-
Gabarito A;
Todos nós conhecemos e utilizamos o planejamento em nossas vidas, não é mesmo? Quando queremos fazer uma viagem de carro, por exemplo, analisamos qual será a distância até o destino, qual será a estrada mais adequada, quantos postos de gasolina existem no caminho, quanto tempo levará a viagem, quanto custará, entre outros fatores.
Fazendo essa análise, aumentamos a chance de que não aconteça algo de ruim em nossa viagem, como ficar sem gasolina no meio do caminho, não é verdade? Nas organizações, também utilizamos o planejamento como uma forma de aumentar as chances de sucesso.
O planejamento é o processo administrativo que influencia todos os outros (direção, organização, controle). Ele é o passo inicial – quando definiremos o que a organização quer fazer, quando e como ela o fará.
Como o futuro é sempre incerto, temos de procurar reduzir essa incerteza quando estamos administrando uma organização. Assim, o planejamento é o processo que utilizamos para reduzir a incerteza e aumentar a chance de a organização ter sucesso.3
Os principais autores definem o planejamento como um processo de definição dos principais objetivos e da forma como esses objetivos serão alcançados. Vejam algumas dessas definições:
Lembre-se: nenhum planejamento irá afastar totalmente a incerteza.
Ø Segundo Chiavenato4 – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”
Ø Segundo Djalma de Oliveira5 – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”
O planejamento possibilita aos gestores focar não somente no curto prazo, mas também no futuro da organização.6
-
GABARITO: letra A
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
1. Análise – 1.1 Diagnóstico do Ambiente Interno; 1.2 Diagnóstico do Ambiente Externo; 1.3 Construção de Cenários Futuros.
2. Formulação da Política Organizacional: elaboração de concepções estratégicas, premissas gerais ou orientações que facilitam a tomada de decisões pelo executivo.
3. Formulação da Estratégia Organizacional: definição dos objetivos estratégicos, bem como as estratégias para atingí-los, a fim de orientar, integrar e coordenar as ações.
4. Elaboração dos Planos Estratégicos: definição dos processos, cronogramas, metas, prioridades, orçamento e atribuições, a fim de implementar as ações previstas nas estratégias estabelecidas.
5. Formulação da Gestão Organizacional: serão definidos, orientados, coordenados e controlados todos os processos, ao longo das fases da metodologia, mediante um ciclo de alimentação/realimentação, a fim de efetivar as ações planejadas, avaliar seus resultados e promover os ajustes que se fizerem necessários.
(Fonte: http://projetofuturosolucoes.com.br/curso/planejamento-estrategico-organizacional/ )
-
Componentes do Planejamento:
Diagnostico; Estimativas e projeções; Cenário; objetivos e metas; Politicas; Programas; Planos Estrategicos e Operacionais; Projetos e Cronogramas e Orçamentos.
-
a) Diagnóstico, metas e políticas. PLANEJAMENTO
b) Políticas, divisão do trabalho e objetivos. ORGANIZAÇÃO
c) Integração de esforços, diagnóstico e comunicação. DIREÇÃO
d) Divisão do trabalho, metas e integração de esforços. ORGANIZAÇÃO
e) Programa, padrão de desempenho e integração de esforços CONTROLE
Integração dos esforços deve ser algo relacionado a Direção, mas não tenho certeza.
ATENÇÃO:
COSTUMEIRAMENTE VEM COBRANDO: CRONOGRAMA, POLÍTICAS, DIAGNÓSTICOS, PROGRAMAS, OBJETIVOS E METAS E ORÇAMENTOS. Todos são PLANEJAMENTOS!
-
Diagnosticar o ambiente interno, externo e o mercado como um todo
estabelecer metas e objetivos, vislumbrando onde a empresa quer estar no futuro
definir políticas, programas e valores empresariais
-
Gabarito: A
O processo de planejar envolve levantar dados, fazer o diagnóstico e depois analisar e fazer a definição de metas, objetivos e o plano propriamente dito – estratégico, tático e operacional. Com isso, é possível fazer um planejamento geral e um planejamento específico. São componentes do planejamento: diagnóstico, metas e políticas, sendo que políticas são as diretrizes da organização, e se assemelham aos valores e à forma de condução.
Fonte: Prof. Bruno Eduardo, Gran Cursos
-
PLANEJAMENTO
Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. O planejamento administrativo significa decidir adiantado o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou metas.
Ele apresenta algumas características de como estabelecer um processo permanente e contínuo, que se preocupa com a racionalidade de tomada de decisões, sendo voltado para o futuro selecionando entre várias alternativas disponíveis um curso de ação onde é sistêmico e interativo.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos
Componentes do Planejamento
Premissas Básicas – Diagnósticos – Estimativas – Projeções – Cenário – Objetivos (gerais e setoriais) – Metas – Políticas (diretrizes) – Procedimentos (normas) – Planos (estratégicos e operacionais) – Programas – Projetos – Cronogramas (físicos e financeiros) – Orçamentos.
Fonte: Administração Princípios e Tendências – 3ª Edição – Francisco Lacombe
-
Só acho que diagnóstico deveria ter sido especificado tipo: "diagnostico da situação ou do problema" algo assim, pq ele pode também se aplicar também na fase do controle. Não?
Se alguém puder tirar essa minha dúvida, agradeço.
-
LETRA A