SóProvas


ID
2065240
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As relações humanas no ambiente de trabalho podem ser geradoras de sobrecarga emocional, principalmente em trabalhadores da área da saúde. Tais profissionais, expostos a conviver diariamente com o sofrimento humano, podem desenvolver sintomas ou transtornos como os descritos a seguir:

I. Estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo, ou seja, um estado de tensão patogênico do organismo. O desequilíbrio ocorre quando a pessoa necessita responder a alguma demanda que ultrapassa sua capacidade adaptativa, sendo que a fonte de tensão pode ser externa ao próprio organismo, ou interna, como uma autocobrança, não necessariamente relacionada às relações de trabalho.

II . Tensão emocional crônica, afetando principalmente o campo profissional, e que envolve os componentes da exaustão emocional, despersonalização e a diminuição do envolvimento pessoal no trabalho devido ao esgotamento.

Assinale a alternativa que corresponde às definições apresentadas em I e II:

Alternativas
Comentários
  • Burnout - O terno burnout significa queimar-se de dentro para fora, foi utilizado pela primeira vez por Freudenberger em 1974 para um tipo de estresse ocupacional encontrado em profissionais de ajuda, como médicos e enfermeiros. Trata-se de uma síndrome na qual o trabalhador perde o sentido da sua relação com o trabalho, de forma que as coisas não lhe importam mais e qualquer esforço lhe parece inútil.

    Principais características BURNOUT:

    A exaustão emocional é caracterizada por um sentimento muito forte de tensão emocional que produz uma sensação de esgotamento, de falta de energia e de recursos emocionais próprios para lidar com as rotinas da prática profissional e representa a dimensão individual da síndrome.

    A despersonalização é o resultado do desenvolvimento de sentimentos e atitudes negativas, por vezes indiferentes e cínicas em torno daquelas pessoas que entram em contato direto com o profissional, que são sua demanda e objeto de trabalho. Num primeiro momento, é um fator de proteção, mas pode representar um risco de desumanização, constituindo a dimensão interpessoal de burnout.

    A falta de realização pessoal no trabalho caracteriza-se como uma tendência que afeta as habilidades interpessoais relacionadas com a prática profissional, o que influi diretamente na forma de atendimento e contato com as pessoas usuárias do trabalho, bem como com a organização.

    Já o extresse, possui outras características. Também devemos considerar que estresse continuado pode levar à sindrome de burnout.

    Estresse - estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbarem a homeostasia, levam o organismo a disparar um processo de adaptação caracterizado pelo aumento da secreção de adrenalina, com várias consequências sistêmicas.