matéria orgânica dos esgotos. O próprio esgoto contem grande variedade de bactérias e protozoários para compor as culturas microbiais mistas que processam os poluentes orgânicos. O uso desse processo requer o controle da vazão, a recirculação dos microorganismos decantados, o fornecimento de oxigênio e outros fatores. Os fatores que mais afetam o crescimento das culturas são a temperatura, a disponibilidade de nutrientes, o fornecimento de oxigênio, o pH, a presença de elementos tóxicos e a insolação. Havendo oxigênio livre (dissolvido), são as bactérias aeróbias que promovem a decomposição. Na ausência do oxigênio, a decomposição se dá pela ação das bactérias anaeróbias. A decomposição aeróbia diferencia-se da anaeróbia pelo seu tempo de processamento e pelos produtos resultantes. Em condições naturais, a decomposição aeróbia necessita três vezes menos tempo que a anaeróbia e dela resultam gás carbônico, água, nitratos e sulfatos, substâncias inofensivas e úteis à vida vegetal. O resultado da decomposição anaeróbia é a geração de gases como o sulfídrico, metano, nitrogênio, amoníaco e outros, geralmente, gases malcheirosos. A decomposição do esgoto é um processo que demanda vários dias, iniciando-se com uma contagem elevada de DBO, que vai decrescendo e atinge seu valor mínimo ao completar-se a estabilização. A determinação da DBO é importante para indicar o teor de matéria orgânica biodegradável e definir o grau de poluição que o esgoto pode causar ou a quantidade de oxigênio necessária para submeter o esgoto a um tratamento aeróbio. 

    FILTRO BIOLÓGICO - Sistema de tratamento no qual o esgoto passa por um leito de material de enchimento recoberto com microorganismos e ar, acelerando o processo de digestão da matéria orgânica.  O filtro biológico é  constituído de um leito que pode ser de pedras, ripas ou material sintético. O efluente é lançado sobre este por meio de braços rotativos e percola através das pedras (ou outro material)  formando sobre estas uma película de bactérias. O esgoto passa rapidamente pelo leito em direção ao dreno de fundo, porém a película de bactérias absorve uma quantidade de matéria orgânica e faz sua digestão mais lentamente. É considerado um processo aeróbio uma vez que o ar pode circular entre os vazios do material que constitui o leito fornecendo oxigênio para as bactérias. Quando a película de bactérias fica muito espessa, os vazios diminuem de dimensões e a velocidade com que o efluente passa aumenta, devido a isso surgem forças cisalhantes que fazem com que a película se desgarre do material. 


ID
545548
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com a Lei no 9.966, de 28 de abril de 2000, os esgotos sanitários e as águas servidas de navios, plataformas e suas instalações de apoio equiparam-se, em termos de critérios e condições para lançamento nas águas, às substâncias classificadas na categoria de risco

Alternativas
Comentários
  • Art. 4o Para os efeitos desta Lei, as substâncias nocivas ou perigosas classificam-se nas seguintes categorias, de acordo com o risco produzido quando descarregadas na água:

    I – categoria A: alto risco tanto para a saúde humana como para o ecossistema aquático;

    II – categoria B: médio risco tanto para a saúde humana como para o ecossistema aquático;

    III – categoria C: risco moderado tanto para a saúde humana como para o ecossistema aquático;

    IV – categoria D: baixo risco tanto para a saúde humana como para o ecossistema aquático.

    >>Art. 16 - § 1o Os esgotos sanitários e as águas servidas de navios, plataformas e suas instalações de apoio equiparam-se, em termos de critérios e condições para lançamento, às substâncias classificadas na categoria "C", definida no art. 4o desta Lei.


ID
545563
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os processos de refino e as operações de manuseio do petróleo, bem como o tratamento dos efluentes, geram diversos resíduos sólidos que podem causar risco ao meio ambiente. A lama de cloreto de cálcio da neutralização do ácido clorídrico  (HCl) é é um resíduo gerado pelo processo de

Alternativas
Comentários
  • Isomerização é o fenômeno caracterizado pela existência de duas ou mais substâncias que apresentam fórmulas moleculares idênticas, mas que diferem em suas fórmulas estruturais.Reações de isomerização normalmente ocorrem em um equilíbrio em que um isômero é convertido no outro, normalmente catalisado por uma base. Essa reação não gerará subprodutos uma vez que o isômero é constituído dos mesmos átomos do produto de partida. 
    O estudo da isomeria é dividido em:

    * Isomeria plana - o fenômeno pode ser percebido pela simples análise da fórmula estrutural plana; 

    * Isomeria espacial (Esteroisomeria) - neste caso, a isomeria só é perceptível por meio da análise da fórmula estrutural espacial. A isomeria espacial é dividida em duas partes: a isomeria geométrica (cis-trans ou ExZ) e a isomeria óptica.

    Por exemplo: Etanol e Éter dimetílico possuem a mesma fórmula (C2H6O).

    A isomerização transforma hidrocarbonetos de cadeia normal em hidrocarbonetos isômeros de cadeia ramificada (de maior octanagem) diante do uso de catalisadores e aquecimento.


ID
545569
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A indústria do petróleo produz efluentes, tais como águas oleosas, que podem contaminar o meio ambiente caso não sejam tratados de maneira adequada. A flotação é um processo de tratamento utilizado para promover a separação de óleos emulsionados no efluente, sendo um processo classificado como

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    Processos primários:

    - Decantação primária ou simples

    - Reatores USAB: anaeróbios com baixa eficiência

    - Flotação

    - Neutralização

    - Precipitação química com baixa eficiência


ID
564850
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre as funções abaixo, quais são aplicáveis para a drenagem de chorume em aterros sanitários?

Alternativas

ID
564901
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O sistema de tratamento é uma sequência de operação e de processos unitários definidos em razão de três requisitos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


ID
1057543
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre as classificações de resíduos químicos e as normas de descarte associadas, assinale a afirmtiva incorreta.
água

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    Diluir com água e descartar na pia em água corrente. - Há uma fase antes do descarte na pia, é neutralizar com bases diluídas e então descartar na pia em água corrente.

     

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABrx4AL/instrucoes-seguranca-no-laboratorio-aula?part=4

  • A alternativa E também está incorreta.

    De acordo com a resolução CONAMA nº 357/2005 (legislação vigente no ano do concurso): no controle das condições de lançamento, é vedada, para fins de diluição antes do seu lançamento, a mistura de efluentes com águas de melhor qualidade.


ID
1135846
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação ao tratamento das águas residuais, realizado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais em quatro etapas (tratamento preliminar, primário, secundário e terciário), é CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    TRATAMENTO PRELIMINAR: Gradeamento, Caixa de Areia, Caixa de Gordura - remove sólidos grosseiros e areia;

     

    TRATAMENTO PRIMÁRIO: Decantador Primário, Flotador, Digestor, Secagem - remove sólidos em suspensão sedimentáveis, materiais flutuantes (óleos e graxas) e parte da matéria orgânica em suspensão;

     

    TRATAMENTO SECUNDÁRIO: Decantador Secundário, Lagoa de estabilização, Lodo Ativado (tanque de aeração), Filtro Biológico;- remove matéria orgânica dissolvida e matéria orgânica em suspensão não removida no tratamento primário;

     

    TRATAMENTO TERCIÁRIO: Desinfecção, Lagoa de Maturação, Remoção de Inorgânicos - remove poluentes específicos e/ou poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário. Ex: nutrientes ou organismos patogênicos.

     

    Fonte: Comentários dos colegas aqui do QC. 


ID
1182073
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os exames para caracterizar crimes ambientais são muito solicitados aos Institutos de Criminalísticas. O Rio de Janeiro, cidade que vai recepcionar os próximos Jogos Olímpicos, a poluição por esgoto doméstico da Lagoa Rodrigues de Freitas é uma preocupação para a organização do evento. Indique a alternativa que apresenta os parâmetros que devem ser analisados para instruir um laudo pericial cujo objetivo é a verificação de contaminação por esgotamento doméstico:

Alternativas
Comentários
  • DQO (Demanda Química de Oxigênio) => mede o consumo de oxigênio ocorrido em função da oxidação química da matéria orgânica. O teste gasta de 2 a 3 h para ser realizado e envolve a utilização de um agente oxidante forte;

    DBO (Demanda Bioquímica ou Biológica de Oxigênio) => corresponde a quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica no meio aquático por processos biológicos sendo expresso em miligramas por litro (mg/L);

    OD (Oxigênio Dissolvido) => indica o grau de aeração da água. É um excelente indicativo da qualidade da água. A presença de oxigênio dissolvido é de importância vital para os seres aquáticos aeróbios.

    Juntos, esses parâmetros são os mais empregados para medir poluição em meio aquático.

     

  • OD e DBO sao os parametros mais importantes que tem na caracterizacao de agua e esgoto 


ID
1251943
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A análise do impacto ambiental causado pelo lançamento dos esgotos tratados deverá ser efetuada mensalmente, sendo analisados alguns parâmetros, como a DBO, a qual indica a quantidade de

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    DBO = demanda biológica de oxigênio

     

    Oxigênio consumido

    Degradação da matéria orgânica no meio aquático

    Processos Biológicos.


ID
1286089
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os processos de tratamento de esgoto são classificados em preliminar, primário, secundário e terciário. Essa classificação se dá em função da eficiência requerida para a proteção do corpo d’água receptor.
É um reator de tratamento preliminar a(o)

Alternativas
Comentários
  • ORDEM FÍSICA = PRELIMINAR + PRIMÁRIO

    Tratamento preliminar: remoção de sólidos grosseiros + areia, por meio de mecanismos de ordem física.

    Tratamento primário: remoção de sólidos flutuantes (graxas e óleos) + sólidos em suspensão sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica, por meio de mecanismos de ordem física.


    ORDEM BIOLÓGICA/QUÍMICA = SECUNDÁRIO + TERCIÁRIO

    Tratamento secundário: principalmente a remoção de matéria orgânica e eventualmente nutrientes (nitrogênio e fósforo), por meio de mecanismo de ordem biológica.

    Tratamento terciário: remoção de poluentes específicos, ou ainda remoção complementar de poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário.

  • GAB. A

     a) caixa de areia (tratamento preliminar)

     b) lagoa de maturação (tratamento terciário)

     c) reator USAB (tratamento primário)

     d) decantador primário (tratamento primario)

     e) tanque de lodos ativados (tratamento secundário)


ID
1358392
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O chorume, conhecido também como lixiviado ou percolado, é um líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado da percolação da água das chuvas em depósitos de resíduos orgânicos em decomposição a partir de processos biológicos, químicos e físicos.

Estudos apontam que o chorume

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B


    Estudos de Qasim e Burchinal (1970), demonstraram que concentrações de substâncias orgânicas (COT, DQO e DBO) e relações DBO/DQO, são geralmente elevadas durante os estágios mais ativos (iniciais) de decomposição e gradualmente tendem a reduzir conforme o aterro se estabiliza organicamente. Logo, a DBO do chorume é maior em aterros novos do que em aterros antigos.

  • Por eliminação dá para fazer, mas a forma com que a B foi apresentada confunde a leitura e compreensão.

  • Capciosa.

  • letra b. esgotos domésticos em geral tem um nível baixo de DBO se comparar com o chorume de aterros, já que o chorume se originou de resíduos com uma quantidade muito maior de matéria orgânica quando comparado ao efluente doméstico. Pelo menos usei esse raciocínio.

  • a duvida fica entre A e B.

    so que voce tem que lembrar que aterros antigos já recirculam o lixiviado por mto tempo, o que faz com que a DBO dos aterros antigos seja menor.

    portanto letra B


ID
1364722
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Resíduos são o resultado de processos de diversas atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e ainda da varrição pública. Os resíduos apresentam-se nos estados sólido, gasoso e líquido. Em relação a esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(  ) A incineração é um processo de queima controlada na ausência de oxigênio, no qual os materiais à base de hidrogênio são reduzidos a gases e materiais inertes (cinzas e escórias de metal) com geração de calor.

(  ) Os aterros sanitários são uma alternativa de destinação de resíduos industriais, que se utilizam de técnicas que permitem a disposição controlada destes resíduos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e minimizando os impactos ambientais.

(  ) Para incentivar a reciclagem e a recuperação dos resíduos, alguns estados possuem bolsas de resíduos, que são publicações periódicas, gratuitas, onde a indústria coloca os seus resíduos à venda ou para doação.

(  ) Os processos físicos no tratamento de efluentes são exclusivamente: remoções de sólidos em suspensão sedimentadas e flutuantes por meio de separações físicas, tais como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, sedimentação e flotação.

Alternativas
Comentários
  • Processos físicos

    São os processos que removem os sólidos em suspensão sedimentáveis e flutuantes através de separações físicas, tais como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, sedimentação e flotação.

    Os processos físicos também removem a matéria orgânica e inorgânica em suspensão coloidal e reduzem ou eliminam a presença de microrganismos por meio de processos de filtração em areia ou em membranas (microfiltração e ultrafiltração). Os processos físicos também são utilizados com a finalidade de desinfecção, tais como a radiação ultravioleta.

    http://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/bid/338190/Como-funciona-o-tratamento-de-efluentes-industriais


ID
1464574
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os reatores anaeróbios de manta de lodo, também chamados de Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente e de manta de lodo (RAFA), podem ser usados no tratamento de esgotos. Nesse sentido, qual é o gás produzido nesses reatores, o qual é coletado na parte superior, no compartimento de gases, de onde pode ser retirado visando ao reaproveitamento para geração de energia elétrica ou queima?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa b

     

    De forma geral, metano, gás carbônico e mercaptanas (tiol = R-S-H) são produzidos durante o tratamento de esgoto pelo reator UASB (CESPE 2016 Q667902).

    O metano pode ser usado para a geração de energia elétrica ou queima (gás de cozinha, p. ex.).


ID
1464577
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As lagoas de estabilização podem ser usadas para tratamento de esgoto. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:

1. Nas lagoas de estabilização facultativas, a matéria orgânica dissolvida (DBO solúvel), conjuntamente com a matéria orgânica em suspensão de pequenas dimensões (DBO finamente particulada), não sedimenta, permanecendo dispersa na massa líquida. A sua decomposição se dá através de bactérias facultativas que possuem a capacidade de sobreviver, apenas, na presença de oxigênio livre.
2. As lagoas de alta taxa são concebidas para maximizar a produção de algas em um ambiente totalmente aeróbio. Para tanto, as lagoas possuem alta profundidade (superiores a 5 metros).
3. As lagoas de maturação possibilitam um polimento no efluente; seu principal objetivo é a remoção de organismos patogênicos e não, a remoção adicional de DBO.

Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Bactérias facultativas?
    Ambiente aeróbio com profundidade de 5 metros?

    Não não, Gab: E

  • No item 1 o erro está em falar que as bactérias facultativas só estão presentes em ambientes com oxigênio livre. O termo bactérias facultativas indicam justamente que elas podem viver com oxigênio livre ou não.

    no item 2 o erro está na profundidade que devem ser reduzidas para garantir a penetracao da energia luminosa

    o item 3 está confuso, só pra ficar claro: lagoas de maturação remove organismos patogênicos e também remove DBO.

     

    espero ter esclarecido

  • 1. Nas lagoas de estabilização facultativas, a matéria orgânica dissolvida (DBO solúvel), conjuntamente com a matéria orgânica em suspensão de pequenas dimensões (DBO finamente particulada), não sedimenta, permanecendo dispersa na massa líquida. A sua decomposição se dá através de bactérias (AEROBIAS) facultativas que possuem a capacidade de sobreviver, apenas, na presença de oxigênio livre. (ERRADA)


    2. As lagoas de alta taxa são concebidas para maximizar a produção de algas em um ambiente totalmente aeróbio. Para tanto, as lagoas possuem alta profundidade (superiores a 5 metros). (ERRADA)


    3. As lagoas de maturação possibilitam um polimento no efluente; seu principal objetivo é a remoção de organismos patogênicos e não, a remoção adicional de DBO. (CORRETA)


ID
1583473
Banca
Instituto Ânima Sociesc
Órgão
Companhia Águas de Joinville
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Para o tratamento dos efluentes sanitários existem diferentes métodos, sendo a eficiência, custo do tratamento, área ocupada pela estação, capacidade e outros fatores, itens decisivos para escolha da metodologia utilizada. Pode-se dizer que uma das maiores vantagens do sistema de lagoas para tratamento de esgoto é:

Alternativas
Comentários
  •  

     

    As lagoas de estabilização são locais para tratamento de afluentes, por processos químicos e biológicos, com o objetivo de reter a matéria orgânica e gerar água com qualidade para retornar ao meio ambiente. São lagoas constituídas de forma simples onde os esgotos entram em uma extremidade e saem na oposta. A matéria orgânica em forma de suspensão fica no fundo da lagoa , formando um lodo que vai aos poucos sendo estabilizado . O processo se baseia nos princípios da respiração e da fotossíntese : as algas existentes no esgoto na presença de luz , produzem oxigênio que é liberado através da fotossíntese .Esse oxigênio dissolvido é utilizado pelas bactérias aeróbicas (respiração) para se alimentarem da matéria orgânica em suspensão e dissolvida presente no esgoto. O resultado é a produção de sais minerais (alimento das algas) e de gás carbônico.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lagoa_de_estabiliza%C3%A7%C3%A3o

  • Seu baixo custo operacional.

  • Lagoa facultativa – Tem de 1,5 a 3 metros de profundidade. O termo "facultativo" refere-se à mistura de condições aeróbias e anaeróbias (com e sem oxigenação). Em lagoas facultativas, as condições aeróbias são mantidas nas camadas superiores das águas, enquanto as condições anaeróbias predominam em camadas próximas ao fundo da lagoa.

    Embora parte do oxigênio necessário para manter as camadas superiores aeróbias seja fornecido pelo ambiente externo, a maior parte vem da fotossíntese das algas, que crescem naturalmente em águas com grandes quantidades de nutrientes e energia da luz solar.

    As bactérias que vivem nas lagoas utilizam o oxigênio produzido pelas algas para oxidar a matéria orgânica. Um dos produtos finais desse processo é o gás carbônico, que é utilizado pelas algas na sua fotossíntese.

    Este tipo de tratamento é ideal para comunidades pequenas, normalmente situadas no Interior do Estado.


ID
1583482
Banca
Instituto Ânima Sociesc
Órgão
Companhia Águas de Joinville
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O sistema de tratamento de esgoto sanitário pro fossa séptica e filtro anaeróbio é um processo onde os microorganismos decompositores transformam a matéria orgânica em qual substância?

Alternativas
Comentários
  • As principais fontes do gás metano são:

    gás natural e minas de carvão;

    emanação através de vulcões de lama e falhas geológicas;

    decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos;

    fontes naturais (ex: pântanos);

    extração de combustível mineral;

    processo de digestão de animais herbívoros, carnívoros e onívoros;

    bactérias;

    aquecimento ou combustão de biomassa anaeróbica.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Metano#Fontes

  • Achei muito limitado colocar somente metano ...

    Podemos considerá-lo o principal, juntamente com o dióxido de carbono.


ID
1583488
Banca
Instituto Ânima Sociesc
Órgão
Companhia Águas de Joinville
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de tratamento de esgoto sanitário por sistema de fossa séptica e filtro anaeróbio é considerado pouco eficiente. Mesmo assim, no município de Joinville, sua implantação é obrigatória em unidades residenciais que estejam sendo construídas em áreas onde não são atendidas pela rede de coleta pública. Os sistemas a serem implantados devem seguir normas construtivas, quais sejam:

Alternativas
Comentários
  • Questão dada, normas construtivas referem-se a NBR (única alternativa com NBR é a E)


ID
1583500
Banca
Instituto Ânima Sociesc
Órgão
Companhia Águas de Joinville
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Existem diversos processos tecnológicos para o tratamento de águas e de efluente. Estes processos possuem maior ou menor sofisticação, contudo, majoritariamente o tratamento das águas para distribuição pública é feito pelo processo tradicional conhecido como físico-químico. Um dos componentes deste sistema de tratamento de águas é a calha Parshall. Este componente tem como finalidade principal:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    Calha de Parshall: destinado à regularização e à medição de vazões, pois fica na passagem/garganta variando a velocidade e o nível ao longo da calha. Faz parte do tratamento preliminar.

  • Tome nota:

    A FINALIDADE PRINCIPAL DA CALHA PARSHALL É MEDIR A VAZÃO.

  • A Calha parshal tem como principal finalidade a medição de vazão. Mas em ETA é utilizada no processo de coagulação como mistura rápida.

  • finalidade principal medir vazão

    principais características da calha parshall:

    baixo custo

    não perigo de formação de depósitos devidos a matéria em suspensão

    podem funcionar como dispositivo em que só uma medição de carga hidráulica é necessária

    grande habilidade em suportar submergências elevadas sem alteração de vazão


ID
1583515
Banca
Instituto Ânima Sociesc
Órgão
Companhia Águas de Joinville
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A legislação brasileira preocupa-se com a qualidade dos efluentes industriais e domésticos tratados. Uma das preocupações está relacionada aos processos de eutrofização dos corpos receptores. Quais os elementos principais que contribuem para este tipo de problema:

Alternativas
Comentários
  • A eutrofização (ou eutroficação) é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente de ordem natural, tendo como princípio básico a gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos.Entre os fatores impactantes, contribuindo com a crescente taxa de poluição neste ecossistema, estão: os dejetos domésticos (esgoto), fertilizantes agrícolas e efluentes industriais, diretamente despejados ou percolados em direção aos cursos hídricos (rios e lagos, por exemplo).Durante esse processo, a quantidade excessiva de minerais (fosfato e nitrato) induz a multiplicação de micro-organismos (as algas) que habitam a superfície da água, formando uma camada densa, impedindo a penetração da luminosidade. Esse fato implica na redução da taxa fotossintética nas camadas inferiores, ocasionando o déficit de oxigênio suficiente para atender a demanda respiratória dos organismos aeróbios (os peixes e mamíferos aquáticos), que em virtude das condições de baixo suprimento, não conseguem sobreviver, aumentando ainda mais o teor de matéria orgânica no meio.Em consequência, o número de agentes decompositores também se eleva (bactérias anaeróbias facultativas), atuando na degradação da matéria morta, liberando toxinas que agravam ainda mais a situação dos ambientes afetados, comprometendo toda a cadeia alimentar, além de alterar a qualidade da água, também imprópria ao consumo humano.

     

  • Fosforo e Nitrogênio


ID
1583524
Banca
Instituto Ânima Sociesc
Órgão
Companhia Águas de Joinville
Ano
2010
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de tratamento de esgotos sanitários por lodo ativado tem como uma de suas vantagens a redução do espaço ocupado pelo sistema de tratamento. Este processo acelera o tratamento e garante eficiência comprovada. Neste processo deve ser fornecido ao esgoto:

Alternativas
Comentários
  • Lodo ativado é o lodo resultante de um processo de tratamento de esgoto destinado à destruição de poluentes orgânicos biodegradáveis presentes em águas residuárias, efluentes e esgotos. O processo se baseia na oxidação da matéria orgânica, por bactérias aeróbias, controlada pelo excesso de oxigênio em tanques de aeração e posteriormente direcionado aos decantadores.
    O lodo decantado nos decantadores retorna ao tanque de aeração como forma de reativação da população de bactérias no tanque de aeração.Este retorno se dá na entrada do tanque onde o lodo em fase endógena se mistura ao efluente rico em poluente, aumentando assim a eficiência do processo.
    Questão correta d) mistura do esgoto bruto com o lodo ativado, de modo a aumentar a eficiência da decomposição da matéria orgânica no reator de lodos ativados.

  • Oxigênio.


ID
1623835
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Leia as afirmativas expostas abaixo sobre o processo de Saúde Ambiental e Meio Ambiente:  


I. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença.


II. Os poluentes que mais afetam a saúde da população e são usualmente mensurados pelos órgãos ambientais são: partículas totais em suspensão; partículas inaláveis; dióxido de enxofre (SO2); dióxido de nitrogênio (NO2); ozônio (O3); e monóxido de carbono (CO), medidos em microgramas por metro cúbico (µg/m3).


III. As modificações ambientais, como a disposição inadequada de resíduos sólidos e o lançamento de efluentes sem tratamento adequado nos cursos d'água, podem criar ambientes propícios à existência de vetores de interesse em saúde pública, como roedores e artrópodes.


IV. A saúde pública além de conservar e melhorar a saúde se encarrega de prevenir a doença, orientando o ser humano doente e o saudável, bem como investiga as causas das doenças que existem no ambiente que o rodeia.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:  


Alternativas
Comentários
  • O Monóxido de Carbono é dado em ppm (partícula por milhão) e não em µg/m3.

    Por isso, entendo que o item II está errado, logo a alternativa correta seria a letra D e não a C.

  • Alguém saberia me explicar por que a III está correta?

  • I. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença. (correto)

    III. As modificações ambientais, como a disposição inadequada de resíduos sólidos e o lançamento de efluentes sem tratamento adequado nos cursos d'água, podem criar ambientes propícios à existência de vetores de interesse em saúde pública, como roedores e artrópodes. (correto)

    Obs.: Entende-se como artrópodes os cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.

    IV. A saúde pública além de conservar e melhorar a saúde se encarrega de prevenir a doença, orientando o ser humano doente e o saudável, bem como investiga as causas das doenças que existem no ambiente que o rodeia. (correto)

    II. Os poluentes que mais afetam a saúde da população e são usualmente mensurados pelos órgãos ambientais são: partículas totais em suspensão; partículas inaláveis; dióxido de enxofre (SO2); dióxido de nitrogênio (NO2); ozônio (O3); e monóxido de carbono (CO), medidos em microgramas por metro cúbico (µg/m3). (fiquei na dúvida nessa afirmativa)


ID
1658542
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Paracuru - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre saneamento, analise as afirmativas a seguir.
I. O sistema de esgotos ajuda a reduzir despesas com o tratamento tanto da água de abastecimento, quanto das doenças provocadas pelo contato humano com os dejetos, além de controlar a poluição das praias.
II. O esgoto pode ser de vários tipos: sanitário (água usada para fins higiênicos e industriais), sépticos (sem tratamento), pluviais (águas pluviais), combinado (sanitário + pluvial), cru (em fase de putrefação) e fresco (recente, ainda com carbono livre).
III. Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente e tem a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde.
IV. Normalmente, qualquer atividade de saneamento tem os seguintes objetivos: controle e prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida da população, melhorar a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • c) I – III – IV

  • tipos de esgotos

    Esgoto Doméstico

    Esgoto Pluvial

    Esgoto Industrial

  • no IV fiquei na dúvida, achei estranho a parte:

    "melhorar a produtividade do indivíduo".

  • Facilita a atividade econômica? Sob que aspecto?

  • O esgoto (também chamado de águas servidas) pode ser de vários tipos: sanitário (água usada para fins higiênicos e industriais), sépticos (em fase de putrefação), pluviais (águas pluviais), combinado (sanitário + pluvial), cru (sem tratamento), fresco (recente, ainda com oxigênio livre).


ID
1780477
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em uma estação de tratamento de efluentes, os métodos convencionais de tratamento de esgotos domésticos são agrupados em primário, secundário e terciário. O método considerado tratamento primário é:

Alternativas
Comentários
  • Não sabia que pode ocorrer floculação no tratamento de efluentes. A meu ver, a floculação ocorria somente no tratamento de água. :/

  • Também achei esquisito essa "Floculação", porém era a única que se podia ir por eliminação

  • Sim, há adição de coagulantes e posteriormente a floculação dos mesmo. Este é um processo físico-químico, característico do tratamento primário.

  • esqueceram do tratamento preliminar

  • 3.2.1 Leito de secagem

    O lodo é passado sobre essas camadas de cascalho ou areia, produzindo filtração e desidratação do lodo por evaporação. Essa evaporação dependerá das condições climáticas da área, dos dias de exposição e das características do lodo.

    O material de drenagem é geralmente formado por camadas de 10 cm de areia em uma camada de cascalho de 10-20 cm, colocando uma rede de tubos na parte inferior para coletar a água que será tratada novamente na ETE. A camada de areia deve ser substituída periodicamente, pois a areia é perdida no processo de filtração e coleta do lodo.

    A desvantagem desse processo é a grande área de terra necessária.

  • Prova: 

    Em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o nível de tratamento primário inclui unidades de:

    resposta da banca:

    decantadores primários, digestores e secagem do lodo;

    FGV considerou digestor sendo primário


ID
1780504
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As águas residuárias ou residuais, também conhecidas como esgoto, podem ser originadas pelas águas residuais domésticas, de infiltração, urbanas e industriais. Cada tipo possui características e composições bem diferentes entre si, sendo necessário tratamento apropriado para cada um.

Com relação a isso, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, Água Residuária é o esgoto oriundo de domicílios, comércios... Então, após seu tratamento, ela vai para o corpo receptor, não para o abastecimento e consumo humano.

     

    Gab.: A


ID
1780507
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As áreas onde o tratamento de esgoto não ocorre apropriadamente podem estar sujeitas a doenças, seja pelo contato ou ingestão pela população, como, por exemplo, a esquistossomose e a ascaridíase. Dentre as outras doenças relacionadas ao esgoto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cólera = infeccção causada por bactéria (Vibrio cholarae)

    Leptospirose = por bactéria (Leptospira)

    Febre tifoide = por bactéria (Salmonella typhi)

    Amebíase = por protozoário (Entamoeba histolystica)

    Giardíase = por protozoário (Giardia lambia

     

    Gabarito: letra E.

     

  • Cólera
    Causada pela bactéria gram negativa curva (em forma de vírgula): Vibrio cholarae

    Anaeróbica facultativa

    movimenta por flagelos


ID
1818181
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Durante o tratamento de esgoto realizado pela CASAN, ocorre um processo denominado decantação. Nessa etapa, o lodo é recolhido do fundo dos tanques. O lodo se separa do meio líquido e se acumula no fundo do tanque porque possui 

Alternativas
Comentários
  • A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Baseado no princípio da diferença de densidade entre as substâncias, logo a de maior densidade terá a tendencia de ficar no fundo do recipiente.

    Gabarito "D"


ID
1859341
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Numa estação de tratamento de esgotos, o tratamento primário consiste em:

Alternativas
Comentários
  • * Tratamento preliminar - São removidos sólidos grosseiros, gorduras e areia;

    * Tratamento primário - Há a sedimentação dos sólidos sedimentáveis e flotação dos sólidos dissolvidos, configura-se também na digestão e secagem do lodo. Retirando parte da matéria orgânica.

    * Tratamento secundário - Predominam os processos biológicos tais como filtração biológica, processos de lodo ativados, decantação intermediária ou final e lagoas de estabilização aeróbias. O objetivo é a remoção de matéria orgânica e, eventualmente, de nutrientes (nitroGênio e fósforo).

    * Tratamento terciário - A remoção de poluentes específicos ou a remoção complementar de poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário.

  • FASES DO TRATAMENTO

    1. Pré-Tratamento    

    No primeiro conjunto de unidades, designado por pré-tratamento ou tratamento preliminar, que se destina principalmente a remoção de sólidos grosseiros e areia, o esgoto é sujeito aos processos de:
    •    separação grosseira dos sólidos, gradagem ou gradeamento (composto por grades grossas, grades finas e/ou peneiras rotativas ou trituradores).

    Tratamento Primário

    Apesar do esgoto apresentar ligeiramente aspecto mais razoável após o pré-tratamento, possui ainda, praticamente inalteradas, as suas características poluidoras. Inicia-se então o tratamento propriamente dito. A primeira fase de tratamento é designada por tratamento primário, onde a matéria poluente pode ser separada da água por sedimentação. Após o tratamento primário, a matéria poluente que permanece na água é de reduzida dimensão, normalmente constituída por colóides (pequenas partículas), não sendo por isso passível de ser removida por processos exclusivamente físico-químicos. 

    Sendo necessária a inclusão de uma etapa biológica. A eficiência de um tratamento primário pode chegar a 60% ou mais, dependendo do tipo de unidade de tratamento e da operação da estação. São comuns: decantador primário, tanque imhoff ou fossa séptica.

     

    Tratamento Secundário

    Neste tipo de tratamento predomina a etapa biológica onde a remoção da matéria orgânica ocorre por reações bioquímicas realizadas pelos microrganismos. Geralmente consistem de reatores do tipo lagoas de estabilização, lodo ativado, filtro biológico ou variantes. Estes reatores são normalmente constituídos por tanques (de formas variadas) com grande quantidade de microrganismos aeróbios ou anaeróbios. O efluente do reator contém ainda matéria orgânica remanescente e grande quantidade de microrganismos, sendo muitas vezes necessário um tratamento terciário. A eficiência de um tratamento secundário pode chegar a 95% ou mais, dependendo da operação da ETE. Os microrganismos sofrem posteriormente um processo de sedimentação nos designados sedimentadores (decantadores) secundários. Finalizado o tratamento secundário, as águas residuárias tratadas apresentam um reduzido nível de poluição por matéria orgânica, podendo na maioria dos casos, serem admitidas no meio ambiente receptor.

     Tratamento de Sub-produtos

    Os subprodutos sólidos gerados nas diversas unidades de tratamento, tais como: material gradeado, areiaescuma e lodo devem ter um tratamento apropriado que inclue etapas de adensamento, estabilização, condicionamento, desidratação e/ou disposição final.

    FONTE: CAERN

    FORÇA, FOCO E FÉ!

     

  • Lembrando que SOLIDOS GROSSEIROS e AREIA são removidos no TRATAMENTO PRELIMINAR

  • 1) Tratamento Primário: A finalidade deste nível de tratamento é a remoção de sólidos em suspensão sedimentáveis (sedimentação) e de sólidos flutuantes (flotação). Ambos os sólidos são removidos, basicamente, em um decantador, onde o líquido passa vagarosamente, permitindo que os sólidos em suspensão se depositem paulatinamente no fundo. A massa de sólidos que se forma é chamada de lodo primário bruto (matéria orgânica em suspensão). Ao mesmo tempo, os sólidos flutuantes, como graxas e óleos, sobem para a superfície dos decantadores. Dessa forma, estes são coletados e removidos do tanque para posterior tratamento.


ID
1859365
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No tratamento de esgotos por lagoas de estabilização, uma das alternativas é o uso de lagoas mistas ou Sistema Australiano. Neste caso, é obrigatório utilizar o sistema de lagoa

Alternativas
Comentários
  • SISTEMA AUSTRALIANO: Este sistema de tratamento de esgoto é constituído por lagoas anaeróbias seguidas por lagoas facultativas, também conhecido como SISTEMA MISTO.

  • As lagoas de estabilização são consideradas como uma das técnicas mais simples de tratamento de esgotos, construídas por meio de escavação no terreno natural cercado de taludes de terra. Os esgotos entram em uma extremidade e saem em outra. Dependendo da área disponível, topografia do terreno e grau de eficiência desejado, podem ser empregados os seguintes tipos de sistemas de lagoas de estabilização:

    ·         Lagoas facultativas

    ·         Sistema de lagoas anaeróbias seguidas por lagoas facultativas (Sistema Australiano)

    ·         Lagoas aeradas facultativas

    ·         Sistema de lagoas aeradas de mistura completa seguida por lagoas de decantação

     

    Um outro tipo de lagoa empregada no tratamento de esgoto é a lagoa de maturação. Porém esta tem como objetivo a remoção de patogênicos (tratamento terciário) ao contrário das demais citadas que são destinadas a remoção de matéria orgânica (tratamento secundário)

  • SISTEMAS DE LAGOAS ANAERÓBIAS SEGUIDAS POR LAGOAS FACULTATIVAS 
    (SISTEMA AUSTRALIANO)

            Este sistema de tratamento de esgoto constituído por lagoas anaeróbias seguidas por lagoas facultativas, também conhecido como sistema australiano. 
            As lagoas anaeróbias  é normalmente profunda,  variando entre  4 a 5 metros. A profundidade tem a finalidade de impedir que o oxigênio produzido pela camada superficial seja transmitido às camadas inferiores. Para garantir as condições de anaerobiose é lançado uma grande quantidade de efluente por unidade de volume da lagoa. Com isto o consumo de oxigênio será superior ao reposto pelas camadas superficiais. Como a superfície da lagoa é pequena comparada com sua profundidade, o oxigênio produzido pelas algas e o  proveniente da reaeração atmosférica são considerados desprezíveis. No processo anaeróbio a decomposição da matéria orgânica gera subprodutos de alto poder energético (biogás) e, desta forma, a disponibilidade de energia para a reprodução e metabolismo das bactérias é menor que no processo aeróbio. 
            A eficiência de remoção de DBO por uma lagoa anaeróbia é da ordem de 50% a 60%. Como a DBO efluente é ainda elevada, existe a necessidade de uma outra unidade de tratamento. Neste caso esta unidade constitui-se de uma lagoa facultativa, porém esta necessitará de uma área menor devido ao pré-tratamento do esgoto na lagoa anaeróbia. O sistema lagoa anaeróbia + lagoa facultativa representa uma economia de cerca de 1/3 da área ocupada por uma lagoa facultativa trabalhando como unidade única para tratar a mesma quantidade de esgoto. Devido a presença da lagoa anaeróbia, maus odores, provenientes da liberação de gás sulfídrico,  podem ocorrer como consequencia de problemas operacionais. Por este motivo este sistema deve ser localizado em áreas afastadas, longe de bairros residenciais. (SPERLING,1996).

     

    http://www.fec.unicamp.br/~bdta/esgoto/lagoas.html

    "DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA, SOCORRO BEM PRESENTE NA ANGÚSTIA." SL:42


ID
1867237
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os processos de tratamento de esgoto são classificados em função da eficiência requerida para atender aos padrões de lançamento do corpo d’água receptor.

O processo de tratamento predominantemente físico que remove sólidos grosseiros (materiais de maiores dimensões), partículas discretas e sólidos minerais (areia), materiais flutuantes e óleos e graxas, utilizando a grade e a caixa de areia como reatores, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Alternativa e.

     

    Tratamento preliminar: remoção de sólidos grosseiros, remoção de gorduras e remoção de areia.

    Tratamento primário: decantação, secagem do lodo, flotação, sistemas compactos (decantação e digestão) e digestão do lodo. 

    Tratamento secundário: filtração biológica, lagoas de estabilização, processos de lodo ativado e decantação intermediária ou final.

    Tratamento avançado: remoção de nutrientes e remoção de complexos orgânicos. 

  • O gabarito da prova do concurso mostra a letra D.

  • O gabarito dá o TRATAMENTO PRIMÁRIO (opção D) como correta.

  • Conferi nos documentos do concurso disponíveis no QConcursos e a alternativa correta, indicada pela banca, é a (E) tratamento preliminar.


ID
1871848
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em instalações prediais de esgoto, o dispositivo provido de fecho hídrico destinado a vedar a passagem de gases no sentido oposto ao deslocamento do esgoto é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • 3.14 desconector: Dispositivo provido de fecho hídrico, destinado a vedar a passagem de gases no sentido oposto ao deslocamento do esgoto.

    3.4 barrilete de ventilação: Tubulação horizontal com saída para a atmosfera em um ponto, destinada a receber dois ou mais tubos ventiladores.

    3.5 caixa coletora: Caixa onde se reúnem os efluentes líquidos, cuja disposição exija elevação mecânica.

    3.7 caixa de inspeção: Caixa destinada a permitir a inspeção, limpeza, desobstrução, junção, mudanças de declividade e/ou direção das tubulações.

    3.29 ralo seco: Recipiente sem proteção hídrica, dotado de grelha na parte superior, destinado a receber águas de lavagem de piso ou de chuveiro.

    VALE CONHECER:

    3.5 caixa coletora: Caixa onde se reúnem os efluentes líquidos, cuja disposição exija elevação mecânica.

    3.6 caixa de gordura: Caixa destinada a reter, na sua parte superior, as gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, formando camadas que devem ser removidas periodicamente, evitando que estes componentes escoem livremente pela rede, obstruindo a mesma.

    3.7 caixa de inspeção: Caixa destinada a permitir a inspeção, limpeza, desobstrução, junção, mudanças de declividade e/ou direção das tubulações.

    3.8 caixa de passagem: Caixa destinada a permitir a junção de tubulações do subsistema de esgoto sanitário.

    3.9 caixa sifonada: Caixa provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto.

    3.22 fecho hídrico: Camada líquida, de nível constante, que em um desconector veda a passagem dos gases.

    3.30 ralo sifonado: Recipiente dotado de desconector, com grelha na parte superior, destinado a receber águas de lavagem de pisos ou de chuveiro.

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro

  • Alexandre, para mim, não há nenhum erro de interpretação.

    A assertiva torna-se errada ao afirmar que "juntamente com o condutor as testemunhas assinaram o auto de prisão em flagrante", e esta ordem está errada. (PRIMEIRO A SER OUVIDO SERÁ O CONDUTOR E, LOGO APÓS, AS TESTEMUNHA E ACUSADOS).


ID
1871854
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O reator de tratamento de esgoto individual, construído com um (Câmara única) ou mais compartimentos contínuos (Câmara em série), dispostos sequencialmente no sentido do fluxo do líquido, nos quais devem ocorrer, conjunta e decrescentemente, processos de flotação das escumas, sedimentação do lodo e digestão é:

Alternativas
Comentários
  • GAB: Letra C

    O processo de funcionamento das fossas sépticas começa com a retenção do esgoto que fica detido na fossa por cerca de 24 horas. Ao mesmo tempo, ocorre a sedimentação do material solidificado encontrado no esgoto. Essa substância se deposita no fundo da fossa, formando um líquido denominado lodo. A outra parte, formada por graxas, óleos e outros materiais fluidos, fica emersa. Esse material, por sua vez, é chamado de escuma.

    Como parte do processo, ocorre a digestão anaeróbia do lodo, que consiste em ataque de bactérias anaeróbicas ao lodo, anulando parcial ou totalmente a ação das substâncias voláteis e dos microrganismos patogênicos.

    Com isso, acontece grande redução de sólidos, líquidos e estabilização dos gases, o que permite que seus efluentes líquidos sejam dispostos com maior segurança para o meio ambiente.

    FONTE: http://www.bio-solutions.com.br/como-funcionam-as-fossas/


ID
1871872
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em uma estação de tratamento de esgoto estão instalados em sequência os seguintes reatores:

Grade → Desarenador → Calha Parshall → Tanque de lodos ativados de aeração prolongada → Decantador secundário

O reator destinado à regularização e à medição de vazões é o(a): 

Alternativas
Comentários
  • Calha parshall: regulariza a quantidade de coagulante no tratamento

  • Cuidado Dollynho, essa não é a função da Calha Parshall, é um aproveitamento. A função principal, como o enunciado diz é a medição de vazão.

  • CALHA PARSHALL MEDE VAZÃO!

  • Onde calha parshal regulariza vazão?

    Alguém explica?


ID
2058583
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O tratamento de esgotos é desenvolvido, essencialmente, por processos biológicos, associados às operações físicas de concentração e separação de sólidos. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d) Nâo entendi porque está errada. 

     

    Os decantadores primários providenciam uma redução da carga orgânica afluente ao tratamento biológico. O lodo separado nos decantadores secundários retorna para o tanque de aeração, mas há a necessidade de descarte do lodo excedente para o controle do processo biológico. Ambos os lodos, produzidos nos decantadores primários e secundários, podem ser encaminhados para uma digestão biológica conjunta.

    file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/Apostila%20Tratamento%20de%20Esgoto.pdf

  • Realmente, a questão aparenta ter duas respostas corretas, mas acho que encontrei o erro, vejam trechos apresentados por PIVELI (2014)

     

    a) Os decantadores primários providenciam uma redução da carga orgânica afluente ao tratamento biológico.

    A substituição dos decantadores primários por reatores anaeróbios como o UASB, tem demonstrado as vantagens de maior alívio de carga orgânica afluente ao tratamento aeróbio, bem como proporcionar um digestor de lodo na própria linha de tratamento dos esgotos.

     

    b) Um sistema de lagoas aeradas mecanicamente pode ser entendido como um processo de lodos ativados sem recirculação de lodo. As lagoas aeradas mecanicamente foram concebidas para resolver problemas de sobrecargas em sistemas de lagoas de estabilização.

     

    c) Uma das principais tendências atuais do tratamento de esgotos sanitários reside na inclusão de uma etapa inicial de tratamento anaeróbio. O reator anaeróbio que mais tem se consolidado em nosso meio é o reator conhecido por UASB (upflow anaerobic sludge blanket).

     

    d) Os decantadores primários providenciam uma redução da carga orgânica afluente ao tratamento biológico. O lodo separado nos decantadores secundários retorna para o tanque de aeração, mas há a necessidade de descarte do lodo excedente para o controle do processo biológico. Ambos os lodos, produzidos nos decantadores primários e secundários, podem ser encaminhados para uma digestão biológica conjunta. 

    Creio que o erro da questão está apenas na utilização do plural, no item, dando a entender que existe mais de um tanque de aeração no sistema.

     

    e) Na variante do processo de lodos ativados conhecida por aeração prolongada, não se empregam decantadores primários e o tratamento biológico é dimensionado de forma a produzir um excesso de lodo mais mineralizado, de forma a se dispensar a necessidade de qualquer tipo de digestão complementar de lodo.

     

    Fonte: http://www.pha.poli.usp.br/LeArq.aspx?id_arq=14718

  • Gente, o erro da alternativa D é quando se ela fala 

    "mas há a necessidade de descarte do lodo excedente para o controle do processo biológico.". Certamente esse "descarte" se refere ao feito no corpo receptor, o que consiste em uma medida equivocada, já que o lodo excedente deve sofrer tratamento adicional. Este tratamento vai compreender o adensamento, digestão e desidratação. 

  • Pessoal, os argumentos de vocês defendendo a CONSULPLAN são louváveis, porém não há erro na alternativa D.
    Eu mesmo estava na B e, no último momento mudei pra D (infelizmente errando a questão).


    Não há pegadinha e nem erro nas 2 assertivas. Falha da CONSULPLAN mesmo

  • Erro da D: realmente o lodo que foi obtido na etapa preliminar é enviado para o tanque de aeracao lodo. Na verdade o lodo é sempre reutilizado, é por isso que existe a recirculacao do lodo para o tanque de aeracao. 


ID
2058586
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A poluição das águas acontece desde os primórdios das primeiras civilizações, quando o ser humano interrompeu as práticas nômades. Uma vez instalado em um lugar, a produção de lixo aumentou, e assim a solução imediata foi jogar esses lixos em rios para que a correnteza os levasse para outro lugar distante da habitação. Com o aumento da população nas áreas urbanas, o acúmulo de lixo nas águas tornou-se grande problema, infectando a população com doenças. De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: E
    mas a A também está incorreta

  • Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.

  • A alternativa E está errada, assim como a alternativa A. coagulação é um processo químico

  • letras A e E estão erradas. 

  • Acredito que a alternativa A esteja correta sim. Se levarmos em conta que em um processo químico ocorre a modificação dos constituiintes químicos do processo, nesse caso a coagulação não seria um processo de transformação química, haja vista que a coagulação é um fenômeno de aglomeração de partículas (colóides), causado pela neutralização das cargas. Geralmente os poluentes orgânicos apresentam uma carga geral negativa, sendo essa a razão pela qual utilizamos cátions positivos (Al3+ e Fe3+) para aglomerar esssas partículas. Ou seja, a coagulação não altera as composiçoes químicas das substâncias envolvidas, por isso apenas a alternativa E está errada, e muito errada por sinal.

  • O ar é composto Nitrogênio e Oxigênio, somando 99%, traços de gases diversos e partículas. A solubilidade do oxigênio na água depende da temperatura e da composição da água: a 0°C a água absorve o dobro de Oxigênio do que se estiver a 30° C. Para se atingir a saturação de oxigênio de uma água servida, efluente ou esgoto, a quantidade de oxigênio necessária cresce em função da temperatura desta água. É preciso colocar mais oxigênio para atingir os pontos de saturação com o aumento da temperatura.

  • A coagulação é um processo químico que não se trata simplesmente de dissolver um produto químico na água, durante a mesma ocorrem reações químicas como a formação do hidróxido de alumínio, no caso do uso de sulfato de alumínio no mecanismo por varredura em especial.


ID
2100793
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O tratamento de esgotos domésticos é uma importante medida para diminuição de doenças como

Alternativas
Comentários
  • "Febre tifoide é uma doença infectocontagiosa causada pela ingestão da bactéria Salmonella enterica sorotipo Typhi (Salmonella typhi) em alimentos ou água contaminados. Trata-se de uma forma de salmonelose restrita aos seres humanos" https://pt.wikipedia.org/wiki/Febre_tifoide

     

     

  • GABARITO: LETRA E.

    Todas as doenças listadas nesta alternativa poderiam ser prevenidas ou mesmo terem suas incidências diminuídas com a adoção de tratamentos adequados de esgotos.

  • 8.3 Doenças Relacionadas com a Água

    Segundo Heller e Möller (1995), as doenças relacionadas com a água podem ser agrupadas em cinco grandes grupos:

    - doenças transmitidas pela via feco-oral;

    - doenças controladas pela limpeza com a água;

    - doenças associadas à água;

    - doenças transmitidas por vetores que se desenvolvem na água;

    - doenças em que a água é veículo de substâncias químicas.

    8.3.1 Doenças transmitidas pela via feco-oral

    São as doenças transmitidas pela água contaminada por microrganismos provenientes de fezes.

    8.3.1.1 Formas de transmissão

    O organismo patogênico – agente causador da doença – é ingerido junto com a água.

    8.3.1.2 Principais doenças

    Pode-se citar as seguintes doenças: diarreias, disenterias, cólera, giardíase, febre tifoide e paratifoide, amebíase, hepatite tipo A e ascaridíase.

    (Em: https://www.academia.edu/32160565/UNIVERSIDADE_FEDERAL_DE_JUIZ_DE_FORA_CURSO_DE_ENGENHARIA_SANIT%C3%81RIA_E_AMBIENTAL_SA%C3%9ADE_AMBIENTAL)


ID
2132146
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um sistema de tratamento de efluentes, que em comparação com as lagoas de estabilização, requer uma área menor, maior investimento em equipamento, gasto energético e pessoal para operação, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Valo de Oxidação

    Os valos de oxidação são unidades compactadas de tratamento com os mesmos princípios básicos da aeração prolongada e constituem estações de tratamento completo de nível secundário. Suas instalações, com o mínimo possível de unidades de tratamento, concentra processos físicos químicos e biológicos.

    A decantação no final é uma inclusão optativa e dependem do tipo de operação estabelecido mas, a existência desta unidade no efluente do valo eliminará sólidos decantáveis transportados além de permitir o funcionamento contínuo do sistema.

    As unidades mais simples são compostas de:

    dispositivo de entrada: caixa de passagem e de distribuição quando houver mais de um valo que podem ser precedidas por sistema de gradeamento e medição;

    tanque de aeração: têm os formatos mais variados, sendo que o mais comum é o de fluxo orbital. O importante sobre o seu funcionamento é que seja mantido os critérios estabelecidos para a velocidade média do fluxo de 0,3m/s durante o período de operação e que o fluxo escoe sem a possibilidade de zonas mortas.

    O esgoto é submetido a um processo de aeração onde ocorre a oxidação biológica e o que promove o crescimento de flocos biológicos e consequentemente a redução da DBO (Demanda bioquímica de Oxigênio).

    dispositivo de saída: são projetados em função do tipo de operação, que poderá exigir fluxo contínuo ou intermitente.

     

    Fonte: http://www.casan.com.br/menu-conteudo/index/url/ete-estacao-de-tratamento-de-esgotos-sanitarios#0


ID
2132149
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O tratamento que possui o mesmo princípio básico do sistema aeróbio lodos ativados, porém com períodos maiores de aeração e uma mecanização mais simplificada, apresentando uma eficiência de remoção de DBO na faixa de 98% e 70% de remoção de nitrogênio é:

Alternativas
Comentários
  • Por favor, alguém teria as fontes que a FCC usou pra fazer essa questão? Não consegui encontrar essas informações sobre o Valo de Oxidação em lugar nenhum
  • Também não conhecia... Estudei por esse material:

     

    https://www.docsity.com/pt/valos-de-oxidacao-apostilas-quimica/289803/

  • Jonney muito obrigado por sua ajuda!
    Deus lhe abençoe muito!!!

  • Nota zero para a FCC nessa questão. Valas de Oxidação? Achei que fosse pegadinha Kkkkk

  • Valas de Oxidação é sinônimo de aeração prolongada, como o mesmo princípios dos lodos ativos, mas sem decantadores


ID
2132164
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Se adotarmos como premissa que a relação DQO/DBO5 é 2 e que um matadouro abate 80 cabeças de gado por dia, com o valor médio de DBO/boi abatido de 3,0 kg.
É correto afirmar com base nos dados fornecidos que a carga de DQO produzida por este matadouro em um dia é:

Alternativas
Comentários
  • Relação DQO/DBO5= 2

    DBO/boi= 3,0Kg * 80 bois= 240Kg DBO5/dia (subistituir na primeira equação)

    DQO/240=2

    DQO= 240*2= 480KgDQO/dia

    Alternativa D

  • Fui na lógica.

    Como o valor de DBO por boi abatido é de 3kg e são abatidos 80 bois por dia, multiplica-se 3*80= 240kgDBO/dia

    Como o valor de DQO é SEMPRE maior que a DBO, já eliminamos A, B e C.

    Como a relação de ambos é 2, pra cada 1kg de DBO temos 2kg de DQO, ou 240*2= 480 kgDQO/dia

     

    Gab.: D


ID
2132167
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

DQO ou demanda química de oxigênio é um parâmetro utilizado nos estudos de caracterização de esgotos sanitários e de efluentes industriais. Esse parâmetro pode ser definido de forma simples como sendo responsável pela determinação

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    demanda bioquímica de oxigênio (DBO) corresponde à quantidade de oxigênio consumida por microrganismos presentes em uma certa amostra de efluente (como o esgoto doméstico e o industrial). Como esses microrganismos realizam a decomposição da matéria orgânica no meio aquático, saber a quantidade desse gás é uma forma efetiva de analisar o nível de poluição existente nesse meio.

    Em estações de tratamento de esgoto, a DBO é um parâmetro utilizado para verificar a eficiência na decomposição de matéria orgânica, pois, se a DBO está elevada, quer dizer que a matéria orgânica está sendo consumida. De acordo com a legislação, a DBO máxima no esgoto deve ser de 60 mg/L.


ID
2132173
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um dos problemas atuais em muitas cidades que buscam implantar sistemas de tratamento de esgotos é a falta de área para sua implantação. Como alternativa, pode ser utilizado um sistema de lagoa que exige menor área e o uso de equipamentos de turbilhonamento. A lagoa e o equipamento são denominados, respectivamente,

Alternativas

ID
2132182
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No sistema de aeração prolongada existe uma diferença primordial em relação ao sistema de lodos ativados convencional, que pode ser descrita como:

Alternativas
Comentários
  • Sistema de lodos ativados convencional - A concentração de biomassa no reator é bastante elevada, devido à recirculação dos sólidos (bactérias) sedimentados no fundo do decantador secundário. A biomassa permanece mais tempo no sistema do que o líquido, o que garante uma elevada eficiência na remoção de DBO. Há necessidade da remoção de uma quantidade de lodo (bactérias) equivalente à que é produzida. Este lodo removido necessita de uma estabilização na etapa de tratamento do lodo. O fornecimento de oxigênio é feito por aeradores mecânicos ou ar difuso. A montante de reator há uma unidade de decantação primárias, de forma a remover os sólidos sedimentáveis do esgoto bruto.

     

     

    Sistema de lodos ativados c/ aeração prolongada -  Similar ao sistema convencional, com a diferença de que a biomassa permanece mais tempo no sistema (os tanques de aeração são maiores). Com isto, há menos DBO disponível para as bactérias, o que faz com que elas se utilizem da matéria orgânica do próprio material celular para a sua manutenção. Em decorrência, o lodo excedente retirado já sai estabilizado. Não se incluem usualmente unidades de decantação primária.

  • Não entendi a dispensa de unidades de gestão, visto que todo o processo ocorre na unidade de digestão (reatore)!


ID
2132188
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Para avaliação da concentração de cloro residual livre na água é possível utilizar diferentes métodos de determinação. Considere-se o uso de um analisador de cloro residual que utiliza o princípio colorimétrico DPD, que se baseia no uso do composto (DPD-N,N-dietil-p-fenilendiamina) como indicador. No princípio do funcionamento do analisador o DPD

Alternativas
Comentários
  • O método colorimétrico DPD - SFA é o método no qual o equipamento fotométrico ( por exemplo espectrofotômetro) é utilizado na leitura de absorbâncias para a determinação das concentrações.


ID
2132206
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O sistema de tratamento de esgoto por lodo ativado com aeração prolongada caracteriza-se

Alternativas
Comentários
  • SISTEMA DE LODOS ATIVADOS DE AERAÇÃO PROLONGADA (FLUXO CONTÍNUO)

              A diferença deste sistema para o sistema convencional é que a biomassa permanece mais tempo no reator (18 a 30 dias), porém continua recebendo a mesma carga de DBO. Com isso o reator terá que possuir maiores dimensões e consequentemente existirá menor concentração de matéria orgânica por unidade de volume e menor disponibilidade de alimento. Para sobreviver as bactérias passam a consumir a matéria orgânica existente em suas células em seus metabolismos. Assim,  o lodo já sairá estabilizado do tanque de aeração, não havendo necessidade de se ter um biodigestor. Este sistema também não possui decantador primário para evitar a necessidade de uma unidade de estabilização do lodo resultante deste. 


                Como a estabilização do lodo ocorre de forma aeróbia no reator, há um maior consumo de energia elétrica. Porém, este é um sistema de maior eficiência de remoção de DBO dentre os que funcionam com lodos ativados.(SPERLING, 1997) 

  • GABARITO: Letra C

    .

    A) Lodos Ativados Convencional

    B) Lodos Ativados - Fluxo pistão (ou batelada)

    C) Lodos Ativados de Aeração Prolongada ( GABARITO )

    D) Lagoa de Estabilização Facultativa

    E) Lagoa de Estabilização Anaeróbia

     

  • O examinador estava "raivoso" quando elaborou essa prova. Considerando ser de nével médio, pegou pesado nas questões... 


ID
2132209
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A desvantagem do sistema de lodo ativado com aeração prolongada, quando comparados aos sistemas anaeróbicos, é:

Alternativas
Comentários
  • A aeração prolongada tem um grande consumo de energia elétrica, enquanto o reatores anaerobios (UASB) nao consonem com injenção de ar, pois são anaeróbios, outra vantagem é que tais reatores ocupam um espaço menor. 

  • GABARITO: LETRA E - A aeração prolongada apresenta um elevado custo operacional mediante ao grande consumo de energia elétrica.

    "Hoje melhor do que ontem, amanha melhor do que hoje."


ID
2132212
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O sistema de lodo ativado com aeração prolongada tem como princípio

Alternativas
Comentários
  • lodo ativado com aeracao prolongada:

    objetivo de retirar materia organica ( diminuir a DBO durante o processo)
    a biomassa fica mais tempo no reator - 18 a 30 dias por isso nao precisa de decantador primario nem estabilizacao do lodo

     

  • Questão estranha, o gabarito apresenta a resposta como se fosse um reator de lodo ativado convencional. Todos os sistemas aeróbios têm essa função!


ID
2237545
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Existe um processo de tratamento de esgoto, predominantemente físico, que se destina, principalmente, à remoção de impurezas sedimentáveis.
Esse processo pode ser quimicamente assistido com o uso de coagulantes, sendo, nesse caso, chamado de CEPT.

Esse processo trata o esgoto em nível

Alternativas
Comentários
  • Tratamento Preliminar

    Remove apenas sólidos grosseiros, flutuantes e matéria mineral sedimentável. O tratamento preliminar segue os seguintes processos:

    - Grades
    - Desarenadores (caixas de areia)
    - Caixas de retenção de óleo e gordura
    - Peneiras
     

    Tratamento Primário

    Remove sólidos inorgânicos e matéria orgânica em suspensão. A DBO é removida parcialmente e os sólidos em suspensão quase que totalmente. Esse nível de tratamento segue os seguintes processos:

    - Decantação primária ou simples
    - Reatores anaeróbios com baixa eficiência
    - Flotação
    - Neutralização
    - Precipitação química com baixa eficiência

     

    Tratamento secundário

    Esse nível de tratamento remove os sólidos inorgânicos e matéria orgânica dissolvida e em suspensão. A DBO e sólidos inorgânicos são removidos quase totalmente. Dependendo do sistema adotado, a eficiência de remoção é alta. Nesse nível os processos são:

    - Processos de lodos ativados
    - Lagoas de estabilização (exceto lagoa anaeróbia única)
    - Reatores anaeróbios com alta eficiência
    - Lagoas aeradas
    - Filtros biológicos
    - Precipitação química com alta eficiência

     

    Tratamento terciário avançado

    Esse nível de tratamento é para obter um efluente de alta qualidade, ou a remoção de outras substâncias contidas nas águas residuárias. Os processos de tratamento terciário são os seguintes:

    - Adsorção em carvão ativado
    - Osmose reversa
    - Eletrodiálise
    - Troca iônica
    - Filtros de areia
    - Remoção de nutrientes
    - Oxidação química
    - Remoção de organismos patogênicos


ID
2237554
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A técnica de tratamento de água por aeração, sem a adição de um agente oxidante, só é eficiente na remoção de alguns metais dissolvidos na água, dentre eles o

Alternativas
Comentários
  • O processo utilizado para a remoção do ferro da água depende da forma que este
    se apresenta. Para águas limpas que prescindem de tratamento químico, como as águas
    de poços, fontes, galerias de infiltração, contendo bicarbonato ferroso dissolvido (na
    ausência de oxigênio), pode-se utilizar a simples aeração. FUNASA

  • "RESERVATÓRIOS, LAGOS OU LAGOAS, USADOS PARA SUPRIMENTO DE ÁGUA, PODEM APRESENTAR FORMAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS INDESEJAVEIS, COMO O MANGANÊS, SULFITO DE HIDROGÊNIO E FERRO. PODEM CRIAR PROBLEMAS NO TRATAMENTO DA ÁGUA, GOSTO E/OU ODOR NA ÁGUA FINAL TRATADA."


ID
2237587
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um agente de saneamento, ao pesar uma amostra de uma estação de tratamento de esgoto, obteve 14,58 g. Observando em uma proveta que seu volume era de 5,4 cm3, o agente conclui que a densidade da amostra era de

Alternativas
Comentários
  • 14,58g/5,40cm³= 2,7 g/cm³


ID
2237602
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Segundo a NBR 8160, o dispositivo provido de fecho hídrico, destinado a vedar a passagem de gases no sentido oposto ao do deslocamento do esgoto, é

Alternativas
Comentários
  • Desconector: Dispositivo provido de fecho hídrico, destinado a vedar a passagem de gases no sentido oposto ao deslocamento do esgoto. Utilizado no sistema predial de esgoto sanitário e tem por funções básicas coletar e conduzir os despejos provenientes do uso adequado dos aparelhos sanitários a um destino apropriado.

  • Letra A.

     

    O dispositivo provido de fecho hídrico, destinado a vedar a passagem de gases no sentido oposto ao do deslocamento do esgoto, é o desconector.


ID
2237608
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma ETE recebe esgotos a uma vazão de 1000 m3/dia, com uma carga de DBO de 200 kg/dia. Se essa estação trata os esgotos com uma eficiência de remoção de DBO de 80%, a concentração de DBO de saída é de

Alternativas
Comentários
  • 200kg/dia  =  200000g/dia = 200000000mg/dia
    1000m³/dia  =  1000000L/dia
     

    200/1 = 200mg/L
    80% DBO retido = 200 x 0,8 = 160mg/L

    Saída = 200mg/L - 160mg/L = 40mg/L

  • 200 dividido por 0,8% e 160 200 - 160 = 40mg


ID
2237611
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A lagoa de maturação retangular de uma estação de tratamento de esgoto possui comprimento dado pela equação (2a + 2b)2 = 160 m e largura dada por (a - b)2.


Sabendo que ab = 10 m, assinale a opção que indica a área da lagoa de maturação.

Alternativas
Comentários
  • A minha largura tá sendo igual a zero. Alguém sabe como faz ou a questão deveria ser anulada mesmo?

  • Alguém sabe como resolver essa questão?


ID
2247391
Banca
Máxima
Órgão
SAAE de Aimorés - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O tratamento de água visa melhorar sua qualidade de modo a causar benefícios à saúde humana. O tratamento dado a determinado corpo d’água varia de acordo com as características da água bruta. Devido ao risco sanitário e ao custo econômico, podem-se dividir o tratamento de água em algumas tipologias. Todas as alternativas abaixo são tipologias empregadas no Brasil apara abastecimento público, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A flotação no tratamento de efluentes e água separa líquidos de sólidos com nuvens de microbolhas de ar que arrastam as impurezas em suspensão para a superfície. Para aplicações industriais existem dois tipos básicos de flotação: • Flotação por ar dissolvido, com microbolhas da ordem de micra;
    • Flotação por ar disperso, com bolhas maiores, para arraste de partículas de maior facilidade de remoção. A eficiência da flotação ou flotador depende da relação ar/sólidos e tamanho da bolha. Quanto maior a quantidade de ar e menor o tamanho da bolha, mais eficiente o flotador. 
     


ID
2272132
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em janeiro de 2015, a CASAN obteve da Fatma a Licença Ambiental Prévia para o sistema de esgotamento sanitário do Sul da Ilha, em Florianópolis. Agora, o projeto segue com a complementação dos estudos ambientais e finalização dos projetos para obtenção da Licença de Instalação. Entre as melhorias, está a previsão de tratamento terciário, que possibilitará a remoção de

Alternativas
Comentários
  • A CASAN faz nesta quinta-feira (30) uma nova apresentação sobre o projeto de implantação de uma Estação de Tratamento de Esgotos no Rio Tavares, em Florianópolis. A proposta será detalhada durante reunião do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, a partir de 14h30min, na Escola Júlio da Costa Neves, no bairro Costeira.

    A Companhia já tem Licença Ambiental Prévia da Fatma para implantação do sistema de esgotamento sanitário na região, prevendo rede coletora de esgotos e  construção da ETE, que será a primeira no Sul da Ilha.

    A licença foi conquistada a partir de uma série de alterações no projeto original. Entre as melhorias está a inclusão da ETE com tratamento terciário, possibilitando a remoção de fósforo e de nitrogênio. O efluente tratado será lançado no Rio Tavares.

    FONTE: https://www.casan.com.br/noticia/index/url/casan-apresenta-projeto-de-estacao-de-tratamento-de-esgotos-para-o-sul-da-ilha#0

  • Tratamento preliminar: Sólidos grosseiros

    Tratamento primário: Sólidos em suspensão sedimentáveis

    Tratamento secundário: Material em solução de natureza biodegradável.

    Tratamento terciário: Remoção de macro-nutrientes. Como fosforo e nitrogenio.


ID
2272138
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Todos os contaminantes da água, com exceção de gases dissolvidos, contribuem para a carga de sólidos, que podem ser classificados de acordo com seu tamanho e estado, suas características químicas e sua decantabilidade. Referente ao assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 4.2.2 Sólidos
    Todos os contaminantes da água, com exceção dos gases dissolvidos, contribuem para a carga de sólidos. Os sólidos podem ser classificados de acordo com:
    (a) o seu tamanho e estado = suspensos e dissolvidos
    (b) as suas característica químicas = voláteis e fixos
    (c) a sua decantabilidade = sedimentáveis e não sedimentáveis

     

    fonte: Ciências Ambientais Profª. Dra. Cristina Paschoalato_2015

  • Erroa da alternativa E:

    E) Com relação às características químicas, os sólidos são classificados em dissolvidos, em suspensão e coloidais.

    Obs:. Não é característica química e sim física. 


ID
2272153
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O lançamento de matéria orgânica em um corpo d´água resulta, indiretamente, no consumo de oxigênio dissolvido que tem como consequência a morte dos organismos aquáticos. Tal redução no oxigênio dissolvido se dá pela ação de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa c

     

    As bactérias decompositoras se alimentam de matéria orgânica e, ao respirar, utilizam O2 e liberam CO2 no ambiente.


ID
2313685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com base na legislação ambiental vigente no Brasil, julgue o item subsequente.


A Política Nacional de Resíduos Sólidos integra a Política Nacional do Meio Ambiente e articula-se com a Política Nacional de Educação Ambiental e com a Política Federal de Saneamento Básico.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5o  A Política Nacional de Resíduos Sólidos integra a Política Nacional do Meio Ambiente e articula-se com a Política Nacional de Educação Ambiental, regulada pela Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, com a Política Federal de Saneamento Básico, regulada pela Lei nº 11.445, de 2007, e com a Lei no 11.107, de 6 de abril de 2005 (lei dos consórcios públicos).

    Gabarito  Correto

  • GABARITO: CERTO

     

     

    Analisar a alternativa conforme:

     

    | Lei 12.305 de 02 de Agosto de 2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos

    | Título II - Da Política Nacional de Resíduos Sólidos

    | Capítulo I - Disposições Gerais

    | Artigo 5

       

         "A Política Nacional de Resíduos Sólidos integra a Política Nacional do Meio Ambiente e articula-se com a Política Nacional de Educação Ambiental, regulada pela Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, com a Política Federal de Saneamento Básico, regulada pela Lei nº 11.445, de 2007, e com a Lei no 11.107, de 6 de abril de 2005"


ID
2320348
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Piraúba - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta sobre as etapas de tratamento de efluentes industriais:

Alternativas
Comentários
  • O processo de tratamento por lagoas facultativas é muito simples e constitui-se unicamente por processos naturais. Estes podem ocorrer em três zonas da lagoa: zona anaeróbia, zona aeróbia e zona facultativa.

     

    Se na lagoa facultativa há zona aeróbia e zona facultativa, logo ela não pode ser um dito sistema anaeróbio.

  • No sistema de lodos ativados o processo biológico que ocorre dentro do tanque é todo aeróbio.

    Lodo ativado é o lodo resultante de um processo de  destinado à destruição de   biodegradáveis presentes em águas residuárias,  e . O processo se baseia na oxidação da matéria orgânica, por  , controlada pelo excesso de  em tanques de aeração e posteriormente direcionado aos decantadores. O lodo decantado nos decantadores retorna ao tanque de aeração como forma de reativação da população de bactérias no tanque de aeração. Este retorno se dá na entrada do tanque onde o lodo em fase endógena se mistura ao efluente rico em poluente, aumentando assim a eficiência do processo.

  • Letra C aborda os sistemas aeróbicos mais comuns. Os anaeróbicos são: Reator UASB, lagoa anaeróbica, fossa séptica


ID
2387413
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos esgotos domésticos brutos, as formas predominantes são a amônia e o nitrogênio orgânico. As demais formas de Nitrogênio são de menor importância no esgoto afluente de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Sobre as formas do Nitrogênio, é correto dizer-se que

Alternativas
Comentários
  • Nitrogênio Total = NO2 + NO3 + NTK

    Nitrogênio Kjeldahl (NTK) = Amônia + Nitrogênio Orgânico.

    PH < 8 Praticamente na forma de Nh4
    PH = 9,5 Gabarito (50% nh3 e 50% nh4)

    PH > 11 Praticamente na forma de NH3

    Von Sperling https://books.google.com.br/books?id=1pxhLVxVFHoC&pg=PA97&lpg=PA97&dq=nitrog%C3%AAnio+total+e+nitrogenio+kjeldahl+von+sperling&source=bl&ots=CixyA4-C-l&sig=mgHj3tRC1gGjM3RrQTwJx2UM82s&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiTgcyKsNfWAhVMIZAKHQwEDwcQ6AEIWDAG#v=onepage&q=nitrog%C3%AAnio%20total%20e%20nitrogenio%20kjeldahl%20von%20sperling&f=false

  •  a) praticamente toda a amônia está na forma livre (NH3), em pH ˂ 8.   -   ERRADO

    pH < 8 - Praticamente toda a amônia na forma de NH4+ (forma de íon)

     .

    b) o processo de desnitrificação é conhecido pela oxidação da amônia a nitrito e este a nitrato.   -   ERRADO

    O processo de NITRIFICAÇÃO a amônia é oxidada a nitrito e este a nitrato.

    .

    c) o nitrogênio total (NT) corresponde à soma das formas de nitrito (NO2) e nitrato (NO3).  ERRADO

     O nitrogênio TOTAL corresponde à seguinte soma: NT = NTK + NO2 + NO3

    ,

    d) o nitrogênio total Kjeldahl (NTK) corresponde às formas da amônia, tanto na forma ionizada (NH4+ ), quanto não ionizada (NH3). ERRADO

    O nitrogênio total Kjeldahl (NTK) corresponde a soma da AMÔNIA + NITROGÊNIO ORGÂNICO

    .

    e) em pH = 9,5, a amônia se encontra aproximadamente 50% na forma de NH3 (livre, não ionizada) e 50% na forma de NH4+ (ionizada) . CORRETO

  • a) praticamente toda a amônia está na forma livre (NH3) (NH4), em pH ˂ 8. 

     b) o processo de desnitrificação (nitrificação) é conhecido pela oxidação da amônia a nitrito e este a nitrato. 

     d) o nitrogênio total Kjeldahl (NTK) corresponde às formas da amônia, tanto na forma ionizada (NH4+ ), quanto não ionizada (NH3). 

     e) em pH = 9,5, a amônia se encontra aproximadamente 50% na forma de NH3 e 50% na forma de NH4+ .  (GABARITO)


ID
2387431
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Matéria Orgânica (MO) dos efluentes é uma das principais causadoras do problema de poluição das águas. Sobre os indicadores de MO, é correto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • A Demanda Química de Oxigênio, identificada pela sigla DQO, é um parâmetro indispensável nos estudos de caracterização de esgotos sanitários e de efluentes industriais, ela avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) consumido em meio ácido que leva à degradação de matéria orgânica. A análise dos valores de DQO em efluentes e em águas de superfície é uma das mais expressivas para determinação do grau de poluição da água, esta análise reflete a quantidade total de componentes oxidáveis, seja carbono ou hidrogênio de hidrocarbonetos, nitrogênio (de proteínas, por exemplo), ou enxofre e fósforo de detergentes. 

    Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/demanda-quimica-oxigenio.htm

  • b)indicação direta;

    d) difenrença antes e depois do período da incubação.

     


ID
2387437
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O elemento fósforo na água/efluente apresenta-se em formas ortofosfato, polifosfato e fósforo orgânico. Sobre o fósforo e sua importância na água, é errado afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Os polifosfatos são moléculas complexas com dois ou mais átomos de fósforo. Através do mecanismo de hidrólise, são convertidos rapidamente em ortofosfatos.

  • Não compreendi as assertivas que afirmam que o fósforo é importante...

    Exemplo, Letra C

    o fósforo orgânico é importante nas águas residuárias industriais e lodos oriundos do tratamento de esgoto, sendo convertido em ortofosfatos.

    Importante nas águas residuárias para que?


ID
2387443
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A determinação de oxigênio dissolvido em amostras de águas, oriundas de tratamento de esgoto, sofre uma interferência que só é solucionada com a adição de azida sódio em meio ácido. Essa interferência se deve à presença de

Alternativas
Comentários
  • A solução de azida sódica é utilizada para a remoção da interferência de nitritos

    Nesta etapa ocorre intensa floculação da amostra. A azida de sódio é utilizada para a remoção da interferência de nitritos, que pode ser representada por: NaN3 + H+ → HN3 + Na+
    HN3 + NO2  + H+ → N2 + N2O + H2O

  • concentrações de nitrito acima de 50 mg/l não causam interferência quando se usa o método modificado da azida sódica;


ID
2387446
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma das principais vantagens da DQO (Demanda Química de Oxigênio) é a rapidez com que ela é executada, cerca de 2 horas, em comparação com a análise de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), que demora 5 dias para obter os resultados. Um efluente tratado de uma indústria de galvanoplastia foi analisado por titulometria de refluxo, usando-se sulfato ferroso amoniacal (FeSO4 (NH4)2 SO4.6H2O) 0,25 M como titulante. Uma amostra de 50 ml de efluente consumiu 12,5 ml do titulante, sendo que a amostra em branco consumiu 31,3 ml. A demanda química de oxigênio da amostra oriunda da galvanoplastia, em mg.L-1 de O2, é

Alternativas
Comentários
  • Para encontrar a DQO (em mg de O2 / L)

     

    DQO = (A - B) x M x 8000 

                             V

     

    Sendo:

    A = volume (mL) de solução padrão de sulfato ferroso amoniacal gasto na titulação da prova em branco;

    B = volume (mL) de solução padrão de sulfato ferroso amoniacal gasto na titulação da amostra;

    M = Molaridade da solução padrão de sulfato ferroso amoniacal;

    V (mL) = volume da amostra

     

    DQO =  (31,3 - 12,5) x 0,25 x 8000 

                                  50

    DQO =  (18,8) x 2000 

                         50

    DQO = 18,8 x 40

    DQO = 752 mg O2 / L


ID
2387473
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A análise da demanda bioquímica de oxigênio (DBO) é um teste que simula a capacidade da degradação da matéria orgânica pelos micro-organismos, seja em água bruta ou em efluentes industriais. Uma das etapas comumente executada é a semeadura, cuja finalidade da semente é introduzir uma população biológica capaz de oxidar a matéria orgânica biodegradável da amostra. A recomendação, de acordo com a NBR 12614/1992 da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), é que

Alternativas
Comentários
  • 5.1.13 Semente

    A finalidade da semente é introduzir uma população biológica capaz de oxidar a matéria orgânica biodegradável da amostra. Na presença de micro-organismos na amostra, como no caso de esgotos, água de superfície e alguns efluentes não-clorados, não é preciso empregar semente. Na ausência ou presença de pequenas quantidades de micro-organismos na amostra, em virtude da temperatura elevada, altas diluições, condições extremas de pH e efluentes industriais não-tratados, é preciso empregar semente.


ID
2389048
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com o avanço da tecnologia, diariamente surgem novas técnicas para o tratamento de água e efluentes. Essas novidades aumentam a eficiência dos processos e tentam, cada vez mais, reduzir os custos e o tempo das operações. Uma dessas técnicas é o uso das membranas para filtração nos processos de tratamento. As membranas de ultrafiltração fazem parte de uma família mais ampla de membranas, entre as quais se podem destacar as de microfiltração, nanofiltração e osmose reversa. Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao uso e aplicação de membranas para tratamento de água.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa d. 

     

    d) ERRADA. Sua principal aplicação, inclusive, é essa. Na separação em membranas, utiliza-se um material semipermeável com microabertura de filtração, que permite a remoção de material, micromoléculas, moléculas dissolvidas e íons dissolvidos. 

  • A microfiltração (MF) é o processo de separação com membranas mais próximo da filtração clássica. Utiliza membranas porosas com poros na faixa entre 0,1 e 10 μm (100 e 10.000 nm), sendo, portanto indicado para a retenção de bactérias, protozoários, maioria dos vírus e materiais em suspensão e emulsão. Como as membranas de MF são relativamente abertas, as pressões empregadas como força motriz para o transporte são pequenas, dificilmente ultrapassando 3 bar. Na MF o solvente e todo o material solúvel permeia a membrana. Apenas o material em suspensão é retido (HABERT, BORGES e NOBREGA, 2006).  Ultrafiltração é também conhecido como filtração molecular. É uma técnica de separação por membrana utilizada para segregar substâncias de acordo com o peso e tamanho molecular, sendo baseada em um diferencial de pressão através da membrana semipermeável. É um processo conduzido de pressão, operando numa faixa mais baixa de 100-1.000 kPa (VIGNESWARAN et al., 2012). Sendo assim, é um processo utilizado quando se deseja purificar e fracionar soluções contendo macromoléculas. As membranas de UF apresentam poros na faixa entre 1 e 100 nm, portanto mais fechadas do que as membranas de MF. Soluções contendo solutos numa ampla faixa de massa molar (103 – 106 Dalton) podem ser tratadas por este processo. Como os poros das membranas de UF são menores, uma força motriz maior é necessária para obter fluxos de permeados elevados o suficiente para que o processo possa ser utilizado industrialmente. Por este motivo as diferenças de pressão através da membrana variam na faixa de 2 a 10 bar (HABERT, BORGES e NOBREGA, 2006). A nanofiltração (NF) é o processo de separação por membranas, cuja técnica é capaz de separar soluções heterogêneas e solutos que se encontram 15 dissolvidos na água. A membrana atua como uma barreira seletiva, ou seja, permite apenas a passagem de determinados componentes, enquanto impede a passagem de outros. Essa técnica retém os sais bivalentes com 0,001µm molecular e requer pressão de trabalho entre 10 a 25 bar. Atualmente, é muito comum o uso da tecnologia de nanofiltração nas indústrias farmacêuticas e alimentar, entre outros setores, como: mineração; biorrefinaria (recuperação de açucares); processo de dessalinização. A osmose inversa (OI) é um processo de separação com membranas usado quando se deseja reter solutos de baixa massa molar, tais como sais inorgânicos ou pequenas moléculas orgânicas como glicose. Por este motivo, as membranas de OI devem ser mais fechadas (poros menores) apresentando, portanto, uma maior resistência à permeação e, consequentemente, pressões de operação mais elevadas do que as utilizadas em UF. Na verdade, as membranas de OI apresentam características intermediarias entre as membranas porosas usadas em MF e UF e as membranas densas empregadas em pervaporação e permeação de gases. O nome Osmose Inversa se deve ao fato de que neste tipo de processo o fluxo permeado é no sentido inverso do fluxo osmótico total. 

  • Entre as membranas comercializadas no mercado, existe a chamada de “osmose reversa”, também conhecida “osmose inversa”, que são produtos desenvolvidos para tratamento de água com o objetivo de remover os sais dissolvidos no meio líquido.

    Semipermeáveis, as membranas de osmose reversa permitem somente a passagem da água, e não do soluto (sais dissolvidos). Geralmente, são aplicadas quando é necessária a redução dos TDS (sólidos dissolvidos totais), ou seja, quando é preciso remover os compostos salinos que estão dissolvidos.


ID
2389051
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considere a afirmação a seguir, retirada da ABNT NBR 10004:2004 – Resíduos Sólidos: Classficação: “Quaisquer resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa, segundo a ABNT NBR 10007, e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou deionizada, à temperatura ambiente, conforme ABNT NBR 10006, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor.”

Tal afirmação se refere a:

Alternativas
Comentários
  • Resíduos Classe I - Perigosos

    Resíduos Classe II A - Não Inertes

    Resíduos Classe II B - Inertes

       Quais quer resíduos que não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, .....

     

  • solubilidade em água. Resíduos classe IIB – Inertes Quaisquer resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa, segundo a ABNT NBR 10007, e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou deionizada, à temperatura ambiente, conforme ABNT NBR 10006, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor.

ID
2477341
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre as características de esgotos é incorreto afirmar que

Alternativas

ID
2478091
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O parâmetro DBO é utilizado no tratamento de esgoto para determinar a quantidade de matéria orgânica presente. Com base em seus conceitos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Von Sperling (1996), a DBO média de um esgoto doméstico é de 300 mg/L e a carga per capita, que representa a contribuição de cada indivíduo por unidade de tempo é de 54 g/hab.dia de DBO.

     

    Fonte: http://www.saearaguari.com.br/desenv/downloads/tratamento_esgoto_-_ETE_compacta.pdf

  • DQO é um parâmetro.

    DBO não é um teste rápido (leva 5 dias).


ID
2488222
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os processos de tratamento de esgoto são classificados em preliminar, primário, secundário e terciário.

Assinale a opção que apresenta um reator de tratamento secundário seguido de um reator de tratamento primário.

Alternativas
Comentários
  • I- O TRATAMENTO PRIMÁRIO: envolve unidades de tratamento que adotam decantadores primários, processos exclusivamente de ação física que promovem a sedimentação das partículas em suspensão, ou lagoas anaeróbias/reatores anaeróbios, que se utilizam das bactérias que proliferam em ambiente anaeróbio para a decomposição da matéria orgânica presente no esgoto. Vale ressaltar que alguns autores classificam as lagoas anaeróbias ou reatores anaeróbios como tratamento secundário.

     

     

    II- O TRATAMENTO SECUNDÁRIO:  por sua vez, destina-se à degradação biológica de compostos carbonáceos nos chamados reatores biológicos. Esses reatores são normalmente constituídos por tanques com grande quantidade de micro-organismos aeróbios. De maneira geral, a maioria das estações construídas alcança apenas o nível de tratamento secundário, pois proporciona um reduzido nível de poluição por matéria orgânica, podendo, na maioria dos casos, lançar seu efluente diretamente no corpo receptor.

     

     

    III- TRATAMENTO TERCIÁRIO: É aquele que se destina à remoção de organismos patogênicos, a chamada desinfecção. Sistemas de tratamento que envolvem disposição no solo ou lagoas de estabilização, em muitos casos, já têm a capacidade de efetuar redução considerável no número de patogênicos, dispensando, assim, um sistema específico para desinfecção. Nos outros casos, faz-se necessária a previsão de instalações para a desinfecção, que geralmente é efetuada por meio do uso do cloro, ozônio e, mais recentemente, radiação ultravioleta.

     

     

     

    O melhor está por vir. Acredite!

  • O tratamento com reatores biológicos é tratamento primário? Achei que era secundário por ser biológico!

  • d)

    Lagoa de estabilização e decantador primário. 

  • Paulo machado, concordo com você.

  • Grade prelimiinar

    Desarenador - preliminar


    Fossa séptica - primário

    Decantador primário - primário


    Filtro anaeróbio invertido - secundário

    Tanque de lodos ativados -secundário

    UASB - secundário

    Lagoa de estabilização - secundário

    Filtro aeróbio de alta taxa- secundário


    Lagoa de maturação - terciário


ID
2488228
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os contaminantes presentes nos esgotos sanitários causam diversos efeitos negativos sobre a natureza.

Relacione os contaminantes presentes nos esgotos sanitários aos seus respectivos efeitos.

1. Materiais orgânicos biodegradáveis

2. Sólidos em suspensão

3. Nitrogênio e fósforo


( ) Podem levar ao desenvolvimento de depósitos de lodo e a degradação sob condições anaeróbias.

( ) Sua estabilização biológica pode levar ao esvaziamento das fontes de oxigênio natural e ao desenvolvimento de condições sépticas.

( ) Podem levar ao crescimento indesejável da flora aquática causando um processo de eutrofização.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • MATERIAIS ORGÃNICOS BIODEGRADAVEIS:

     

    De uma forma simples, aquilo que é biodegradável decompõe-se naturalmente. Quando algo é biodegradável, significa que ele é derivado de matérias-primas biológicas. Assim, quando são descartados em locais adequados, com apoio de microorganismos, eles se decompõem na natureza, sem prejudicá-la. Cascas de frutas, de ovos, restos de vegetais, talos de verduras, frutas estragadas, papel, borra de café são exemplos desses resíduos, que são mais facilmente absorvidos pela terra, minimizando os impactos ambientais.

     

    SÓLIDOS EM SUSPENSÃO

    Todas as substâncias que após filtração e secagem, permaneçam retidas na membrana (fibra de vidro com porosidade 1,2 µm).

     

     

    NITROGÊNIO E FOSFÓRO 

     

    O nitrogênio é um elemento indispensável para o crescimento de algas, podendo, por isso, em certas condições, conduzir ao fenômeno de eutrofiza- ção de lagos e represas. Em um curso de água, a determinação da forma predominante do nitrogênio pode fornecer indicações sobre o estágio da poluição eventualmente ocasionada por algum lançamento de esgoto a montante.

     

    O fósforo é um nutriente essencial para o crescimento dos microrganismos responsáveis pela estabilização da matéria orgânica. Usualmente, o esgoto doméstico possui um teor suficiente de fósforo, mas em certos despejos industriais o teor pode ser insuficiente para o crescimento dos microrganismos,  o fósforo é um nutriente essencial para o crescimento de algas, podendo, por isso, em certas condições, conduzir a fenômenos de eutrofização de lagos e represas, o fósforo não apresenta implicações sanitárias na qualidade da água.

     

     

     

     

    O melhor está por vir. Acredite!

     

  • c)

    2 – 1 – 3 


ID
2507992
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

De acordo com resolução CONAMA Nº 430/2011, que dispõe sobre as condições e os padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA, para o lançamento direto de efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários, algumas condições e padrões deverão ser seguidos, sendo um desses, a medida do pH. Assinale a alternativa que corresponde a medida de pH adequado para emissão direta de efluentes de acordo com essa resolução.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    I - condições de lançamento de efluentes:

    a) pH entre 5 a 9;

  • Em condições normais, o pH da água deve ser entre 6 e 9, mas o lançamento de efluentes pode ser feito com pH entre 5 e 9.

  • Art. 16. Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente no corpo receptor desde que obedeçam as condições e padrões previstos neste artigo, resguardadas outras exigências cabíveis:

    I - condições de lançamento de efluentes:

    a) pH entre 5 a 9;

    b) temperatura: inferior a 40°C, sendo que a variação de temperatura do corpo receptor não deverá exceder a 3°C no limite da zona de mistura;

    c) materiais sedimentáveis: até 1 mL/L em teste de 1 hora em cone Inmhoff. Para o lançamento em lagos e lagoas, cuja velocidade de circulação seja praticamente nula, os materiais sedimentáveis deverão estar virtualmente ausentes;

    d) regime de lançamento com vazão máxima de até 1,5 vez a vazão média do período de atividade diária do agente poluidor, exceto nos casos permitidos pela autoridade competente;

    e) óleos e graxas:

    1. óleos minerais: até 20 mg/L;

    2. óleos vegetais e gorduras animais: até 50 mg/L;

    f) ausência de materiais flutuantes; e

    g) Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO 5 dias a 20°C): remoção mínima de 60% de DBO sendo que este limite só poderá ser reduzido no caso de existência de estudo de autodepuração do corpo hídrico que comprove atendimento às metas do enquadramento do corpo receptor;


ID
2513476
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) opera com uma eficiência de tratamento, no que concerne à remoção da DBO, de 70%, recebendo os esgotos domiciliares com uma vazão de 10000 m³/dia. Sabendo-se que a DBO do esgoto bruto é de 350 mg/L, podemos informar que a carga efluente de DBO no sistema vale:

Alternativas
Comentários
  • Usar as equações::

    DBO ef = Q x DBObruto

    DBO ef = S (1-E/100)

    Lembrando que mg/L = g/m3

  • Carga = Vazão* Concentração

    DBO final = DBOinicial -70% DBOinicial = 105 mg/L

    Carga = 10000 m3/dia  * 1000L (fator de conversão)*105 mg/L= 105 *10(exp7) mg/L = 1050 Kg/dia

  • Simples... 350-70%= 105mg/L
  • C efluente = Q afluente . DBO bruta . (1 - E)

    C efluente = 10000 m³/dia . 350 g/m³ . (1 - 0,7)

    C efluente = 3500000 g/dia . (0,3)

    C efluente = 1050000 g/dia

    C efluente = 1050 kg/dia

  • 1 m3 = 1000L

    Vazão = 10000 m3/dia (*1000L)  ; Vazão = 10000000 L/dia

    Logo, a DBO total = 350 mg/L * 10000000 L/dia = 3500000000 mg/L Ou DBO = 3500 Kg/L

    Como a remoção é 70% e o enunciado pede a Carga Efluente = (100% - 70%) = 30% ou 0,3

    Então, Carga efluente é 3500 Kg/L * 0,3 = 1050 Kg/L


ID
2524531
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Analise os objetivos a seguir e assinale a alternativa correta:


I. Remover o material sólido.

II. Reduzir a demanda bioquímica de hidrogênio.

III. Exterminar micro-organismos patogênicos.

IV. Reduzir as substâncias químicas indesejáveis.


São objetivos do tratamento dos esgotos domésticos:

Alternativas
Comentários
  • A II seria reduzir a demanda bioquímica de oxigênio.


ID
2524546
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, tendo, como base a construção e o controle do poço sumidouro.


Quanto menor for o teor de sólidos em suspensão no efluente, mais lenta será a __________ do terreno nas valas de infiltração e, consequentemente, mais longo o período de funcionamento desses sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Colmatação é preenchimento de poros, de vazios, de buracos.

  • Por eliminação e lógica, conseguimos chegar no gabarito

    Quanto maior o teor de sólidos em suspensão, mais tempo levará para ter a decantação, absorção. Porém, o enunciado quer qual demora mais.

    o que nos resta é a colmatação

    Descartamos a hipótese da sublimação, visto que não é possível que isso ocorra em poços


ID
2524594
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.


A DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) de uma água é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por decomposição microbiana aeróbia para uma forma inorgânica estável. A DBO é normalmente considerada como a quantidade de oxigênio consumido durante um determinado período de tempo, numa temperatura de incubação específica. Um período de tempo de _____dias numa temperatura de incubação de_____é frequentemente utilizado. 

Alternativas
Comentários
  • Onde vivem esses 26%...

ID
2524597
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.


A Demanda Química de Oxigênio (DQO) é a quantidade de oxigênio necessária para oxidação da matéria orgânica de uma amostra por meio de um agente químico, como o (a)__________________ .

Alternativas
Comentários
  • Analise de DQO utiliza Dicromato de Potássio como oxidante e Sulfato Ferroso Amoniacal na titulação.


ID
2524612
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale a alternativa que não indica um tipo de tratamento de esgotos.

Alternativas

ID
2524615
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Lagoas profundas, entre 3 e 5 metros, para reduzir a penetração de luz nas camadas inferiores. Além disso, é lançada uma grande carga de matéria orgânica, para que o oxigênio consumido seja várias vezes maior que o produzido. Trata-se da:

Alternativas
Comentários
  • Profunda, mínimo OD no meio. Gab.: D

ID
2524618
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O tratamento de esgotos consiste na remoção de poluentes e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas. Em diversas regiões do país, o método utilizado nas grandes estações de tratamento é por lodos ativados, onde há uma fase líquida e outra sólida. Quanto à fase sólida, a sequência de operação (simplificada) é:

Alternativas

ID
2595172
Banca
CAIP-IMES
Órgão
DAE de São Caetano do Sul - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com base no Plano Municipal de Saneamento do município de São Caetano do Sul, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Em termos de esgotamento, o município subdivide-se entre as bacias do rio Tamanduateí (sub-bacias T1 a T9) e do Ribeirão dos Meninos (sub-bacias M1 a M7), descarregando as vazões coletadas por meio de uma série de interligações ao longo dos interceptores Tamanduateí - Ita -3 e dos Meninos.

    B) Este volume está subdividido em três centros de reservação, denominados Oswaldo Cruz (10.250m³), Vila Gerty (8.250m³) e Santa Maria (28.250m³), abastecidos a partir do Reservatório da Moóca da SABESP por meio de adutora por recalque, diâmetro 1.200mm, alimentada pela Estação Elevatória do Cadiriri.

    C) O sistema de abastecimento de água do município atende a totalidade da população do município.

    D) A água distribuída pelo DAE é fornecida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP e os esgotos coletados são lançados nos interceptores da companhia e encaminhados para Estação de Tratamento de Esgotos do ABC.


ID
2648650
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um corte prolongado do fornecimento de energia elétrica em uma estação de tratamento de esgoto doméstico causou transtornos e atraso no tratamento do efluente. O prejuízo, segundo o técnico de saneamento, ocorreu no tanque de aeração. O atraso no tratamento do efluente é diretamente justificado

Alternativas
Comentários
  • b) pelo aumento da quantidade de matéria orgânica na ausência de oxigênio bombeado. ERRADO

    nao ocorre aumento de materia orgânica por causa da falta de oxigênio, o que acontece é que toda mat org que estava no tanque nao vai ser depurada... o que faz com que o processo demore mais. 

    por isso a letra E esta certa, a falta de oxigenacao no tanque reduz a quantidade de oxigenio que os micro organismos aerobios precisam para depurar a materia org presente no tanque


ID
2648662
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Um técnico ambiental foi chamado para uma situação de emergência em um lago que recebeu dejetos de esgoto de natureza desconhecida. Observou inúmeros peixes moribundos ou mortos, bolhas de gases que subiam à superfície e cheiro fétido. O técnico colheu amostras da água e as encaminhou à análise. Enquanto isso, avaliou a área e notou inúmeras residências em situação irregular de ocupação na proximidade. Neste quadro, espera-se que os resultados das análises apontem

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B.

    Terá alta DBO, matéria orgânica, baixo oxigênio.


ID
2648665
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Resolução CONAMA 430/2011, que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementou e alterou a resolução CONAMA 357/2005. Uma estação de tratamento de efluentes de uma pequena cidade do interior do Maranhão recebeu multa pelo lançamento de água oriunda do processo de tratamento de esgoto no corpo receptor, por não respeitar os parâmetros legais para a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Dessa forma, calcula-se que a DBO do efluente lançado esteja mais próxima do valor de

Alternativas
Comentários
  • achei mau escrita a questao

    acho q a FCC quis colocar:

    calcula-se que a REMOCAO DE DBO do efluente lançado esteja mais próxima do valor de 

    letra A porque a resolucao 430 estabelece q deve ser removido pelo menos 60%

  • Art. 21. Para o lançamento direto de efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários deverão ser obedecidas as seguintes condições e padrões específicos:

     

    d) Demanda Bioquímica de Oxigênio-DBO 5 dias, 20°C: máximo de 120 mg/L, sendo que este limite somente poderá ser ultrapassado no caso de efluente de sistema de tratamento com eficiência de remoção mínima de 60% de DBO, ou mediante estudo de autodepuração do corpo hídrico que comprove atendimento às metas do enquadramento do corpo receptor.

  • Art. 16. Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados
    diretamente no corpo receptor desde que obedeçam as condições e padrões previstos neste artigo,
    resguardadas outras exigências cabíveis:
    I - condições de lançamento de efluentes:
    a) pH entre 5 a 9;
    b) temperatura: inferior a 40°C, sendo que a variação de temperatura do corpo receptor
    não deverá exceder a 3°C no limite da zona de mistura;
    c) materiais sedimentáveis: até 1 mL/L em teste de 1 hora em cone Inmhoff. Para o
    lançamento em lagos e lagoas, cuja velocidade de circulação seja praticamente nula, os materiais
    sedimentáveis deverão estar virtualmente ausentes;
    d) regime de lançamento com vazão máxima de até 1,5 vez a vazão média do período
    de atividade diária do agente poluidor, exceto nos casos permitidos pela autoridade competente;
    e) óleos e graxas:
    1. óleos minerais: até 20 mg/L;
    2. óleos vegetais e gorduras animais: até 50 mg/L;
    f) ausência de materiais flutuantes; e
    g) Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO 5 dias a 20°C): remoção mínima de 60%
    de DBO sendo que este limite só poderá ser reduzido no caso de existência de estudo de
    autodepuração do corpo hídrico que comprove atendimento às metas do enquadramento do corpo
    receptor;

  • Letra A. Decifrando a questão: A empresa lançou o efluente no corpo receptor com cerca de 45% de DBO, o que gerou a multa, pois a Resolução CONAMA 430/2011 estabelece padrão mínimo de 60%.

    Se fosse qualquer um dos outros valores: 65, 72, 86 ou 93% não teria multa, pois está acima do valor mínimo.

    Errei a questão porque não entendi o que estava pedindo. mas é isso.


ID
2648668
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em algumas análises de parâmetros de qualidade de água utiliza-se a Demanda Química de Oxigênio − DQO ao invés da Demanda Bioquímica de Oxigênio − DBO, porque

Alternativas
Comentários
  • A DQO é muito útil quando utilizada juntamente com a DBO para observar a biodegradabilidade de despejos. O método químico é mais rápido que o da DBO, tem duração de 2 a 3 horas enquanto que o outro equivale ao tempo de cinco dias. 

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/demanda-quimica-oxigenio.htm

     


ID
2648671
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Demanda Química de Oxigênio − DQO é importante na medida da matéria orgânica em despejos que contenham substâncias tóxicas. Considerando o efluente do setor de galvanização de uma empresa metalúrgica, o parâmetro de análise de maior relevância

Alternativas

ID
2648674
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considere as afirmações abaixo acerca das vantagens e desvantagens dos sistemas de tratamento por lagoas de estabilização ou de lodo ativado com aeração prolongada.


I. As lagoas de estabilização exigem menor manutenção e custo de energia elétrica.

II. O sistema de lodos ativados não exige grandes requisitos de área como nas lagoas.

III. O sistema de lagoas de estabilização exige grande mecanização automatizada e pessoal especializado.

IV. O sistema de lodos ativados baseia-se no princípio da produção de oxigênio na fotossíntese e, seu consumo na respiração celular dos micro-organismos.


Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. As lagoas de estabilização exigem menor manutenção e custo de energia elétrica. (Correto)

    II. O sistema de lodos ativados não exige grandes requisitos de área como nas lagoas.(correto - visto que a área do sistema de lodo ativado tem menor área, e custo alto enquanto que a lagoa de estabilizaçao tem menor custo e maior área)

    III. O sistema de lagoas de estabilização exige grande mecanização automatizada e pessoal especializado. (Errado - O sistema de lodo ativado exige grande mecanização automatizada e pessoal especializado)

    IV. O sistema de lodos ativados baseia-se no princípio da produção de oxigênio na fotossíntese e, seu consumo na respiração celular dos micro-organismos. (Errado - As lagoas de estabilizaçao baseiam-se no princípio da produção de oxigênio na fotossíntese e, seu consumo na respiração celular dos micro-organismos).


ID
2648680
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O tratamento de esgoto é dividido nas fases: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário e tratamento terciário. O uso dos sistemas de lagoas de estabilização ou de lodos ativados ocorre na(s) fase(s) de:

Alternativas
Comentários
  • Tratamento de Esgotos

     

    O tratamento preliminar objetiva principalmente a remoção de sólidos grosseiros e de areia, por meio de mecanismos de ordem física.

     

    O tratamento primário destina-se, por meio de mecanismos de ordem física, à remoção de sólidos flutuantes (graxas e óleos) e à remoção de sólidos em suspensão sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica. A flotação é um processo de tratamento utilizado para promover a separação de óleos emulsionados no efluente, sendo um processo classificado como primário.

     

    No tratamento secundário, predominam os mecanismos biológicos, cujo objetivo principal é a decomposição de matéria orgânica e de alguns nutrientes (nitrogênio e fósforo).

     

    O tratamento terciário objetiva a remoção de poluentes específicos ou, ainda, a remoção complementar de poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário.

     

    A remoção de nutrientes e de organismos patogênicos pode ser considerada como integrante do tratamento secundário ou do tratamento terciário, dependendo do processo adotado.

  • E os sólidos em suspensão, as lagoas de estabilização também englobam a sedimentação do sólidos em suspensão, não somente a parte biológica.. Questão Q882890


ID
2654800
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A fase do tratamento de água que se caracteriza pela adição de cal ou soda para ajustar o pH recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • A principal função desta etapa é ajustar o PH para a coagulação.

    ALTERNATIVA E!!!!!

  • Marcos creio que a função do ajuste do PH é na etapa final do tratamento, não na etapa anterior a coagulação.

    Depois de adicionar cloro na etapa de desinfecção a água fica mais ácida e deve ser corrigida entre outros motivos para evitar a corrosão da infraestrutura de distribuição.


ID
2654815
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O sistema de lagoas de estabilização é usado como uma das formas mais simples para tratamento de esgotos.


Um dos tipos de tratamento desse sistema é a(o)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Principais tipos de lagoas de estabilização:

    Lagoa Facultativa;

    Lagoa Anaeróbia - Facultativa

    Lagoa Aerada Facultativa;

    Lagoa Aerada de mistura completa - Lagoa de Decantação;

    Lagoa de Maturação


ID
2654824
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos termos da Resolução Conama 430/2011, o número adimensional que expressa a menor diluição do efluente que não causa efeito deletério agudo aos organismos, num determinado período de exposição, nas condições de ensaio, é denominado

Alternativas
Comentários
  • a) VIII - Fator de Toxicidade-FT: número adimensional que expressa a menor diluição do efluente que não causa efeito deletério agudo aos organismos, num determinado período de exposição, nas condições de ensaio;

  • GABARITO LETRA A

    Art. 4.

    .

    .

    .

    VIII - Fator de Toxicidade-FT: número adimensional que expressa a menor diluição do efluente que não causa efeito deletério agudo aos organismos, num determinado período de exposição, nas condições de ensaio;


ID
2682649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os serviços públicos de saneamento básico devem ser pautados, entre outros, pelos princípios fundamentais da universalização do acesso. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.


O saneamento básico contempla serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana, entre outras ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população.

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007

    Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico

     

    Art. 3º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    I - saneamento básico: conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de:

    a) abastecimento de água potável: constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição;

    b) esgotamento sanitário: constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente;

    c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infra-estruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas;

    d) drenagem e manejo das águas pluviais, limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas; 

  • Certo.

     

    Saneamento básico contempla:

    1 - Abastecimento de água potável

    2 - Esgotamento sanitário

    3 - Limpeza urbana e de resíduos sólidos

    4 - Drenagem e manejo das águas pluviais

    5 - Limpeza e fiscalização preventiva das redes urbanas


ID
2697151
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considere:


Coluna 1

I. Reúso não potável para fins industriais.

II. Reúso Potável Indireto.

III. Reúso Potável Direto.


Coluna 2

a. Caso em que o esgoto, após tratamento, é disposto na coleção de águas superficiais ou subterrâneas para diluição, purificação natural e subsequente captação, tratamento e finalmente utilização como água potável.


b. Abrange os usos de refrigeração, águas de processo, para utilização em caldeiras, etc.

c. Quando o esgoto recuperado, por meio de tratamento avançado, é diretamente reutilizado no sistema de água potável.


O tipo de reúso e sua característica estão corretamente relacionados em

Alternativas
Comentários
  • I-b, II-a, III-c.


ID
2717581
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As estações de tratamento de esgoto, na sua maioria, fazem o tratamento e o posterior despejo em um corpo receptor (rio, riacho, lagoa, etc.) e têm uma especial atenção com os resíduos gerados no processo de tratamento, principalmente o lodo.


Apesar de ser constituído em sua maior parte por matéria orgânica, o lodo representa riscos ao meio ambiente e, se mal destinado, pode contaminar solos ou outras áreas se for arrastado por água de chuva.


Considere as afirmativas abaixo.


I. O lodo pode ser despejado no corpo receptor (rio, riacho, lago, etc.) para degradação da matéria orgânica pelos microrganismos presentes na água.

II. O lodo pode ser enviado para tratamento térmico (incineração).

III. O lodo pode ser enviado para agricultores próximos à estação para uso como adubo de hortaliças.

IV. O lodo pode ser enviado para aterro sanitário.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O lodo é misturado com a cal para matar boa parte dos microrganismos. O processo de eliminação de microrganismos presentes no lodo pela cal demora aproximadamente 6 meses. Depois o lodo com cal pode ser usado como adubo pela agricultura.

    Mas esse lodo só serve para adubar culturas que não são consumidas in natura. As hortaliças são consumidas cruas e, por isso, não poderiam ter lodo de ETE em seu cultivo.


ID
2717617
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conceito de Demanda Química de Oxigênio (DQO) é

Alternativas
Comentários
  • Demanda química de Oxigênio (DQO) é um parâmetro que mede a quantidade de matéria orgânica suscetível de ser oxidada por meiosquímicos que existam em uma amostra líquida.

     

    Demanda bioquímica de oxigênio ou demanda biológica de oxigênio (DBO) corresponde à quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica no meio aquático por processos biológicos, sendo expresso em miligramas por litro (mg/L). É o parâmetro mais empregue para medir poluição.

     

    A DQO é muito útil quando utilizada juntamente com a DBO para observar a biodegradabilidade de despejos. O método químico é mais rápido que o da DBO, tem duração de 2 a 3 horas enquanto que o outro equivale ao tempo de cinco dias. 


ID
2717623
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre o tratamento e efluentes por lodos ativados, considere as afirmações abaixo:


I. O sistema de lodos ativados não exige grandes requisitos de áreas como, por exemplo, as lagoas. No entanto, há um alto grau de mecanização e um elevado consumo de energia elétrica.

II. O tanque de aeração ou reator, o tanque de decantação e a recirculação de lodo são partes integrantes deste sistema.

III. A alta eficiência deste sistema é em grande parte devida à recirculação de lodo. Isso permite que o tempo de detenção hidráulico seja pequeno e consequentemente também o reator possua pequenas dimensões.

IV. O processo biológico envolve massa ativada de microrganismos em suspensão, capazes de estabilizar o esgoto em ambiente anaeróbio. No reator, a massa bacteriana provoca a decomposição da matéria orgânica através de seu metabolismo.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • e) I, II e III. 

  • A Tecnologia de Tratamento de Esgotos, denominada “lodos ativados”, é um processo utilizado nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) em que a decomposição acelerada da matéria orgânica presente no esgoto é realizada por um conjunto de bactérias aeróbias.


ID
2718841
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é responsável por tratar a água poluída e devolvê-la ao meio ambiente em forma de água tratada, formando um ciclo de reaproveitamento sustentável. O esgoto captado por tanques é submetido a uma série de etapas até que a água poluída esteja apta a ser reutilizada ou devolvida sem ser uma ameaça à saúde e ao meio em que vivemos.

Em qual das alternativas a função apresentada NÃO corresponde a etapa do tratamento?

Alternativas
Comentários
  • a) Decantador: remove líquidos em suspensão (ERRADO: remove líquidos sedimentáveis).

  • Na realidade o decantador remove os SÓLIDOS sedimentáveis e os em suspensão.


ID
2718844
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Muitas plantas de lodos ativados bem operadas têm uma pequena camada de espuma de coloração marrom cobrindo aproximadamente 30 cm da superfície do tanque de aeração. No entanto, se a espuma se torna excessiva, a operação do sistema poderá ser afetada. O acúmulo excessivo de espuma no tanque de aeração pode resultar em passarelas, guarda corpos e equipamentos cobertos por espuma com um simples vento, bem como criando um aspecto desagradável na planta. Problemas com espumas podem ser divididos em branca, marrom e espumas pretas.

O excesso de espuma branca está associado a(ao), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  b)  Aumento da vazão de reciclo para o tanque de aeração.


ID
2718850
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em uma das etapas do tratamento de águas residuais ocorre a remoção de nutrientes. Se a água tratada dos esgotos for lançada em corpos d’água como lagoas com alguns nutrientes em excesso pode contribuir para o processo de eutrofização. Esses nutrientes são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Os dois principais nutrientes que acelera o processo de proliferação das algas são: nitrogênio e fósforo


ID
2718856
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Entre os objetivos e necessidades da estabilização de biossólidos (lodo de esgoto) estão, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Lodo de esgoto já tem umidade, logo não exige aumento de umidade