SóProvas


ID
207856
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Depois de formados, os grupos podem diferir sobremaneira em sua aparência e comportamento. Interiormente, no entanto, todos têm três elementos básicos: interação, atividades e sentimentos. Sentimento inclui

Alternativas
Comentários
  • O terceiro elemento, sentimento, “[...] inclui os processos mentais e emocionais que estão dentro 
    das pessoas e que não podem ser vistos, mas cuja presença é inferida a partir das atividades e  interações das pessoas”. De tal modo, “[...] um sorriso sugere um determinado sentimento, um 
    punho ameaçador sugere outro. Mas são as atitudes, os sentimentos, as opiniões e as crenças 
    compartilhadas pelas pessoas que interessam especialmente para a compreensão do 
  • Especificando cada elemento:
                                                                             Interação  Refere-se ao comportamento interpessoal, que pode variar de grupo para grupo. A relação social de interação não implica, necessariamente, no estabelecimento de uma conversa ou de um contato pessoal muito próximo. Quando os atos de duas  ou mais pessoas que se encontram, estão  intimamente relacionados, é possível reconhece r e se falar em inte ração (HAMPTON, 1991, p. 108).    Atividade  As coisas que as pessoas fazem são denominadas simplesmente atividades. No contexto organizacional desde o ato de falar até o executar tarefas de alta complexidade, são ações que determinam a atividade por elas exercida. Dessa fo rma, é possível notar que  há diferença entre as atividades desenvolvidas pelas diversas pessoas  junto a uma organização. Tais diferenças podem ser medidas e tomadas como indicador es de desempenho. (HAMPTON, 1991, p. 108).  Assim, ao avaliar uma determinada atividade, necessário se faz um reconhecimento de que a mesma, por mais insignificante que pareça, é de  vital importância junto ao meio organizacional. As pessoas responsáveis pela execução de tarefas de alta complexidade nã o são, por si só, auto-suficientes. Realizá-las depende da realiza ção de outras atividades consideradas menos complexas ou, aparentemente, sem quaisquer importâncias.

    Sentimento  O terceiro elemento, sentimento, “[...] inclui os processos mentais e emocionais que estão dentro das pessoas e que não podem ser vistos, mas cuja pr esença é inferida a partir das atividades e interações das pessoas”. De tal modo, “[...] um sorriso sugere um determinado sentimento, um punho ameaçador sugere outro. Mas são as atitudes, os sentimentos, as opiniões e as crenças compartilhadas pelas pessoas que interessam especialmente para a compreensão do comportamento dos grupos.”( Ibid , p. 110)    Claro está que os elementos, interação, atividade e sentimento, aliados às atitudes, opiniões e experiências compartilhadas pelas pessoas, são os fatores que vão nortear a análise do comportamento das pessoas e/ou dos grupos em suas  relações e, em sendo assim, tais elementos interagem mutuamente. Uma mudança de sentimento, inevitavelm ente, implicará numa mudança de comportamento e, vice-versa.  A necessidade de compreender a interdependência destes três elementos é de vital relevância e deve ser mantid a como instrumento eficiente na manutenção das relações interpessoais nas organizações. 

    http://intranet.sefaz.ba.gov.br/gestao/rh/treinamento/monografia_jeannette.pdf
  • Depois de formados, os grupos podem diferir sobremaneira em sua aparência e comportamento. Interiormente, no entanto, todos têm três elementos básicos: interação, atividade e sentimento.

     

    Interação  refere-se ao comportamento interpessoal. Quando olhamos o comportamento de duas ou mais pessoas, podemos observar quem faz o quê, quem reage e como reage. A interação pode nem implicar conversa. Dois jogadores de tênis ou um par de dançarinos podem interagir sem falar. Mas, quando os atos de duas pessoas ou mais que se encontram face a face estão intimamente relacionados, é possível reconhecer e falar de interação. 

     

    Atividade  de modo bem simples, são as coisas que as pessoas fazem. Elas caminham, falam, sentam-se, comem, escrevem, dormem, datilografam e jogam.Tais diferenças nas atividades podem ser medidas e tomadas como indicadores de desempenho. Nos negócios e em outros tipos de atividades, a produtividade é muitas vezes a medida de importância fundamental da atividade.

     

    Sentimento – inclui os processos mentais e emocionais que estão dentro das pessoas e que não podem ser vistos, mas cuja presença é inferida a partir das atividades e interação das pessoas.

    São as atitudes, os sentimentos, as opiniões e as crenças compartilhadas pelas pessoas que interessam especialmente para a compreensão do comportamento dos grupos.

    Fonte: http://pt.scribd.com/doc/96606871/1/Aula-1-1-Comportamento-Organizacional