-
GABARITO C: CHIAVENATO (2010) E RENNÓ (2013) = Já uma equipe, de acordo com Chiavenato, é um grupo de pessoas com habilidades complementares e que trabalham em conjunto para alcançar um propósito comum pelo qual são coletivamente responsáveis.2
Uma equipe de trabalho gera sinergia positiva através de uma coordenação de seu trabalho, ou seja, o somatório de seu resultado é maior do que seria o somatório dos resultados isolados de seus membros.
De acordo com Clock e Goldsmith,3 para que uma equipe tenha sucesso são necessárias algumas habilidades:
Habilidades de Comunicação – sem uma comunicação eficaz entre os membros da equipe, será muito difícil atingir os resultados desejados. Os canais de comunicação devem estar sempre abertos.
Habilidade de Autogerenciamento – A equipe deve, em conjunto, ultrapassar obstáculos por meio da construção de um senso de propriedade, responsabilidade, compromisso e eficiência de cada membro, encorajando a total participação e a autocrítica para melhorar incessantemente as condições de trabalho.
Habilidades de Liderança – Devem existir oportunidades para que todos exerçam a liderança. Cada membro deve aprender a organizar, colaborar, planejar, facilitar, relacionar e servir como coach e mentor.
Habilidades de Responsabilidade – Cada membro da equipe é responsável não só pelo seu trabalho, mas também pelo trabalho dos seus colegas. A responsabilidade do trabalho é compartilhada por todos.
Habilidade de Apoio à Diversidade – Quanto mais diversificada a equipe, tanto maior sua habilidade de responder a novos problemas e apresentar novas soluções. Os preconceitos devem ser evitados. Pessoas com “perfis” diferentes trazem novas ideias e pontos de vista que podem acrescentar e enriquecer o trabalho da equipe.
Habilidade de Retroação e Avaliação – Sem aprender com os erros passados, nenhuma equipe cresce. Devemos incentivar a autocrítica e a busca pelo autoaprendizado constante.
Habilidade de Planejamento Estratégico – Em vez de responder a problemas com respostas isoladas, a equipe deve utilizar o planejamento estratégico para mapear os desafios e as oportunidades de modo participativo.
Habilidade de Conduzir Reuniões Bem-sucedidas – Não deve existir perda de tempo com reuniões longas e pouco produtivas. A equipe deve aprender a utilizar técnicas de modo que as reuniões sejam curtas e produtivas.
Habilidade de Resolver Conflitos – A equipe deve aprender a resolver problemas, negociar colaborativamente, responder a situações difíceis e resolver conflitos internos.
Habilidades de Desfrutar – O trabalho não deve ser encarado como uma “pena” para os membros da equipe. Aprender a gostar do trabalho que é feito e desfrutar dos momentos juntos é importante para que a equipe tenha sucesso.
-
Vanessa, não consegui correlacionar teu comentário com o que a questão pede, embora seja uma rica explanaçáo de Chiavenato. Pode detalhar com suas palavras?
-
Me parece que aletra "C" está correta porque ela traz os elementos mais genéricos, entre ele a "cultura", sendo eles aqueles que mais motivam o trabalhador.
-
Conforme enfatiza DAFT, a eficácia de uma equipe é baseada em dois resultados: a saída produtiva e a satisfação pessoal. A saída produtiva lida com qualidade e quantidade das produções de tarefas e como definidas pelas metas da equipe. Já a satisfação pertence a habilidade da equipe em satisfazer as necessidades pessoais de seus membros, sustentá-los como membros e manter seu comprometimento. O autor ressalta “os fatos que influenciam a eficácia da equipe começam com o contexto no qual o grupo opera e inclui fatores como estrutura, estratégia, ambiente, cultura e sistemas de recompensa”. Esta informação foi retirada do parerecer de análises de recursos da própria UFC/CCV.
-
a) tamanho, energia, simpatia, ambiente e conhecimento. O OBJETIVO TEM QUE SER ALCANÇADO NÃO ME PREOCUPO A ENERGIA GASTA
b) custos operacionais, raça, diversidade, atitudes e habilidades.O OBJETIVO TEM QUE SER ALCANÇADO NÃO ME PREOCUPO CUSTOS OPERACIONAIS.
c) estratégia, estrutura, ambiente, cultura e sistemas de recompensa.
d) sistema de recompensas, tecnologia, estratégia, normas e logística. O OBJETIVO TEM QUE SER ALCANÇADO NÃO ME PREOCUPO NORMAS
e) ambiente, habilidades, avanços tecnológicos, gênero e custos operacionais. O OBJETIVO TEM QUE SER ALCANÇADO NÃO ME PREOCUPO CUSTOS OPERACIONAIS.
-
tamanho, energia, simpatia, ambiente e conhecimento.
b)
custos operacionais, raça, diversidade, atitudes e habilidades.
c)
estratégia, estrutura, ambiente, cultura e sistemas de recompensa.
d)
sistema de recompensas, tecnologia, estratégia, normas e logística.
e)
ambiente, habilidades, avanços tecnológicos, gênero e custos operacionais.
-
Eficácia: Fazer a "coisa" certa
A eficácia está voltada ao alcance dos objetivos por meio dos recursos disponíveis.
A eficácia é o resultado: baseia-se no alcance dos objetivos propostos e na consequência final do trabalho.
A) tamanho, energia, simpatia, ambiente e conhecimento.
B) custos operacionais, raça, diversidade, atitudes e habilidades.
C) estratégia, estrutura, ambiente, cultura e sistemas de recompensa.
D) sistema de recompensas, tecnologia, estratégia, normas e logística.
E) ambiente, habilidades, avanços tecnológicos, gênero e custos operacionais.
Parecer da Banca
Os candidatos limitaram-se a interpor recurso, com argumento extremamente genérico, não fundamentaram suas razões recursais, não comprovaram seus argumentos. Para rechaçar o inconformismo dos recorrentes, tem-se a apresentar o que se segue.
Conforme enfatiza DAFT, a eficácia de uma equipe é baseada em dois resultados: a saída produtiva e a satisfação pessoal. A saída produtiva lida com qualidade e quantidade das produções de tarefas e como definidas pelas metas da equipe. Já a satisfação pertence a habilidade da equipe em satisfazer as necessidades pessoais de seus membros, sustentá-los como membros e manter seu comprometimento. O autor ressalta “os fatos que influenciam a eficácia da equipe começam com o contexto no qual o grupo opera e inclui fatores como estrutura, estratégia, ambiente, cultura e sistemas de recompensa”.
Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica a questão
-
C