SóProvas


ID
2068531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

   O diplomata responsável pelo setor econômico da embaixada brasileira em determinado país elaborou e enviou à Secretaria de Estado um relatório sobre a situação econômica desse país.
Considerando o fato de que uma das funções do diplomata é manter o governo brasileiro informado a respeito do contexto político, econômico e cultural do país onde ele esteja temporariamente vivendo, julgue (C ou E) o item a seguir.

Considere que o referido país esteja em recessão e seja uma economia aberta, com câmbio flutuante e mobilidade de capitais forte, porém não perfeita. Nesse caso, de acordo com o modelo IS-LM-BP, a implementação de uma política fiscal expansionista, para tentar impulsionar a atividade econômica, seria ineficaz.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO
     

    Tabela mais completa
     

    Câmbio Fixo:

    Política Fiscal:

    - Com perfeita mobilidade de capitais: eficaz

    - Com baixa/alta mobilidade de capitais: eficaz

    - Sem mobilidade de capitais: ineficaz.

    - Política Monetária 

    - Com perfeita mobilidade de capitais: ineficaz

    - Com alta/baixa mobilidade de capitais: ineficaz

    - Sem mobilidade de capitais: ineficaz

     

    Câmbio Flutuante

     

    Política Fiscal

    - Com perfeita mobilidade de capitias: ineficaz

    - Com alta/baixa mobilidade de capitais: eficaz

    - Sem mobilidade de capitais: eficaz

    Política Monetária

    - Com perfeita mobilidade de capitias: eficaz

    - Com alta/baixa mobilidade de capitais: eficaz

    - Sem mobilidade de capitais: eficaz

    Fonte: Q689509
    bons estudos

  • 1) Perfeita mobilidade de capitais: relação FiFi/Momo


    2) s/ mobilidade de capitais: câmbio fixo (fiscal e monetária) = ineficaz / câmbio flutuante (fiscal e monetária) = eficaz


    3) alta/baixa mobilidade de capitais: tudo eficaz, menos C.Fixo-Monetária



  • 1 - Desloca a IS para direita (aumenta a renda e a taxa de juros interna)

    2 - A taxa de juros interna maior que a externa atrai o capital estrangeiro e valoriza a moeda local

    3 - Moeda local valorizada aumenta o nível de importação

    4 - Aumento das importações diminui a renda (desloca a IS para a esquerda)

    Como a mobilidade de capitais não é perfeita, o deslocamento da IS para a esquerda é menor que o deslocamento efetuado pela política fiscal expansiva. O novo ponto de equilíbrio será acima e a direita do inicial.

  • Repare que temos uma mobilidade de capitais forte, mas não perfeita. Isso significa, então, que estamos num caso de mobilidade imperfeita de capitais.

    Quando temos mobilidade imperfeita de capital, a política fiscal é sempre eficaz. O que vai variar é só se ela é pouco eficaz ou muito eficaz.

    Note que temos elevação da renda em qualquer situação para política fiscal expansionista com câmbio flutuante e mobilidade imperfeita:

    A questão não aborda isso, mas note que, se a mobilidade é forte, é porque está mais perto de mobilidade perfeita do que da imobilidade.

    Logo, é de se esperar que a curva BP esteja menos inclinada, o que nos colocaria mais próximos do gráfico da esquerda.

    Resposta: E

  • Como podem ver pela tabela do Renato abaixo, a política fiscal só será ineficaz em dois casos e estes casos só ocorrem nos extremos da mobilidade de capitais:

    1 - Sem mobilidade de capitais e câmbio fixo;

    2 - perfeita mobilidade de capitais e câmbio flutuante.

    Em qualquer caso de mobilidade imperfeita de capitais (existe mobilidade mas não é completa), que era o caso desta questão, a política fiscal sempre terá alguma eficácia, mesmo que baixa.

    Essa prova do CACD de 2016 teve duas questões que consideravam a mobilidade imperfeita de capitais (essa falava em mobilidade forte e a outra em mobilidade fraca) e afirmavam que a política fiscal seria ineficaz. As duas estavam erradas.

  • Gab. E

    REESCRITA CORRETA: Considere que o referido país esteja em recessão e seja uma economia aberta, com câmbio flutuante e perfeita mobilidade de capitais. Nesse caso, de acordo com o modelo IS-LM-BP, a implementação de uma política fiscal expansionista, para tentar impulsionar a atividade econômica, seria ineficaz.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre o modelo IS-LM-BP.

    O modelo IS-LM-BP é um modelo que estuda os impactos das políticas fiscal, monetária e cambial na taxa de juros e no produto da economia. Tais impactos variam conforme o regime cambial (se fixo ou flutuante) e conforme a mobilidade de capitais (se forte ou fraca).

    O mais comum é estudarmos o modelo IS-LM-BP com forte mobilidade de capitais (alguns livros chamam de "perfeita mobilidade de capitais"), mas esta é uma questão bastante rara: cobra a mobilidade forte, mas não perfeita de capitais.

    Falar que a mobilidade é forte, mas não perfeita, é a mesma coisa de dizer que a mobilidade é imperfeita. Nesta situação (mobilidade imperfeita de capitais), a curva BP é positivamente inclinada. Os efeitos da política fiscal dependerão se a curva BP será mais ou menos inclinada que a curva LM. 

    Apesar de depender da inclinação da BP em relação à LM, a política fiscal sempre será eficaz com mobilidade imperfeita (ou seja, ela sempre será capaz de impactar a renda da economia).

    Assim, com mobilidade imperfeita e câmbio flutuante, uma política fiscal expansionista causará aumento de renda por causa do deslocamento da curva IS. Com maior renda, e juros, entrarão recursos estrangeiros no país (já que a taxa de juros está maior), o que causará um superávit no BP.

    Neste caso, como o câmbio é flutuante, a maior oferta de moeda estrangeira diminuirá o câmbio por aqui, diminuindo as exportações e aumentando as importações. Ou seja, teremos retração de exportações líquidas, o que fará com que a IS volte.

    No entanto, como temos mobilidade imperfeita de capitais, a quantidade de dólares que entrará no país em questão não fará com que a IS se desloque totalmente para o ponto de partida antes da expansão fiscal. Esta situação (deslocamento total da IS) só acontece com mobilidade perfeita de capitais.

    Como estamos sob mobilidade IMPERFEITA. A IS vai voltar, cancelando parte do aumento do produto, mas voltará apenas um pouco, mantendo parcela do aumento da renda.

    Assim, uma expansão fiscal sob câmbio flutuante aumenta muito a renda inicial, mas depois essa expansão volta um pouco, pela retração das exportações líquidas. O saldo final ainda é um aumento da renda.

    Ou seja, sob mobilidade imperfeita de capitais e cambio flutuante, a política fiscal é eficaz, embora não tão eficaz como no câmbio fixo.

    Dessa forma, sob câmbio flutuante e mobilidade imperfeita de capitais, a política fiscal é, sim, eficaz (a questão disse que é ineficaz e, por isso está errada).

    Segue um resumo sobre mobilidade imperfeita de capitais:

    Regime CambialMonetária ExpansionistaFiscal ExpansionistaCambial (desvalorização)

    FixoIneficazEficazEficaz
    FlutuanteEficazEficazNão há política cambial


    Gabarito do Professor: ERRADO.