O terceiro elemento, sentimento, “[...] inclui os processos mentais e emocionais que estão dentro
das pessoas e que não podem ser vistos, mas cuja presença é inferida a partir das atividades e interações das pessoas”. De tal modo, “[...] um sorriso sugere um determinado sentimento, um
punho ameaçador sugere outro. Mas são as atitudes, os sentimentos, as opiniões e as crenças
compartilhadas pelas pessoas que interessam especialmente para a compreensão do
Depois de formados, os grupos podem diferir sobremaneira em sua aparência e comportamento. Interiormente, no entanto, todos têm três elementos básicos: interação, atividade e sentimento.
Interação – refere-se ao comportamento interpessoal. Quando olhamos o comportamento de duas ou mais pessoas, podemos observar quem faz o quê, quem reage e como reage. A interação pode nem implicar conversa. Dois jogadores de tênis ou um par de dançarinos podem interagir sem falar. Mas, quando os atos de duas pessoas ou mais que se encontram face a face estão intimamente relacionados, é possível reconhecer e falar de interação.
Atividade – de modo bem simples, são as coisas que as pessoas fazem. Elas caminham, falam, sentam-se, comem, escrevem, dormem, datilografam e jogam.Tais diferenças nas atividades podem ser medidas e tomadas como indicadores de desempenho. Nos negócios e em outros tipos de atividades, a produtividade é muitas vezes a medida de importância fundamental da atividade.
Sentimento – inclui os processos mentais e emocionais que estão dentro das pessoas e que não podem ser vistos, mas cuja presença é inferida a partir das atividades e interação das pessoas.
São as atitudes, os sentimentos, as opiniões e as crenças compartilhadas pelas pessoas que interessam especialmente para a compreensão do comportamento dos grupos.
Fonte: http://pt.scribd.com/doc/96606871/1/Aula-1-1-Comportamento-Organizacional