-
O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (80% das consequências advêm de 20% das causas), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.
FONTE: Wikipédia.
-
O diagrama de Pareto busca exatamente apontar quais são os principais fatores em um determinado problema ou processo. É uma ferramenta que nos proporciona uma noção de quais são os aspectos que devem ser analisados com maior cuidado, pois geram a maior parte dos impacto
-
PRINCÍPIO DE PARETO
É também uma técnica de priorização, assim como a matriz GUT, mas o Princípio de Pareto propõe descobrir as prioridades dentre os problemas existentes.
Pareto propõe que a maior parte dos efeitos ou consequências de problemas são causados pelo menor número de causas, ou seja, ele afirma que 80% dos efeitos são causados por 20% das causas. Para Pareto, há muitos problemas triviais e poucos problemas essenciais. As categorias com maior número de reclamações devem ser priorizadas para solução.
Atenção!
O diagrama de Pareto (ou 80-20 ou 70-30) permite agrupar os dados de diferentes formas, mede o impacto de mudanças no processo e quebra causas genéricas em causas específicas.
Fonte: Aula do profº. José Wesley - Gran Cursos
-
Aos não assinantes Gabarito B
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o diagrama de Pareto. Marquemos a alternativa correta.
DIAGRAMA DE PARETO: é uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância.
Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentra a maior parte dos desafios e problemas que a ser enfrentados.
Dito isso, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
MOREIRA. Elisabete de Abreu e Lima. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.