-
GABARITO E.
Lembre-se: nenhum planejamento irá afastar totalmente a incerteza.
Ø Segundo Chiavenato4 – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”
Ø Segundo Djalma de Oliveira5 – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”
O planejamento possibilita aos gestores focar não somente no curto prazo, mas também no futuro da organização.6 O processo de planejamento, de acordo com Schermerhorn,7 é composto por cinco passos:
1. Definição dos objetivos: neste momento devemos identificar o que queremos, ou seja, aonde queremos chegar.
2. Determinar sua situação atual: neste ponto devemos situar a organização – o quão longe estamos dos nossos objetivos? Dessa forma, teremos uma ideia do “caminho” que terá de ser percorrido.
3. Desenvolver premissas sobre o futuro: é a etapa em que buscaremos antecipar os eventos que poderão acontecer, ou seja, quais são os “cenários” ou situações mais prováveis de acontecer. Com isso, poderemos identificar oportunidades e ameaças aos nossos objetivos.
4. Analisar e escolher entre as alternativas: aqui, iremos gerar e analisar as alternativas possíveis de ação. Após isso, escolheremos a alternativa que seja mais indicada para que possamos atingir nossos objetivos.
5. Implementar o plano e avaliar os resultados: Agora, devemos executar o planejado e avaliar quais são os resultados atingidos, de modo que possamos corrigir os desvios e revisar os planos, se necessário
-
Complicada essa hein...tem fonte desta resposta???
-
Chiavenato na veia essa. Osso!
-
Entendo ser E, mas poderia ser facilmente A, até porque responder as perguntas para onde queremos ir? o quão longe estamos dos nossos objetivos? Também fornece um senso se direção. Acredito que A seria descartada se, eles tivessem colocado como Senso direção concreto, única via, dando a entender que ao fazer o planejamento o futuro seria certo.
-
O processo de planejamento faz com que os administradores se afastem da rotina operacional e se concentrem no futuro da organização. Concretamente, podem ser destacados as seguintes vantagens e benefícios do planejamento:
...
...
Fornece consistência à ação gerencial. O planejamento fornece um fundamento lógico para a tomada de decisão. Ele permite criar uma estrutura cognitiva coletiva que garante consistência entre as decisões e os resultados desejados.
Dessa forma, todas as decisões estarão em conformidade com o planejado.
gab: e
-
Planejamento é sim "senso de direção", a própria banca já assinalou isso em outra questão, aqui mesmo no QC. Por sinal, a questão tem até comentário da professora também ratificando isso.
Essa banca é muito ruim
-
Em 21/10/2017, às 13:32:10, você respondeu a opção A.Errada!
Em 19/10/2017, às 22:32:17, você respondeu a opção A.Errada!
Assim não dá!!
-
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.
O processo de planejamento faz com que os administradores se afastem da rotina operacional e se concentrem no futuro da organização. Concretamente, podem ser destacados as seguintes vantagens e benefícios do planejamento:
Proporciona senso de direção. O planejamento especifica um rumo para a organização, o que permite direcionar os esforços de seus membros para um objetivo comum.
Focaliza esforços. O planejamento promove a integração e a coordenação das atividades dos membros organizacionais. Sem planejamento, a organização não passa de um grupo de indivíduos, cada um agindo à sua maneira. Cabe ao planejamento promover uma ação coletiva, que é a essência da organização.
Maximiza a eficiência. O planejamento permite otimizar esforços e recursos organizacionais. Ajuda a estabelecer prioridades, evitando os desperdícios e as redundâncias.
Reduz o impacto do ambiente. O planejamento obriga os administradores a enfrentar as mudanças ambientais. Por meio dele, os gerentes interpretam as mudanças ambientais e tomam as medidas necessárias para enfrentá-las.
Define parâmetros de controle. O planejamento proporciona critérios de avaliação do desempenho organizacional. Ao estabelecer objetivos, o planejamento define padrões de desempenho que permitem o controle das atividades e ações organizacionais. Sem planejamento, é impossível conceber um sistema de controle eficaz.
Atua como fonte de motivação e comprometimento. O planejamento facilita a identificação das pessoas com a organização. Os objetivos e planos reduzem a incerteza e esclarecem o papel que cada pessoa desempenha na organização,motivando e comprometendo seus membros.
Potencializa o autoconhecimento organizacional. O planejamento cria um clima propício ao autoconhecimento. Durante o processo de planejamento, a organização busca conhecer o ambiente externo, suas ameaças e oportunidades, ao mesmo tempo em que analisa seu ambiente interno.
Fornece consistência à ação gerencial. O planejamento fornece um fundamento lógico para a tomada de decisão. Ele permite criar uma estrutura cognitiva coletiva que garante consistência entre as decisões e os resultados desejados. Dessa forma, todas as decisões estarão em conformidade com o planejado
Comentário da Jenifer. numa questão logo acima
-
E? Discordo. A opçao A esta mais coerente. Mas quem sou eu. Kkkk
-
INSTITUTO AOonde Cê Pensa que vai.
-
45% marcaram letra A (inclusive eu) e 28% letra B que é o gabarito. Prefiro acreditar em mim e em meus colegas do que na AOCP. rsrs
-
Consistência=Sem contradição
-
Em 19/01/21 às 13:56, você respondeu a opção A.
!
Você errou!Em 14/01/21 às 01:25, você respondeu a opção A.
!
Você errou!Em 13/01/21 às 00:13, você respondeu a opção A.
!
Você errou!
E a data da minha prova chegando... e eu surtando. :'(
-
Conforme a literatura:
- Fornece consistência:
O planejamento é um fundamento lógico para a tomada de decisão. Ele permite criar uma estrutura cognitiva coletiva que garante consistência entre as decisões e os resultados desejados. SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.
A consistência de um planejamento estratégico está ligada ao número de colaboradores que participam de seu processo de construção.
- Consistência está intimamente ligada a clareza, firmeza, resistência e densidade dos seus constituintes.
- Consistência = relação (legitimidade, quantidade de colaboradores envolvidos).
Pior banca que existe, não respeita candidato algum!
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.
-
Não sei se adianta estudar para essa banca,