SóProvas


ID
2068339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    Desde o começo, o liberalismo europeu do século XIX foi marcado por contradições. Havia contradições nas atitudes liberais em relação ao passado, entre as ideias liberais quanto às táticas mais adequadas ao presente e ainda quanto aos projetos liberais de futuro. É por isso que tem sido tão difícil definir o liberalismo. Para os historiadores — da mesma maneira que, outrora, para os observadores contemporâneos — é complicado decidir até mesmo se o liberalismo deve ser considerado como um movimento de esquerda ou de direita.


Alan S. Kahan. Liberalism in nineteenth-century Europe. The political culture of limited suffrage. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2003, p. 1 (com adaptações).

A respeito da trajetória do liberalismo europeu do século XIX, referido no fragmento de texto de Alan S. Kahan, julgue (C ou E) o item seguinte.

O liberalismo de Alexis de Tocqueville abriga uma apologia dos valores das classes médias baseada na crença da força civilizadora do comércio, popularizada por Adam Smith, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Voltando a Alexis de Tocqueville, temos que para ele não é o comércio e sim a democracia, mesmo que se desenvolvendo em um contexto de individualismo isolacionista, que “adoça as maneiras”. Apesar de não ter adotado a crença iluminista na força civilizadora do comércio, manteve-se eqüidistante de posições conservadoras que viam a igreja e a cavalaria da Idade Média como bastiões de um mundo nobre, desfigurado pela ascensão vulgar do comercialismo (MERQUIOR, 1991, p. 91). Apesar disto, será sua posição frente ao liberalismo econômico que permitirá, a autores como Merquior, afirmar que o liberalismo de Tocqueville era de natureza política e não econômica. (MERQUIOR, 1991, p. 91).

     

    http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/14890-14891-1-PB.pdf

  • Apesar de aristocrata, tinha ideias com inclinações democráticas.Viajou para os Estados Unidos, para estudar o sistema democrático em funcionamento. Ficou impressionado com a nascente democracia norte-americana.

    Para o pensador, um Estado democrático, politicamente desenvolvido, só é possível de ser construído se houver a participação direta do conjunto dos cidadãos na gestão da coisa pública.

  • Gabarito: ERRADO. 

    Tocqueville, apesar de não ter adotado a crença iluminista na força civilizadora do comércio, manteve-se eqüidistante de posições conservadoras. Sua posição frente ao liberalismo econômico permite afirmar que Tocqueville possuia de natureza política e não econômica

  • Gabarito Errado.

    Sr. Tocqueville era oriundo de família monárquica, logo, não havia sentido para ele o apoio aos valores às classes médias da época.

    Obs 1: Sr. Tocqueville refletia uma visão democrata moderna à época - com base forte nas Instituições.

    Obs 2: Opôs-se a levantes socialistas em 1848, quando deputado, ou seja, visão democrata diferente daquela de Rosseau...

  • Tocqueville desenvolve ação política e reflexão teórico-conceitual. Na política, prezava pela democracia institucional e opunha-se aos levantes socialistas. Basicamente, suas obras se restringiam na ponderação remetida entre igualdade e democracia. Para ele, a liberdade levava a uma sociedade democrática, mas seria esta uma forma de afirmação da igualdade? Poderia haver, nesse sentido, dois cenários: um, da tirania da maioria sobre a minoria; outro, da inflexão da minoria sobre a maioria.

    Na reflexão teórica e conceitual destaca conceitos de revolução, de individualismo, de liberdade e de democracia – fundamentais para se entender as instituições políticas pós-Revolução Francesa e pós-Independência dos Estados Unidos. 


    Errado.

  • Acho que outro ponto que torna esta questão incorreta é falar em força civilizadora do comércio como algo vinculado a Adam Smith, que via como principal fonte de riqueza o trabalho. Embora não se filiasse propriamente aos fisiocratas, o entendimento seria de que o comércio é improdutivo... não acredito que ele partilhasse do entendimento de que o comércio agiria como civilizador.