SóProvas


ID
206170
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

K. Anders Ericsson, sueco grandalhão, barbudo e entusiástico, é professor de Psicologia na Florida State University, na qual recorre à pesquisa empírica para determinar o quanto do talento é "natural" e o quanto é adquirido. Conclusão: o atributo que em geral denominamos "talento bruto" é muito superesti­mado. "Muita gente acha que as pessoas nascem com limitações inatas", diz. "Mas dispomos de muito poucas evidências concretas de que alguém seja capaz de alcançar qualquer espécie de desempenho excepcio­nal sem se dedicar ao autoaperfeiçoamento". Ou, em outros termos, a excelência - no futebol, no piano, na cirurgia ou em programação de computadores - quase sempre é conquistada, não inata.

E é verdade, como sua avó sempre lhe dizia, que a prática realmente faz a perfeição. Mas não só a prática desordeira, ao acaso. O domínio de uma área, a mes­tria, decorre do que Ericsson denomina "prática delibe­rada", o que significa mais que tocar ao piano a escala de C menor 100 vezes ou treinar saques de tênis até deslocar o ombro. A prática deliberada tem três com­ponentes básicos: definição de objetivos específicos, obtenção de feedback imediato e concentração tanto em técnicas quanto em resultados.

As pessoas que se tornam excelentes em determinada área nem sempre são as mesmas que parecem "super­dotadas" quando crianças ou jovens. Isso sugere que, quando se trata de escolher o que fazer na vida, as pessoas devem fazer o que amam - sim, sua avó tam­bém lhe disse isso - porque, se você não amar o que faz, dificilmente se empenhará o suficiente para ser bom no que faz.

LEVITT, Steven D.; DUBNER, Stephen J. Super Freakonomics. O lado oculto do dia a dia. Trad. Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, p. 56-57. (adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta dois verbos defectivos, isto é, aqueles que não possuem a conjugação completa, não podendo ser usados em certos modos, tempos ou pessoas.

Alternativas
Comentários
  • A) Comer - verbo regular; Puir - verbo defectivo (eu -não existe; tu-puis; ele-pui; nós puímos; vós-puís; eles-puem.)

    B) Falir - verbo defectivo (eu-não existe; tu-não existe; ele-não existe; nós-falimos; vós-falis; eles-não existe.); Adequar - verbo defectivo (eu-não existe;tu-não existe; ele-não existe; nós-adequamos; vós-adequais; eles-não existe.)

    C)Abolir-verbo defectivo (eu-não existe; tu-abolis;ele-aboli; nós-abolimos; vós-abolis;eles-abolem.); Chorar - verbo regular.

    D)Extorqui - verbo defectivo (eu-não existe; tu-extorques;ele-extorque;nós-extorquimos;vós-extorquis;eles-extorquem.); matar - verbo regular.

    E) Acontecer - verbo defectivo ( eu -não existe; tu-não existe; ele-acontece; nós-não existe; vós-não existe; eles-acontecem.); Dormir - verbo regular

  • Ué, por que adequar é um um verbo defectivo? Que eu saiba ele tem conjugação completa, não? Alguém pode me ajudar? Desde já, agradeço e perdoem a ignorância rsrs

  • Juliana Lima, eu acertei a questão por eliminação, mas fiquei curioso a respeito do verbo adequar e achei um artigo bem pequeno que também pode te ajudar:

    http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/adequar-um-verbo-defectivo.htm

  • O verbo "adequar" não é mais defectivo. Essa questão está desatualizada.