-
Tipos de Controle
Controle prévio (a priori) – Controle preventivo, pois busca impedir erros ao final do processo administrativo, analisando previamente a situação da empresa.
Controle concomitante (simultâneo) – Exercido ao mesmo tempo em que se realiza a atividade;
Controle posterior – Busca reexaminar atos já praticados, para corrigi-los, desfazê-los ou apenas confirmá-los.
-
Negativo...banca viajou...letra A fácil...a pergunta é "...NÃO tem como objetivo corrigir o desempenho..." Portanto SOMENTE o Controle Preventivo não visa corrigir desempenho, ele visa evitar que problemas futuros aconteçam! Banca prima ou irmã da IBFC...rs
-
alguém sabe se foi anulada??? Já que "que NÃO tem como objetivo corrigir o desempenho, mas identificar as causas que permitam a correção de problemas futuros?" denomina o controle preventivo?!?!?!
-
estranho...odeia essa questões que não acho justificativa.
Supondo que posso verificar a causa do erro no controle posterior...mas tbm ñ posso verificar a causa no controle concomitante?
-
Gab. E
O controle preventivo busca identificar e prevenir problemas antes de eles efetivamente ocorrerem. É, assim, um modo de controle proativo, pois busca evitar que os problemas aconteçam.
O controle simultâneo é o monitoramento das atividades buscando garantir que estejam sendo executadas de acordo com o planejado. Diferentemente do controle preventivo, é uma forma de controle reativo.
Já o controle posterior tem o objetivo de analisar o resultado de uma atividade após sua ocorrência. Portanto, o objetivo nesse momento é aprender com os desvios (sejam negativos ou positivos) para que a organização não tenha os mesmos problemas no futuro. Aqui, a preocupação não é mais corrigir o desempenho, pois o fato já ocorreu. Portanto, devemos, sim, identificar as causas dos problemas, ou, ainda, entender por que a empresa conseguiu um resultado excelente em alguma área.
Fonte: Serie-Provas-Concursos Administracao-2-Ed-2015-RENNO
-
Controe proativo é o mesmo que posterior. BANCA LIXO.
-
Banca lixo...
A lógica é: se conseguimos "identificar as causas" é por que já ocorreu o problema = posterior.
-
"...NÃO tem como objetivo corrigir o desempenho..." Letra A. A banca errou feio!
-
O pulo do gato nessa questão foi o verbo. A banca disse "não tem como objetivo corrigir". Qual controle, à propósito, corrige? O controle simultâneo. O cara desenvolve uma atividade e vai fazendo pequenas modificações ao longo do seu curso para se adequar a um parâmetro (indicador) pré-estabelecido no planejamento. Ou seja, efetua ações corretivas. Veja questão relacionada:
QUESTÃO CERTA: Em uma determinada empresa prestadora de serviços, são recrutados apenas profissionais com pós-graduação e são inspecionados todos os insumos utilizados para a prestação de serviços. As atividades dos funcionários são monitoradas, de perto, por supervisores que verificam, no momento da prestação do serviço, se ele está adequado ao que foi planejado. Ao fim, os resultados são analisados, e a satisfação do cliente é medida. Nesse caso, o monitoramento das atividades dos funcionários pelos supervisores compõe o tipo de controle organizacional denominado: simultâneo.
Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/83ea627f-73
O controle posterior, por seu turno, tem por objetivo avaliar. Por que se avalia? Para que desde já fique claro o que não pode ser feito caso a tarefa mais uma vez se repita, isto é, para que justamente determinado problema indesejável não volte a ocorrer no futuro.
QUESTÃO CERTA: Qual tipo de controle tem por objetivo avaliar o desempenho de uma atividade ou processo depois de sua realização, também conhecido como controle por feedback? Posterior.
Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/7092e3f3-00
Analisando a questão alvo de polêmica:
QUESTÃO CERTA: Qual é o tipo de controle para a mensuração do desempenho que NÃO tem como objetivo corrigir o desempenho, mas identificar as causas que permitam a correção de problemas futuros? Posterior.
Resposta: Letra E.
-
Eu desisto de tentar entender essa banca lixo.
Pra mim a resposta é letra "A".
-
O controle posterior ou controle por feedback tem como objetivo avaliar o desempenho de uma atividade ou processo pós sua realização. Seu foco está na comparação dos resultados obtidos com os parâmetros de desempenho previamente estabelecidos. O controle posterior não tem como objetivo corrigir o desempenho, mas sim identificar as causas dos desvios. Isso permite a correção de problemas futuros na execução da mesma atividade. Contudo, a atividade na qual se identificou o desvio não será corrigida, e a perda dificilmente será recuperada.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro / Filipe Sobral,
Alketa Peci. – 2. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
-
Essa banca não tem condições. Pior que Cespe em Adm.
-
Controles pré-ação (preventivo, avaliação diagnóstica, ex ante):
garantem que os insumos estejam disponíveis antes das ações serem executadas. Alguns exemplos deste tipo de
controle são os orçamentos financeiros e os cronogramas, uma vez que exigem o investimento de tempo e trabalho para serem estabelecidos. Possui a vantagem de facilitar o controle desde o inicio das tarefas, mas possui a desvantagem de não propor soluções reais para os problemas enfrentados.
Controle pós-ação (ou posterior, controle de feedback, avaliação somativa, controle ex post):
é aquele que mede o resultado da ação que já foi executada à é um feedback.
Não há mais tempo hábil para a correção de rumos da atividade, o que constitui uma grande desvantagem.
Apesar disso, apresentam a vantagem de possibilitar que as novas ações a serem realizadas no futuro levem em consideração os erros anteriores para que não se incorram em problemas idênticos aos já verificados no passado.
Prof do estratégia.
-
Se é para identificar causas que permitam a correção de problemas futuros óbvio que é controle preventivo. Se fosse para cirrigir qdo o problema já ocrreu é que seria posterior.
-
Errei, mas entendi depois.
Só encontramos a CAUSA de um problema, se ele já aconteceu.
Se perguntarmos: Qual a Causa dessa problema? O que causou esse problema? logo a resposta remeterá a algo que já ocorreu e precisa ser corrigido.
-
Gab.E.
Controle posterior.
-
Qual é o tipo de controle para a mensuração do desempenho que NÃO tem como objetivo corrigir o desempenho, mas identificar as causas que permitirão a correção de problemas futuros?
-
O controle, que é a função administrativa que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado, pode ser executado em três diferentes momentos em relação à execução da ação, de acordo com MOREIRA (2019):
- Controle prévio: é o tipo de controle proativo que visa evitar que os problemas aconteçam. é realizado sobre as entradas e insumos. são exemplos de controle prévio: plano de ação e descrição de cargos. são outras denominações para esse mesmo tipo de controle são: preliminar, a priori, proativo, pré-ação, feedforward ou preventivo.
- Controle simultâneo: controle realizado na execução do evento, ou seja, é um controle sobre o processo. são exemplos de controles em tempo real ou concomitante: as inspeções e as observações.
- Controle posterior: é o controle de feedback ou retroação que ocorre sobre os resultados após o evento. esse processo nesse momento visa a identificação e a correção de erros e falhas após o seu acontecimento. exemplos: avaliações e pesquisas.
O que a questão quer saber?
Qual o tipo de controle não tem como objetivo corrigir o desempenho, mas identificar as causas que permitam a correção de problemas futuros. Para isso, esquematizaremos os objetivos das ações de controle.
- Prévio: evita e previne os erros.
- Simultâneo: corrige erros no ato da execução, corrigindo o desempenho de acordo com os ajustes realizados.
- Posterior: a falha já ocorreu. Só resta identificá-la para corrigi-la depois.
Com base nisso, sabemos que a banca quer a alternativa que traz um controle posterior ou de feedback.
A- INCORRETO. Anterior. Não corrige, apenas evita!
B- INCORRETO. Durante.
C- INCORRETO. O controle não cessa.
D- INCORRETO. Anterior.
E- CORRETO. Posterior ou corretivo.
Fonte: MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019
GABARITO: LETRA E
-
Gab E
Controle Prévio:
- Evita e previne problemas futuros, PORÉM não identifica causas porque elas ainda não aconteceram;
Controle Posterior:
- Não tem como corrigir mais nada, apenas IDENTIFICAR.
Questão polêmica, porém vamos tentar entender (o quê? e como?) a banca quer.
Bons estudos para vossas senhorias,
-
É possível prever causas, e não apenas identificar as causas após ocorrer.
Esse ainda sim avalia o desempenho no final.
O certo seria preventivo.
-
Gab E
Pela lógica,
- Controle prenventivo = proativo (ANTES);
- Controle simultâneo = contínuo (DURANTE);
O único que sobra é o posterior (DEPOIS)
os iguais se autoexcluem, pode ser boba para alguns, mas para outros não.
-
Controle Posterior (pós-ação, avaliação somativa, feedback, controle por retroação, ou “ex post”): O controle posterior ocorre depois que a atividade foi executada. Tem por objetivo avaliar o desempenho da atividade que já foi encerrada. Como as atividades já foram executadas, o controle posterior busca identificar quais foram as causas dos problemas (dos desvios) para corrigi-los. O objetivo é evitar que os mesmos problemas ocorram novamente nas ações que serão executadas no futuro. Ou seja, esse tipo de controle tem por objetivo evitar que os erros do passado ocorram novamente. Trata-se, portanto, de um tipo de controle que tem foco no resultado.