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Voltando a Alexis de Tocqueville, temos que para ele não é o comércio e sim a democracia, mesmo que se desenvolvendo em um contexto de individualismo isolacionista, que “adoça as maneiras”. Apesar de não ter adotado a crença iluminista na força civilizadora do comércio, manteve-se eqüidistante de posições conservadoras que viam a igreja e a cavalaria da Idade Média como bastiões de um mundo nobre, desfigurado pela ascensão vulgar do comercialismo (MERQUIOR, 1991, p. 91). Apesar disto, será sua posição frente ao liberalismo econômico que permitirá, a autores como Merquior, afirmar que o liberalismo de Tocqueville era de natureza política e não econômica. (MERQUIOR, 1991, p. 91).
http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/14890-14891-1-PB.pdf
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Apesar de aristocrata, tinha ideias com inclinações democráticas.Viajou para os Estados Unidos, para estudar o sistema democrático em funcionamento. Ficou impressionado com a nascente democracia norte-americana.
Para o pensador, um Estado democrático, politicamente desenvolvido, só é possível de ser construído se houver a participação direta do conjunto dos cidadãos na gestão da coisa pública.
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Gabarito: ERRADO.
Tocqueville, apesar de não ter adotado a crença iluminista na força civilizadora do comércio, manteve-se eqüidistante de posições conservadoras. Sua posição frente ao liberalismo econômico permite afirmar que Tocqueville possuia de natureza política e não econômica.
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Gabarito Errado.
Sr. Tocqueville era oriundo de família monárquica, logo, não havia sentido para ele o apoio aos valores às classes médias da época.
Obs 1: Sr. Tocqueville refletia uma visão democrata moderna à época - com base forte nas Instituições.
Obs 2: Opôs-se a levantes socialistas em 1848, quando deputado, ou seja, visão democrata diferente daquela de Rosseau...
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Tocqueville desenvolve ação política e reflexão teórico-conceitual. Na política, prezava pela democracia institucional e opunha-se aos levantes socialistas. Basicamente, suas obras se restringiam na ponderação remetida entre igualdade e democracia. Para ele, a liberdade levava a uma sociedade democrática, mas seria esta uma forma de afirmação da igualdade? Poderia haver, nesse sentido, dois cenários: um, da tirania da maioria sobre a minoria; outro, da inflexão da minoria sobre a maioria.
Na reflexão teórica e conceitual destaca conceitos de revolução, de individualismo, de liberdade e de democracia – fundamentais para se entender as instituições políticas pós-Revolução Francesa e pós-Independência dos Estados Unidos.
Errado.
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Acho que outro ponto que torna esta questão incorreta é falar em força civilizadora do comércio como algo vinculado a Adam Smith, que via como principal fonte de riqueza o trabalho. Embora não se filiasse propriamente aos fisiocratas, o entendimento seria de que o comércio é improdutivo... não acredito que ele partilhasse do entendimento de que o comércio agiria como civilizador.