SóProvas


ID
2080237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No relatório, o auditor deverá especificar, em determinada seção, que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas vigentes e indicar a origem dessas normas. Essa declaração de conformidade normativa deverá constar da seção do relatório de auditoria intitulada

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA D

    Seção sobre a responsabilidade do auditor e extensão da auditoria: O relatório do auditor independente deve especificar que a responsabilidade do auditor é expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis com base na auditoria.

     

    O relatório do auditor independente deve especificar que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. O relatório do auditor independente deve explicar, também, que essas normas requerem que o auditor cumpra as exigências éticas, planeje e realize a auditoria para obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis não apresentem distorção relevante.

     

    O relatório do auditor independente deve especificar se o auditor acredita que a evidência de auditoria obtida pelo auditor é suficiente e apropriada para fundamentar a sua opinião.

  • Gabarito Letra D
     

    Nova estrutura do relatório de Auditoria Indepedente:

    1) Opinião do auditor (introdução + opinião) (sempre o primeiro)

    2) Base para a opinião (mesmo que sem ressalva) (sempre o segundo).

    3) Principais assuntos de auditoria (item novo da nova NBC TA 701) (a partir daqui não tem mais ordem é facultativa).

               OBRIGATÓRIO: empresas listadas em bolsa de valores

               FACULTATIVO: demais empresas

    4) Outros assuntos

    5) Outras informações que acompanham as demonstrações financeiras individuais e consolidadas e o relatório do auditor.

    6) Parágrafo de responsabilidade da administração e da governança.

    7) Parágrafo de responsabilidades do auditor pela auditoria.

    8) Parágrafo de ênfase

    9) Base para Continuidade Operacional (fazia parte do paragrafo de ênfase, desmembrado pela NBC TA 570 e NBC TA 706).

    bons estudos

  • Conforme a NBCTA 700, "Especificar que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas vigentes e indicar a origem dessas normas." faz parte da Seção “base para opinião”. Não tem essa opção... Fiquei confusa!

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia / NBC TA 700

    Antes da atualização da NBC TA 700 (publicada no DOU de 04/07/2016), a indicação de que a auditoria  foi  conduzida  em  conformidade  com  as  normas  deveria  constar  na  seção “Responsabilidades  do  auditor”.  Atualmente,  essa  indicação  deve  estar  presente  na  seção “Base para opinião”

    Como a questão não traz a “base para opinião” nas assertivas, nosso gabarito só pode ser a letra “c”. 

    Antes da atualização (2016): 

    Responsabilidade do auditor  

    • 28.  O  relatório  do  auditor  independente  deve  incluir  uma  seção  com  o  título “Responsabilidade do auditor”. 

    • 29. O relatório do auditor independente deve especificar que a responsabilidade do auditor é expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis com base na auditoria. 

    • 30. O relatório do auditor independente deve especificar que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas de auditoria indicando sempre a nacionalidade das mesmas. 

    Após atualização (2016): 

    Base para opinião 

    • 28. O relatório do auditor deve incluir uma seção, logo após a seção “Opinião”, com o título “Base para opinião”, que: 

    • (a) declare que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas de auditoria; 

    • (b) referencie a seção que descreve as responsabilidades do auditor, segundo as normas de auditoria; 

    • (c)  inclua  a  declaração  de  que  o  auditor  é  independente  da  entidade  de  acordo  com  as exigências  éticas  relevantes  relacionadas  com  a  auditoria  e  que  ele  atendeu  às  outras responsabilidades  éticas  do  auditor  de  acordo  com  essas  exigências.  A  declaração  deve identificar a jurisdição de origem das exigências éticas relevantes ou referir-se ao Código de Ética  do  International  Ethics  Standards  Board  for  Accountants  (Iesba)  da  Federação Internacional de Contadores (Ifac); e 

    • (d) declare se o auditor acredita que a evidência de auditoria obtida por ele é suficiente e apropriada para fundamentar sua opinião.