SóProvas


ID
2063023
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O gestor de uma empresa entende que nem tudo que gera insatisfação ao funcionário justifica a sua falta de motivação. Assim, ao tratar das questões que geram a insatisfação dos funcionários, a empresa poderia ter um ambiente de trabalho mais pacífico, sem significar, contudo, aumento da motivação.

A perspectiva desse gestor a respeito da motivação dos funcionários é compatível com a proposta da

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B. RENNÓ (2013; P. 137) = 5.1.3. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
    A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração e uma das que mais se presta a “pegadinhas” de bancas de concurso. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores!
     

    Fique atento: Para Herzberg, nem dinheiro nem pessoas motivam os trabalhadores.
     

    Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
    Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
    Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
    No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisto: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.

  • Entendi nada! 

  • O entendimento de Hezberg é a seguinte: 

     

    Os fatores motivacionais têm uma relação entre não satisfação (fator negativo) e satisfação (fator positivo). Por exemplo, se o funcionário for reconhecido no trabalho, ele vai ficar satisfeito. Mas se ele não for reconhecido, o máximo que vai acontecer é a não satisfação. 

     

    Os fatores higiênicos possuem uma relação entre insatisfação (fator negativo) e não insatisfação (fator positivo). Por exemplo, se o funcionário não recebe um bom salário, ele fica insatisfeito. Mas se ele recebe um alto salário, o máximo que pode ocorrer é a não satisfação, ele não vai ficar super satisfeito. 

     

    Parece um pouco difícil de interpretar no início, mas depois de umas 3 lidas você aprende. 

  • Fatores Higiênicos

  • GABARITO B

    Teoria dos dois fatores.

  • AMBIENTE (EXTERNOS) = fatores HIGIÊNICOS (salário, segurança, supervisão, política, relacionamento interpessoal e condições de trabalho ), se não existirem causará INSATISFAÇÃO (-), mas se existirem causará NÃO INSATISFAÇÃO (+) , lembre-se de raciocínio lógico quando se nega duas vezes se transforma em uma afirmação. .

    INTERNOS = MOTIVACIONAIS( Crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidade, realização, promoção, próprio trabalho exercido, autorealização, aprendizagem) quando existirem causaram SATISFAÇÃO (+) , mas se não existirem causarão NÃO SATISFAÇÃO(-).

    Dessa forma, a empresa pode ter um ambiente de trabalho mais pacífico (fator externo), sem significar, contudo , aumento de motivação (fator interno).

    um ambiente de trabalho mais pacífico = NÃO INSATISFAÇÃO diferente de motivação (SATISFAÇÃO).

    certa a questão